quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Brincar, aprender e ser solidário!


As professoras Marta e Rosiane, da EMEIEF José Albérico Lantiman, de Guarapari, enviaram algumas tarefas realizadas pelo Percurso I.

Tarefa 3 - As praças






Tarefa 5 - Inversão de papéis





Tarefa 6 - A sabedoria de pais e/ou responsáveis





Tarefa 7 - Cozinhando na escola






Tarefa 8 - Saber fazer voluntário





PARABÉNS pelo empenho e engajamento, pessoal!

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Papéis invertidos, diversão garantida


Na EMEIEF Profª Maria Marta Dalla Huarcaya, de Guarapari, a tarefa 5 - Inversão de Papéis foi bem divertida. Acompanhe o relato enviado pela Professora Vania Lucia Silva:

Os reporteens juntamente com o pilar registraram algumas da cenas dos funcionários da escola trocando de funções. O professor Bruno, de Educação Física, ajudou com o preparo da merenda enquanto a merendeira, carinhosamente chamada de "Tina", foi contar histórias para as crianças do Pré I (4 anos) e o secretário Vinicius assumiu a função do professor de Educação Física. Os alunos adoraram as inversões de papéis além dos funcionários envolvidos terem se divertido com as experiências e as dificuldades encontradas.



Legal, pessoal. PARABÉNS!

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Autor visita a escola



A Professora Lourdes, diretora da EMEIEF João Batista Celestino, de Guarapari, nos contou como aconteceu o encontro:

Tarefa 2 - Juventude Presente

Esta tarefa foi realizada pelos alunos das turmas do Pré II, da Professora Suely, 2º ano A, Professora Katia Marin,  4º ano A, Professora Alair e 5º ano, Professora Fabíola.

As turmas realizaram  uma oficina de leitura  em sala de aula do livro “O menino Ninho e os filhotes de Papagaio” e foi convidado o autor do livro Vercelino João Oliveira  para uma palestra que aconteceu no dia 29 de setembro com todas as turmas do turno matutino.

O autor falou da importância da escola para as crianças e apresentou as obras de sua autoria. O livro “O Menino Ninho e os filhotes de papagaio” nos conta fatos vivenciados por ele na infância que demonstram respeito à vida e ao meio ambiente.

O Reporteen Felipe  entrevistou o autor:

"A história do livro aconteceu na realidade ou foi ficção?"

"Foi uma parte ficção e a outra parte realidade juntamente com a minha vivência. Fui um menino muito curioso que gostava de observar a natureza. Daí surgiu a idéia de colocar essas observações em um livro."

Durante a palestra, os alunos do 4º ano apresentaram um jogral feito a partir do livro. As demais turmas realizaram uma exposição da releitura do livro.

Segundo relato dos professores, o trabalho foi muito importante porque além de conhecer o escritor de um livro, a história está dentro do contexto da vida de seus alunos, oportunizando reflexão dos cuidados com o meio ambiente.








Tarefa 3 - A família aprendiz

Tomando como princípio que sempre é tempo de oportunizar momentos de estudos para quem não pôde  fazê-lo em época certa é que a EMEIEF João Batista Celestino aproveitando a tarefa da gincana da Rede Escolaí, veio proporcionar momentos de estudos para os interessados da comunidade na qual a escola está inserida. Foi realizada uma pesquisa  e apesar de muitos analfabetos, apenas uma senhora demonstrou interesse.

Alunos do 4º ano B juntamente com a Pedagoga Maria dos Anjos e a Professora Lucileia iniciaram um trabalho de alfabetização com a Senhora  Regina Maria de Jesus Brito cujos registros seguem em fotos. Não foi possível os reporteens entrevistarem a aluna neste primeiro momento. O trabalho continuará sendo desenvolvido até que a aluna alcance os objetivos propostos para alfabetização.






Parabéns pelos encontros e iniciativas!

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Vamos votar?


A Professora Adriana Souza Machado, bibliotecária da EMEF Altair Siqueira Costa, de Serra, ES, nos enviou as atividades realizadas pelo percurso II. A escola aceitou a proposta da Secretaria de Educação do Município para a formação do grêmio e nos conta como está sendo o processo.

TAREFA 02 - Juventude presente

Sabendo da importância da participação e democratização, se faz necessário criar cidadãos críticos e pensantes. O ano de 2014 é um ano eleitoral, e cabe a nós educadores a importância de despertar nos alunos uma consciência política. Segue abaixo a relação de atividades e dinâmicas realizadas pelos alunos dos 6º  ao 9º anos na formação do Grêmio Estudantil.

Edital de convocação da assembléia geral

A Comissão Pró-Grêmio convoca todos os estudantes da EMEF ALTAIR SIQUEIRA COSTA, a se reunirem no Centro Comunitário de Jardim Limoeiro, às 10:00 do dia 09 de setembro para tratar dos seguintes assuntos:

1) Criação do Grêmio Estudantil
2) Discussão e Aprovação do Estatuto
3) Aprovação do nome do Grêmio Estudantil da nossa escola
Serra, 03 de setembro de 2014.

Nomeia-se e assinam todos os membros da “Comissão Pró-Grêmio”.

MÊS
DATAS
DIAS


Julho


15
 Terça-feira

21
Segunda-feira


Agosto
01
Sexta-feira

07
Quinta-feira

13
Quarta-feira

19
Terça-feira

25
Segunda-feira


Setembro
12
Sexta-feira

25
Quinta-feira




15/07: Oficina 1: O que é Grêmio Estudantil
21/07: Oficina 2: Direitos Humanos
01/08: Oficina 3: Cidadania Participativa
07/08: Oficina 4: Democracia
13/08: Oficina 5: A importância do Grêmio na Escolares
19/08: Oficina 6: O Estatuto do Grêmio
25/08: Oficina 7: Assembleia Geral
12/09: Oficina 8: Preparação para o Processo Eleitoral
25/09: Oficina 9: Plano de trabalho para uma boa gestão

Oficina do Grêmio Estudantil com o instrutor Gabriel Franco de Oliveira

Os alunos participaram com bastante interesse e concentração. Durante as discussões foram levantadas diversas questões: como os alunos da 8ª série iriam participar do Grêmio se estão prestes a sair da escola; quais são os cargos da Diretoria do Grêmio; o processo de eleição, e outros.

A aluna Natália afirmou que na EMEF Aurea Maria, onde estudou, tinha o “Prefeito Mirim” e que acha que é parecido com o Grêmio. Milene ouviu falar que na EEEFM Aristóbolo Barbosa Leão tem Grêmio, mas não sabe muito bem o que é. A maioria dos alunos nunca ouviu falar sobre Grêmio.

Não foi possível fazer a leitura do texto “Passo a Passo para Organização do Grêmio Estudantil”. É preciso entrega-lo na próxima oficina.

Oficina do Grêmio Estudantil com a instrutora Sônia Maria Ambrozini Soares


Aluna participante do Grêmio Estudantil com a instrutora Sônia Maria Ambrozini Soares

 
 Cartazes realizados pelos alunos avisando sobre o projeto do Grêmio Estudantil


 Alunos participantes do Grêmio com os instrutores das oficinas

Conheça no anexo os documentos do grêmio: 

Um grande exercício de cidadania!
PARABÉNS PESSOAL!


terça-feira, 21 de outubro de 2014

Escola Aurélio Buarque de Holanda inaugura a Praça Literária


Recebemos os registros da finalização do Projeto  Praça Literária  realizada na Escola Estadual Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, de São Paulo.

"No dia 05/09/14 os alunos do grêmio se reuniram para a finalização do PROJETO PRAÇA LITERÁRIA, projeto em parceria com o ESCOLAÍ. Estavam presentes Eva Maria, Dirigente de Ensino Leste 2, Rosana, Supervisora da Unidade Escolar, Marta, Coordenadora do Projeto Escolaí, Fabiana, PCNP e Adriana, PCNP."






Um show!

PARABÉNS, pessoal!


segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Escola Niceia Albarello apresenta seus projetos



A Professora Maria Aparecida Cirilo, vice-diretora da Escola da Família da Escola Estadual Niceia Albarello Ferrari, de Diadema, nos enviou os projetos desenvolvidos por lá.





PARABÉNS, PESSOAL!

quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Escola Jorge Boueri superou a meta do MEC

Nos contou a Professora Angela de Mattos Ferraz, diretora da escola:
"A  EMEIEF Jorge Boueri Sobrinho cumpriu seu objetivo de mobilizar a comunidade escolar para que o sucesso da escola aconteça. E assim aconteceu!
O resultado do IDEB saiu recentemente e conseguimos alcançar a nota acima da meta projetada pelo MEC. Meta: 4,6 alcançamos 5,0. Os reporteens foram às salas para esclarecer aos colegas o que representa esse índice.
Acreditamos que ações que estimulem a participação de todos, é o caminho para o sucesso.
Várias ações conforme plano de ação 2014 foram realizadas para pais e alunos. Palestras,  exposição de atividades e eventos."




A Escola, localizada em Guarapari, desenvolve este ano o Percurso IV da gincana.  A tarefa interna deste percurso é conhecer os indicadores educacionais da escola, entender os problemas existentes e buscar alternativas para solucioná-los.

Com base nestes dados a gincana propõe: planejar três ações com potencial para melhorar os indicadores, considerando linguagem, matemática, ciências; promover a inclusão de educadores familiares e comunitários nas ações planejadas; realizar atividades esportivas para pais e filhos no formato de campeonato articulado com as ações para melhoria de indicadores; manter rádio digital e/ou blog escolar com narrativa esportiva de reporteens para as ações de melhoria de indicadores e para atividades esportivas; analisar os avanços obtidos em aprendizagem, comunicação e participação da comunidade educativa; relatar as etapas anteriores.

PARABÉNS pelos trabalhos e por essa conquista, pessoal!

terça-feira, 14 de outubro de 2014

15 de outubro - Dia do Professor



"Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música
não começaria com partituras, notas e pautas.
Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhe contaria
sobre os instrumentos que fazem a música.
Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria
que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas.
Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas
para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes".

Rubem Alves


Assista aqui momentos de provocações com o nosso grande mestre Rubem Alves falando do aprender, do ensinar,  do olhar, das crianças, e de tantas outras coisas interessantes para aqueles que gostam de ensinar.




Um pacote de filmes que coloca o professor como o protagonista da história. Retratos da realidade, de colégios internos a escolas de periferia. Mudanças movidas por sonhos e trabalho daqueles profissionais de grande valor na vida de todas as pessoas.




Dedicamos o  post de hoje a todos os educadores que fazem do nosso programa uma reinvenção constante  do ensinar e aprender.


P A R A B É N S   Professor!



segunda-feira, 13 de outubro de 2014

O ciclo recomeça...


A escola que conclui o  Percurso IV, passa a fazê-lo permanentemente, ou seja,  a comunidade educativa continua participando do planejamento da escola, acompanhando seus indicadores, seu desempenho em relação ao aprendizado dos alunos. Ela tem o desafio de manter a mobilização e a motivação. Ao mesmo tempo, a escola começa novamente a Gincana com os alunos que são novos na escola e não viveram a experiência.
Este é o caso da EMEF Darcy Ribeiro, de Guarapari, que está na fase do pós percurso IV. Ela mantém o percurso IV e está refazendo o percurso I.  A Professora Valeria da Silva Miranda nos enviou algumas tarefas desse percurso.
Tarefa 5 - Inversão de papéis
A escola já vem trabalhando com esta inversão de papéis desde que foi criada, pois todas as festas que acontecem os professores, corpo técnico, alunos, funcionários em geral, costumam participar de forma diferenciada nos eventos. Como exemplo: professores ficam ajudando na cantina, secretários e coordenadores ajudam no caixa, serventes são as decoradoras e fotógrafas.  Alunos e pais participam da sonorização e bazar. Além de muitos funcionários ajudarem na limpeza quando é necessário.




Tarefa 6 - A sabedoria dos pais e/ou responsáveis

Através de alguns projetos desenvolvido na escola Darcy Ribeiro, os alunos tem aula de percussão, violão, capoeira. Dessa forma, os alunos aprendem a manusear vários tipos de instrumentos. Além disso, estamos desenvolvendo o projeto da II Mostra Literária e os alunos do 3º ano, com a ajuda dos profissionais da escola e da mãe de um dos alunos desta turma estão pintando as almofadas, de acordo com as gravuras do livro Pingo D'Água.




Tarefa 8 - Saber fazer voluntário

Convidamos o agente penitenciário Davi para palestrar nesta unidade de ensino, nos turnos matutino e vespertino, que relatou sobre: Violência familiar, Bullying, amizade, respeito ao próximo. Ele falou também sobre o seu  trabalho dentro do presídio.

Já o secretário da escola, o pastor Nilson, palestrou sobre auto estima, também nos dois turnos.

Tivemos o voluntariado da orientadora da escola Patricia que falou sobre HPV e orientação sexual para os alunos dos 6º anos do turno vespertino.

A conselheira tutelar Zoraide  expôs  sobre o ECA para os pais e responsáveis dos alunos dos turnos matutino e vespertino.

No desfile escolar que ocorreu no dia 19 de setembro, dia da cidade de Guarapari, tivemos vários voluntários (pais de alunos e profissionais da escola) para ajudar na confecção das roupas, arrumação dos alunos e participação no desfile.



PARABÉNS pelos trabalhos pessoal!

quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Reporteens apresentam o Programa Rede Escolaí à comunidade


A Escola Estadual Oswaldo Sammartino, de Jandira, SP, iniciou este ano as atividades no nosso programa. Eles enviaram as primeiras tarefas do percurso I:

Tarefa 1 - Semeando o Saber

Aconteceu no dia 23 de agosto de 2014 no horário das 11:00 h na sala de vídeo. Foi realizada pelos reporteens Jakson e Gabrielly, juntamente com os professores pilares e demais reporteens. 

Eles se apresentaram e divulgaram as cinco cartilhas do Programa Rede EScolaí para a comunidade, pais, alunos e professores que estavam presentes na unidade escolar. Percebeu-se que todos ficaram ansiosos em verem este projeto prosseguir dentro da Escola e os participantes demonstraram interesse em cooperar com as atividades a serem desenvolvidas.

Tarefa 2 - Nosso projeto educativo

Foi realizada no mesmo dia, às 12:00 h, com a presença do vice-diretor da Escola da Família, Elton, que representou a equipe escolar, informou como foram realizados os planos do ano passado e quais serão as novidades para este ano. Após a apresentação notou-se que os educandos, pais e as pessoas da comunidade se prontificaram a serem solidários para o desenvolvimento do projeto.



Excelente início.

PARABÉNS, pessoal!

terça-feira, 7 de outubro de 2014

Escola Maria Osório dá início ao programa


 O reporteen Gabriel Oliveira nos enviou as matérias abaixo.

Visita da Coordenadora da FOCO

A Escola Estadual Maria Osório Teixeira localizada em São Bernardo do Campo, escola de Ensino Fundamental II e Ensino Médio recebeu a visita de Marta Harumi, da Fundação Otacílo Coser.

Foi explicado o objetivo da Gincana. Os reporteens e integrantes do Grêmio Estudantil receberam a agenda e foram incentivados a iniciar a gincana. A vice diretora Leila Smith juntamente com a  professora Maria Delgado e a monitora educacional Betânia Lopes também estiveram presentes.





Tarefa 1: Semeando o Saber

A rádio escolar Maria Osório Teixeira, a partir do dia 31 de julho de 2014, começou a disseminar a cartilha da Redeescolaí  com as dicas de estudo para os alunos, pelo menos uma vez por semana, no horário dos intervalos.

A rádio divulga também eventos importantes a serem realizados na escola ou outro local, assim como provas e sites importantes. A rádio escolar é direcionada pelo monitor do Projeto Mais Educação Carlos Vitor, participante do Grêmio Estudantil e reporteen.

Alunos atuantes na rádio são Jason Silva também do grêmio estudantil e Gabriel Oliveira membro do grêmio estudantil e reporteen.




Tarefa 4 - A história coletiva

A história coletiva da escola Maria Osório Teixeira  foi elaborada pelas monitoras Samyra Osea e Rafaela Diniz do Acessa Escola que fizeram uma apresentação em powerpoint em 2013 e foi mostrada para os pais.

A apresentação retrata a escola no passado, de hoje em dia e a história da professora que leva o nome da escola, também projetos realizados no passado e a escola hoje.

Veja a exibição a seguir.




Tarefa 7 - Cozinhando na escola - Projeto Viver com Saúde

A voluntária da Escola da Família, Maria Aparecida Borges, compartilhou com sua neta Anny Gabrielly Borges e demais presentes, no dia 28 de setembro de 2014, uma receita caseira, comida típica baiana “ feijão andu”, que aprendeu com sua mãe Amália Nunes da Silva “in memorian”. 





Que delícia!

PARABÉNS pessoal!