A Gincana

A Gincana como Estratégia de Mobilização


Para responder aos desafios propostos e tornar a Rede Escolaí uma iniciativa eficaz e replicável, foi criada a Gincana da Comunidade Educativa. Trata-se de uma proposta colaborativa, voltada prioritariamente a escolas de Ensino Fundamental 2 e Médio, em que todos são chamados a ajudar e a comemorar juntos os avanços alcançados ao longo de ano. A Gincana é o primeiro passo para a mobilização dessa comunidade, na expectativa de que ela, a partir dessa vivência interativa, compreenda e assuma seu papel como agente de mudança. 


O formato de gincana é uma estratégia da Rede Escolaí que responde a todos os pré-requisitos mencionados para a mobilização social: cria um imaginário social convidativo, a partir dos desafios de cada Percurso da gincana; traz uma sequência de tarefas adequada pela própria comunidade educativa, de acordo com suas particularidades e nível de articulação; possibilita o compartilhamento e coletivização tanto na execução das tarefas quanto na apreciação dos resultados e; adota um modelo de registro e divulgação das atividades simples e passível de acompanhamento e avaliação.

Lembrete importante


Para a que a Gincana funcione, é fundamental contar com uma Comissão Organizadora Escolar que se responsabilize pelo seu andamento. Desde o momento da adesão – que deve ser sempre voluntária – precisam ficar claros: a distribuição das tarefas, o compromisso com os registros, o envio de materiais, a interação para eventuais esclarecimentos e a participação na avaliação da Gincana. Esse diálogo tem que ser parte do primeiro encontro presencial entre os gestores da Rede Escolaí e os futuros parceiros.




O objetivo central da Gincana da Comunidade Educativa é promover a participação voluntária de todos no processo educativo. A comunidade educativa é formada por gestores da rede pública de ensino, professores, funcionários, diretores, coordenadores, alunos, familiares, voluntários da comunidade e instituições do entorno. A Fundação Otacílio Coser entende que a participação voluntária desta comunidade educativa acontece quando este conjunto de atores está ciente da corresponsabilidade pela educação de suas crianças e adolescentes e que dessa relação também se beneficiem, em termos de aprendizado. Este sentido de corresponsabilidade é consequência de um processo de conscientização que a Gincana promove por meio de estratégias baseadas no ideário da Rede Escolaí. Como esse envolvimento vai se consolidando ao longo do tempo, a Gincana é organizada na forma de percursos anuais, que começam com ações mais simples, até chegar a um comprometimento maior e mais profundo de toda a comunidade educativa na busca por uma educação pública de qualidade. Para cada grupo que forma esta comunidade educativa, há uma expectativa quanto ao seu envolvimento e ao resultado do processo de mobilização:

 Dos educandos: que reconheçam e participem com entusiasmo e protagonismo de oportunidades de aprendizado dentro e fora do espaço escolar;
Das famílias: que se sintam valorizadas, responsáveis e participem de forma continuada e efetiva na formação educacional dos seus filhos, tanto no espaço da escola quanto em casa e na comunidade;
Dos diretores e coordenadores escolares: que apoiem ativamente as ações para valorizar e promover a participação de professores, pais, alunos e voluntários externos à escola no processo educativo e que contribuam com maior mobilização e engajamento voluntário da comunidade educativa;
Dos professores: que participem e promovam voluntariamente atividades educativas dentro e fora da escola e, ainda, que ampliem possibilidades de utilização de recursos criativos e inovadores nas suas disciplinas ou em projetos escolares interdisciplinares;
Dos gestores das redes públicas de ensino: que reconheçam a eficácia da contribuição da comunidade educativa no processo de aprendizagem e incorporem a participação voluntária dela como parte da política pública de educação, valorizando a presença da família na vida escolar dos filhos;
Dos voluntários (sejam provenientes de corporações empresariais ou simpatizantes da comunidade do entorno): que agreguem disposição, tempo, presença (física ou virtual) e competências que contribuam com o desenvolvimento de projetos educativos da comunidade e, ainda, que estimulem novas iniciativas de voluntariado;
Instituições do entorno: que potencializem esforços e investimentos no desenvolvimento efetivo da educação, dentro e fora da escola, valorizando a educação e o papel da comunidade educativa.



Como participar

Para fazer parte da Gincana, é preciso que a rede de ensino à qual a escola pertence assine um termo de adesão. O primeiro passo, portanto, está nas mãos do gestor de rede – o Secretário Municipal ou Estadual, ou um representante da Diretoria de Ensino. Em uma primeira reunião com o representante da Rede Escolaí, ele conhece a Gincana e é convidado a participar. Nesse primeiro encontro, é explicado que a adesão se dá quando fica claro o espírito de colaboração e o compromisso de implementar o Programa. Se o gestor está de acordo com essas premissas, o processo é iniciado. As diversas fases são acompanhadas de instrumentos que definem a base contratual das diferentes parcerias.

Conhecer o significado de aderir é fundamental para a tomada de decisão e para a formalização do compromisso entre os participantes. Aderir quer dizer que:
• Os valores e princípios são compartilhados e explícitos no termo de adesão;
• A presença de voluntários e parceiros institucionais é bem-vinda e estimulada;
• Os planos políticos e pedagógicos têm afinidade com a proposta;
• A escola está aberta para interagir com sua própria comunidade e expandir essa interação;
• Há disponibilidade para que um ou mais técnicos na Secretaria de Educação ou Diretoria de Ensino atuem como ponte entre as três esferas - a turma do EstamosAí;
O termo de adesão será enviado via link pelo nosso programa e pode ser preenchido apenas por escolas cuja Secretaria de Educação seja parceira da Rede Escolaí.
• Há disponibilidade de espaço para reunir e acompanhar as ações nas escolas e na própria estrutura regional ou local e para encontros trimestrais e eventuais;
• Em cada escola haverá, no mínimo, três educadores que serão protagonistas junto à comunidade educativa, ou um por período, em escolas rurais;
Há engajamento e compromisso do gestor escolar com a parceria;
A internet será utilizada para interagir, registrar, socializar informações e buscar apoio. A Secretaria de Educação garantirá os equipamentos e recursos necessários para o acesso à internet;
A escola assume o compromisso de colocar um grupo de alunos no processo de comunicação e registro. 


SAIBA MAIS

Conheça tudo sobre a gincana consultando o Guia da Gincana da Comunidade Educativa na cartilha da Rede Escolaí - Programa de Educação Voluntária Escola Família Comunidade, disponível em pen card para as escolas.






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