quarta-feira, 29 de maio de 2013

Reunião do Comitê de Aprimoramento - Pós Percurso IV

Aconteceu no dia 07 de maio, em Vitória, a primeira reunião do Comitê de Aprimoramento Pós Percurso IV. Os objetivos do encontro foram de oficializar o convite para a composição do Comitê, a integração do grupo e discussão do seu papel e funcionamento.

Foram convidados os Pilares e Alicerces que já passaram pelo quarto percurso da Gincana da Comunidade Educativa do Espírito Santo e de São Paulo. Os participantes foram:

  • Hilda Campiotti da Silva - EE Antonio Caputo - São Bernardo do Campo - SP
  • Elisabete Batista de Oliveira - EE José Porphyrio da Paz - São Paulo - SP
  • Ivani Maria das Dores Sena - EE Maria Carolina Casini Cardim - Diadema - SP
  • Suzana Dechechi de Oliveira - Diretoria de Ensino de São Bernardo do Campo–SP
  •  Maria de Lourdes Montavanelli – EMEIEF João Batista Celestino – Guarapari - ES
  •  Benedito Antonio – EMEF Marinalva Aragão Amorim – Guarapari - ES
  •  Fabiana Mazzeli – Secretaria Municipal de Educação de Guarapari - ES
  •   Rosangela S. Guedes - Secretaria Municipal de Educação de Guarapari - ES
  •   Ana Beatriz Lorch Roth – Fundação Otacílio Coser
  •   Ana Paula Soares de Carvalho – Fundação Otacílio Coser
  •   Cláudia Varella Sintoni – Fundação Otacílio Coser



Após a apresentação cada um elegeu uma atividade que mais gostou no desenvolvimento da Gincana, compartilhando assim sua experiência. As tarefas mais citadas foram a Inversão de papéis, as atividades de comunicação (exemplo: Rádio nas escolas); as tarefas do Percurso IV com relação aos indicadores IDEB, IDESP e metas incluídas no plano de ação da escola que geraram uma Gincana do Saber.

Os presentes destacaram também o envolvimento dos alunos, o comprometimento dos professores e o quanto a gincana proporcionou um “novo gás” para a escola, dando apoio e visibilidade para o que já fazem.

Discutiu-se o papel do Comitê e a participação dos convidados, esclarecendo-se que o convite é pessoal, e portanto, é importante que as pessoas verifiquem se serão elas mesmas a estarem no grupo para não ocorrem trocas, substituições nas reuniões. Isso é fundamental para que o grupo seja produtivo, com trabalho contínuo.

As formas escolhidas para o encontro do grupo foram por skype e presencial: membros do Espírito Santo se reúnem na sede da FOCO e se conectam por skype com membros de São Paulo reunidos também na FOCO. Foi proposta uma reunião presencial com todos no segundo semestre, em São Paulo.

Foram apresentados os novos materiais do Programa e cada um recebeu seu pen card e seu pin.



Como no dia seguinte aconteceria a reunião de apresentação do Programa Rede Escolaí para as escolas do Espírito Santo, foi combinada uma dinâmica de participação do Comitê.  Cada um de seus membros ficaria com um grupo de pessoas presentes para dar exemplos práticos das atividades de cada percurso. Todos consideraram importante este tipo de apresentação, pois dessa forma os convidados poderiam sentir mais confiança e se interessar em fazer a adesão e participar da Gincana.

Para finalizar a reunião, os principais encaminhamentos foram:

  • O envio da memória da reunião com as principais definições em relação ao Comitê de Aprimoramento para que o grupo ratifique e encaminhe contribuições até 28/maio para se fechar o documento até 10/junho;
  • A próxima reunião será em junho. A pauta será a questão das tarefas Pós Percurso IV para essas escolas: como continuar mobilizando, quais percursos ou quais tarefas do quarto percurso são interessantes para repetir, se é relevante começar desde o primeiro percurso e repetir todos etc. 

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Comitê de Aprimoramento - Pós IV Percurso


A Fundação Otacílio Coser convidou as escolas que desenvolveram durante os últimos quatro anos o Programa Rede Escolaí (anteriormente denominado PEV) para   participarem de um Comitê de Aprimoramento. Estas escolas findaram o IV percurso de forma efetiva e promoveram resultados positivos para a comunidade educativa.

O objetivo do Comitê de Aprimoramento é atuar como um organismo de discussão, pensar melhores práticas de atuação, realização de encontros periódicos e eventos direcionados ao Programa Rede Escolaí.

Cada escola elegeu um representante cujo perfil se destacou por:
  • Ser engajado com a comunidade educativa;
  • Ter participado, preferencialmente dos 4 percursos e/ou pelo menos em 2 percursos do Programa Rede Escolaí.


As atribuições do comitê são apoiar e pensar estrategicamente, com a Equipe da Fundação Otacilio Coser, melhores formas de mobilizar a comunidade educativa. Para isso, seus representantes irão:

  • Sugerir mecanismos de aprimoramento e indicar aspectos relevantes ao processo;
  • Refletir sobre as ações pós IV percurso – como continuar acompanhando os indicadores, mantendo a mobilização e engajamento da comunidade;
  • Interagir e mobilizar as escolas que aderirem aos percursos I, II, III e IV - disseminação da ideia, motivação das escolas participantes, animação da Rede Escolaí;
  • Apoiar e participar dos encontros e oficinas sugeridas.
O funcionamento se fará com:

  • Comitê único SP e ES
  • Periodicidade de encontros mensal
  • Registro dos encontros
  • Formas de comunicação do grupo por: e-mail, Skype, google talk e utilização do blog e comunidade virtual.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Abertura do Programa Rede Escolaí


Foi realizado em 08 de maio, nas dependências da Secretaria Municipal de Educação de Guarapari, o evento de abertura do Programa Rede Escolaí para as escolas do Espírito Santo. Após o café de boas vindas Tereza Souza Pinto, consultora da empresa parceira RODOSOL, fez os agradecimentos a todos os convidados e aos representantes das  secretarias municipais de educação de Guarapari, Conceição da Barra, Serra e Vila Velha e da secretaria estadual do Espírito Santo.

Fizeram uso da palavra, além desses representantes, a Secretária de Educação de Guarapari, Diana Margara Raidan Chacara, anfitriã do encontro, Rachel Coser, pelo Conselho Curador da Fundação Otacilio Coser, e nossos parceiros investidores Marcia Abdalla Guerrieri, pela Rodosol e Anne Cristina C. da Silva Dias, pela Holcim.

A Superintendente da Fundação Otacílio Coser, Ana Roth e as coordenadoras  Ana Paula Carvalho e Cláudia Sintoni mostraram  os resultados da avaliação 2012 com base na análise dos questionários preenchidos pelo pessoal das escolas e  a proposta do Programa Rede Escolaí e da  Gincana da Comunidade Educativa para o ano de 2013.



Com o apoio do Comitê de Aprimoramento formado por representantes das escolas que concluíram o Percurso IV houve uma dinâmica entre os presentes. Foi um momento de entrosamento entre as escolas que têm interesse em participar da Rede Escolaí com as escolas que já são ativas no programa, as secretarias e os parceiros investidores. Os grupos foram separados por percursos da gincana e com a utilização dos seus respectivos cartazes foram dadas informações, esclarecimentos e tiradas as dúvidas. Cada um pôde expor sua opinião e assim ficar mais seguro sobre o Programa.

No encerramento da reunião foram dadas ainda algumas informações sobre o processo de adesão das escolas, que este ano será online.  Após a adesão, as escolas receberão a primeira visita da coordenação do programa , quando será entregue o seu material para começar a Gincana da Comunidade Educativa. 


segunda-feira, 6 de maio de 2013

Novo Ano
                Novidades

A Rede Escolaí, uma iniciativa da Fundação Otacílio Coser, é um programa de mobilização participativa que atua revigorando as relações entre a escola, educadores, educandos, família e moradores do entorno promovendo assim a integração da comunidade educativa.

É a nova denominação do Programa de Educação Voluntária (PEV) que teve início em 2001 e nos últimos anos desenvolveu a Gincana da Comunidade Educativa. Esta é formada por um conjunto de atividades realizadas dentro e fora da escola com o objetivo de dar subsídios para que a comunidade se fortaleça e passe a atuar em prol da melhoria da educação.

A gincana apresenta desafios de cada um de seus percursos anuais; traz uma sequência de tarefas adequada pela própria comunidade educativa, de acordo com suas particularidades e nível de articulação; possibilita o compartilhamento e coletivização tanto na execução das tarefas quanto na apreciação dos resultados e; adota um modelo de registro e divulgação das atividades simples e passível de acompanhamento e avaliação.

Nova publicação da Rede Escolaí

Como inovações na gincana 2013 temos: a reedição com novas ilustrações do Kit de Disseminação em Escala publicados no site da Fundação e o lançamento do novo livro que contém o Guia da Gincana da Comunidade Educativa, escrito  por Cenise Monte Vicente durante o processo de consultoria nos últimos 4 anos; oficinas para as escolas; criação do Comitê de Aprimoramento com representantes das escolas do Percurso IV; apoio mais próximo e visitas periódicas às escolas pelas coordenadoras do programa.

Sejam todos bem-vindos à Gincana da Comunidade Educativa no ano de 2013!