A Gincana como Estratégia de Mobilização
Para responder aos desafios propostos e tornar a Rede Escolaí uma
iniciativa eficaz e replicável, foi criada a Gincana da Comunidade Educativa.
Trata-se de uma proposta colaborativa, voltada prioritariamente a escolas de
Ensino Fundamental 2 e Médio, em que todos são chamados a ajudar e a comemorar
juntos os avanços alcançados ao longo de ano. A Gincana é o primeiro passo para
a mobilização dessa comunidade, na expectativa de que ela, a partir dessa
vivência interativa, compreenda e assuma seu papel como agente de mudança.
O formato de gincana é uma estratégia da Rede Escolaí que responde
a todos os pré-requisitos mencionados para a mobilização social: cria um
imaginário social convidativo, a partir dos desafios de cada Percurso da
gincana; traz uma sequência de tarefas adequada pela própria comunidade
educativa, de acordo com suas particularidades e nível de articulação;
possibilita o compartilhamento e coletivização tanto na execução das tarefas
quanto na apreciação dos resultados e; adota um modelo de registro e divulgação
das atividades simples e passível de acompanhamento e avaliação.
Lembrete importante
Para a que a Gincana funcione, é fundamental contar com uma
Comissão Organizadora Escolar que se responsabilize pelo seu andamento. Desde o
momento da adesão – que deve ser sempre voluntária – precisam ficar claros: a
distribuição das tarefas, o compromisso com os registros, o envio de materiais,
a interação para eventuais esclarecimentos e a participação na avaliação da
Gincana. Esse diálogo tem que ser parte do primeiro encontro presencial entre
os gestores da Rede Escolaí e os futuros parceiros.
O
objetivo central da Gincana da Comunidade Educativa é promover a participação
voluntária de todos no processo educativo. A comunidade educativa é formada por
gestores da rede pública de ensino, professores, funcionários, diretores,
coordenadores, alunos, familiares, voluntários da comunidade e instituições do
entorno. A Fundação Otacílio Coser entende que a participação voluntária desta comunidade
educativa acontece quando este conjunto de atores está ciente da
corresponsabilidade pela educação de suas crianças e adolescentes e que dessa
relação também se beneficiem, em termos de aprendizado. Este sentido de
corresponsabilidade é consequência de um processo de conscientização que a
Gincana promove por meio de estratégias baseadas no ideário da Rede Escolaí. Como
esse envolvimento vai se consolidando ao longo do tempo, a Gincana é organizada
na forma de percursos anuais, que começam com ações mais simples, até chegar a
um comprometimento maior e mais profundo de toda a comunidade educativa na
busca por uma educação pública de qualidade. Para cada grupo que forma esta
comunidade educativa, há uma expectativa quanto ao seu envolvimento e ao
resultado do processo de mobilização:
• Dos
educandos: que
reconheçam e participem com entusiasmo e protagonismo de oportunidades de
aprendizado dentro e fora do espaço escolar;
Das famílias: que se sintam valorizadas, responsáveis
e participem de forma continuada e efetiva na formação educacional dos seus
filhos, tanto no espaço da escola quanto em casa e na comunidade;
• Dos diretores e coordenadores escolares: que apoiem ativamente as ações para
valorizar e promover a participação de professores, pais, alunos e voluntários
externos à escola no processo educativo e que contribuam com maior mobilização e
engajamento voluntário da comunidade educativa;
• Dos professores: que participem e promovam voluntariamente atividades educativas
dentro e fora da escola e, ainda, que ampliem possibilidades de utilização de recursos
criativos e inovadores nas suas disciplinas ou em projetos escolares
interdisciplinares;
• Dos gestores das redes públicas de
ensino: que reconheçam a eficácia da contribuição da comunidade educativa
no processo de aprendizagem e incorporem a participação voluntária dela como
parte da política pública de educação, valorizando a presença da família na
vida escolar dos filhos;
• Dos voluntários (sejam provenientes
de corporações empresariais ou simpatizantes da comunidade do entorno): que agreguem disposição, tempo, presença (física ou virtual) e competências
que contribuam com o desenvolvimento de projetos educativos da comunidade e,
ainda, que estimulem novas iniciativas de voluntariado;
• Instituições do entorno: que potencializem esforços e investimentos no desenvolvimento efetivo da educação, dentro e fora da escola, valorizando a
educação e o papel da comunidade educativa.
Como participar
Para
fazer parte da Gincana, é preciso que a rede de ensino à qual a escola pertence
assine um termo de adesão. O primeiro passo, portanto, está nas mãos do gestor
de rede – o Secretário Municipal ou Estadual, ou um representante da Diretoria
de Ensino. Em uma primeira reunião com o representante da Rede Escolaí, ele conhece
a Gincana e é convidado a participar. Nesse primeiro encontro, é explicado que
a adesão se dá quando fica claro o espírito de colaboração e o compromisso de
implementar o Programa. Se o gestor está de acordo com essas premissas, o processo
é iniciado. As diversas fases são acompanhadas de instrumentos que definem a
base contratual das diferentes parcerias.
Conhecer o significado de aderir é fundamental para a
tomada de decisão e para a formalização do compromisso entre os participantes. Aderir
quer dizer que:
• Os valores e princípios são compartilhados e
explícitos no termo de adesão;
• A presença de voluntários e parceiros institucionais
é bem-vinda e estimulada;
• Os planos políticos e pedagógicos têm afinidade com
a proposta;
• A escola está aberta para interagir com sua própria
comunidade e expandir essa interação;
• Há disponibilidade para que um ou mais técnicos na
Secretaria de Educação ou Diretoria de Ensino atuem como ponte entre as três esferas - a turma do EstamosAí;
O termo de adesão será enviado via link pelo nosso
programa e pode ser preenchido apenas por escolas cuja Secretaria de Educação seja
parceira da Rede Escolaí.
• Há disponibilidade de espaço para reunir e
acompanhar as ações nas escolas e na própria estrutura regional ou local e para
encontros trimestrais e eventuais;
• Em cada escola haverá, no mínimo, três educadores
que serão protagonistas junto à comunidade educativa, ou um por período, em escolas
rurais;
• Há
engajamento e compromisso do gestor escolar com a parceria;
• A internet
será utilizada para interagir, registrar, socializar informações e buscar
apoio. A Secretaria de Educação garantirá os equipamentos e recursos necessários
para o acesso à internet;
• A escola
assume o compromisso de colocar um grupo de alunos no processo de comunicação e
registro.
SAIBA MAIS
Conheça tudo sobre a gincana consultando o Guia da Gincana da Comunidade Educativa na cartilha da Rede Escolaí - Programa de Educação Voluntária Escola Família Comunidade, disponível em pen card para as escolas.
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