quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Primeiros passos


Após a adesão da escola ao Programa Rede Escolaí é muito importante divulgá-lo para os alunos, professores, pais, voluntários, instituições de entorno, enfim, para toda a comunidade. Os materiais para essa divulgação são os cartazes da gincana, as cartilhas que se encontram no pen card e este blog.

As coordenadoras do programa já iniciaram as visitas nas escolas para levar os materiais e orientar a gincana. 

O segundo momento é formar um bom grupo de trabalho, conhecer o percurso que sua escola irá desenvolver na gincana e distribuir as tarefas. Há uma orientação neste blog, matéria de 17 de junho, sobre como montar este grupo: Você já formou o time em sua escola?

Para estimular a participação de todos na gincana  você também não pode perder a Oficina de Mobilização que acontecerá no mês de agosto. As inscrições serão abertas em breve.

As escolas que estão pela primeira vez no programa deverão seguir o Percurso I da Gincana. E a primeira tarefa “Semeando o Saber” propõe que o grupo de reporteens e pilares (os líderes da gincana na escola) se aproprie do conhecimento das cartilhas  e passe adiante esse conhecimento, ou seja, que trabalhe com os conteúdos com os outros alunos, professores, pais e demais pessoas da comunidade.  Pode ser até com outra instituição que esteja interagindo com a escola.

O conteúdo do pen card é formado pelas cartilhas dirigidas aos adolescentes, aos professores e aos pais. Faz parte também um volume com a sistematização do programa, relatando toda sua trajetória e missão e outro volume com o Guia da Gincana.

Este material, longe de ser um receituário, é um convite à participação solidária e produtiva de educadores, familiares e escolares. É um primeiro passo para envolver as famílias e ajudar as crianças e adolescentes a darem cada vez mais certo na sala de aula e na vida. As cartilhas foram construídas e pensadas para servir como um elemento facilitador no processo de desenvolvimento educativo, tanto no sentido de aprender como ensinar. No caminho rumo ao sucesso de ambos. Elas foram produzidas pelo saudoso Professor Antonio Carlos Gomes da Costa. O Guia da Gincana foi produzido pela Cenise Monte Vicente.

Com base nestas cartilhas as escolas do Percurso I deverão multiplicar e divulgar seus conteúdos para toda a comunidade da forma mais criativa e eficiente possível. Apresentações teatrais, palestras, mesas redondas, rodas de discussão, jogos educativos, jornais, murais, meios eletrônicos, enfim, todas as estratégias são bem-vindas para a realização desta tarefa.




Além do pen card as cartilhas estão disponíveis também no site da FOCO.

Nenhum comentário: