Atores da Gincana


Tendo como base o conceito de gestão democrática e de atuação em rede, a Gincana está organizada de modo a envolver os diferentes atores em torno de objetivos comuns. Gestores públicos, diretores e coordenadores pedagógicos, professores, alunos, pais e demais voluntários são chamados a se corresponsabilizar pela educação e a contribuir para o sucesso da Gincana. Com a adesão oficializada, é hora de colocar as ações em prática. Além do apoio da Secretaria de Educação, há outros atores fundamentais no processo.

Gestão Técnica

A Fundação Otacílio Coser é a produtora social da iniciativa e a responsável pela sua gestão. Cabe a ela administrar a Rede Escolaí e a Gincana do ponto de vista institucional e financeiro. Isso compreende a efetivação das parcerias com o poder público e os investidores; os contatos com gestores públicos e secretarias para apresentar a Rede Escolaí e a Gincana; os contratos, convênios e acordos que serão firmados; a captação e a gestão de recursos.


EstamosAí

Considerando que a Gincana é organizada de maneira articulada com as Secretarias de Educação, a Fundação Otacílio Coser e as escolas, é importante haver um profissional para fazer a ponte entre as três esferas. É essa a função do EstamosAí. Cabe a ele facilitar a interação à distância e estimular a comunicação entre os diferentes atores. Em geral, esses representantes são pessoas com grande capacidade de articulação com as escolas e de diálogo com gestor escolar e os que compõem a Turma do ApoiAí. É interessante que eles tenham vivências de atuação em parceria com terceiro e segundo setores e disposição para participar de todas as fases de adesão, execução, monitoramento e avaliação.

Perfil


A Turma do EstamosAí, em geral, é formada por técnicos ou voluntários escolhidos pelo gestor da rede de ensino entre coordenadores pedagógicos, supervisores de ensino, equipes de oficinas pedagógicas, equipes de comunicação e de informática das secretarias de educação parceiras. Há também a opção de uma segunda organização social ou empresarial participar do projeto e o EstamosAí escolhido ser alguém ligado a ela, que fará essa ponte entre todos.


ApoiAí

Além de um ponto forte de contato na Secretaria de Educação, é fundamental que existam grandes articuladores da Gincana dentro de cada escola. Esses líderes são a Equipe do ApoiAí e podem ser tanto adultos – como gestores, educadores escolares ou familiares – quanto estudantes: participantes de grêmio, representantes de classe, lideranças juvenis. Fica sob a responsabilidade destes organizar a Gincana e estimular a participação de todos.

Perfil


Aqueles que se voluntariam como ApoiAí da Gincana, em geral, costumam colocar a mão na massa e ajudar no que é preciso dentro e fora da escola. São pessoas comprometidas, que participam das atividades da Gincana em suas diversas etapas. É sempre bom que esses atores sejam capazes de promover e estimular a participação de toda a comunidade educativa.





FalAí

A participação dos alunos é essencial na execução da Gincana. Eles devem estar envolvidos em todo o processo, desde o planejamento até a avaliação. O protagonismo juvenil é indispensável para a sustentação da Rede Escolaí: promover e acompanhar o seu desenvolvimento permitirá que a Gincana atinja seus objetivos.

Perfil


A Galera do FalAí é formada por crianças e adolescentes com vontade de organizar a comunicação sobre sua escola. Esses alunos são repórteres mirins, que gostam de dedicar parte de seu tempo para desenvolver a informação sobre o que está acontecendo em sua comunidade e repassá-la a todos. Em geral, são aqueles alunos que adoram perguntar: que aconteceu? Como foi? Quem fez? Quando? Onde? Por quê? Para quê? Qual o próximo passo? Como era antes? E que, normalmente, gostam de falar em público e apresentar o que descobriram. É fundamental que sejam estudantes que respeitem os direitos humanos e tenham compromisso com a verdade, o diálogo e a democracia.

SAIBA MAIS

Conheça o perfil, atribuições e como atuam os atores da gincana consultando o Guia da Gincana da Comunidade Educativa na Cartilha da Rede Escolaí - Programa de Educação Voluntária Escola Família Comunidade, disponível em pen card para as escolas.




Nenhum comentário: