terça-feira, 30 de setembro de 2014

Alunos dão depoimentos sobre as mudanças


Os reporteens da Escola Estadual Carlos Pezzolo, de São Bernardo do Campo, nos enviaram uma apresentação das atividades da escola com as inovações de 2014.




PARABÉNS PESSOAL



segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Reporteens da Escola Maria Marta enviam as primeiras tarefas da gincana



Os reporteens Luiz Felipe e Ana Julia, da EMEIEF Professora Maria Marta Dalla Huarcaya, de Guarapari, nos relataram e enviaram fotos das primeiras tarefas desenvolvidas pelo percurso I.

Tarefa 1 - Semeando o saber - apresentação do Projeto Rede Escolaí para a comunidade educativa.

  






Tarefa 2 - Nosso projeto educativo - No dia 30 de maio ocorreu nossa  Reunião de Pais e Mestres onde foram tratados vários assuntos. Entre eles: rendimento dos alunos, apresentação dos projetos que estão sendo desenvolvidos pelos alunos juntamente com os professores, entre eles o Programa Rede Escolaí, além das questões das notas e faltas.




Tarefa 3 - As praças - Como não possuímos praça nas redondezas realizamos a tarefa no jardim da escola. Os reporteens Luiz Felipe e Ana Julia juntamente com os professores dos 4º e 5º anos realizaram um trabalho de conscientização do meio ambiente no jardim da escola onde cuidaram do jardim como também, com a ajuda do professor, plantaram algumas árvores.





PARABÉNS, pessoal!


sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Escola Mizuho dá inicio ao programa


A Escola Estadual Mizuho - Abundância, de São Bernardo do Campo, enviou as fotos de como foi a adesão ao Programa Rede Escolaí  e a realização da tarefa 7 - Cozinhando na Escola. Eles estão no percurso I.







Um início bem alegre.

PARABÉNS, pessoal!


terça-feira, 23 de setembro de 2014

Alunos cuidam da escola e da praça



A Professora  Juliana Ramos, da Escola Estadual Pastor e Vereador Antonio Grotkowsky, de Guarulhos, nos enviou as tarefas já realizadas.

 Tarefa 1 - Semeando o Saber

Alunos do 1º ano do Ensino Médio  e  da 8ª série  divulgaram as cartilhas na comunidade.




Tarefa 2 - Nosso Projeto Educativo

O projeto foi apresentado a alunos reporteens e pais. A partir daí, divulgamos para a escola.





Tarefa 3 - As praças

Foi realizada a limpeza da praça. Foram três alunos de cada série: 8ª B, C e D do Ensino Fundamental e 1º A, B, C e D  e 2º A , B  e D do Ensino Médio. Os professores que participaram foram Maria Luisa Bertoni , Juliana Ramos (eu) e a nossa vice diretora Rita Amado.

Os alunos gostaram tanto da atitude que resolveram limpar também a escola!






Folclore

Desenvolvido no mês de agosto, com os alunos dos 6º  e 7º anos e os  professores de Português Ada e Carlos. A corrida de saco foi da professora Roselia, da Sala de Leitura.





Show de Talentos e atividades de Matemática

Alunos da 8º A e B ensaiando e fazendo cartazes para o  Show de talentos.

Atividades de Matemática com o Professor Armando e a 7ª D.





Melhoria na escola e na praça é um bem para todos.

PARABÉNS pelos trabalhos, pessoal!

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Escola apresenta projeto a alunos e professores


O reporteen Felipe Santos da Escola Estadual Bibliotecária Maria Antonieta Ferraz, de São Paulo,  nos relatou como foi o início do Projeto Rede Escolaí por lá.

"A E.E. Bibliotecária Maria Antonieta Ferraz também aderiu à Rede Escolaí e já inicia suas atividades.

Na segunda-feira 25/08, foi apresentado a professores e alunos a primeira etapa do projeto Rede Escolaí. Na reunião, ficaram claras as ideias, objetivos e estratégias propostas pela FOCO – Fundação Otacílio Coser. Slides foram usados para ilustrar as ações a serem realizadas.

Ficou decido que na próxima reunião de pais (26/09), o conteúdo será exposto aos responsáveis, dando o pontapé inicial e emplacando de vez a ideia que agradou a todos."
 Felipe Santos
Imprensa Bibliotecária



PARABÉNS pessoal, um bom começo!



sexta-feira, 19 de setembro de 2014

Exposição resgata cultura dos familiares da comunidade


A Escola Estadual Professora Mércia Artimos Maron, de Diadema, está no Percurso II da gincana e nos enviou duas tarefas. 

Tarefa 2 - Juventude Presente

Um dia na escola de meu filho encerrou a tarefa 2  - Juventude Presente, que foi realizada no dia 23 de agosto.

A tarefa 2 tem como objetivo estimular a expressão verbal e escrita. Essa tarefa mobilizou reporteens e demais alunos da Professora Jucélia e Ivonise. Esses alunos fizeram um trabalho de pesquisa e resgate da história do Mércia, de Diadema e do entorno da escola. Eles criaram poesias e redações após leitura e retirada de livros para pesquisa na biblioteca da escola.






Tarefa 3 - A família aprendiz

Em conjunto com  a tarefa 2, iniciamos a execução da tarefa 3  que resgata valores familiares e saberes múltiplos.

Aproveitando a exposição de objetos antigos e valorização da cultura de cada região iniciamos a pesquisa com pais e familiares. Os reporteens tem como tarefa o mapeamento da escolaridade dos pais e avós.

Os reporteens estão trabalhando na execução de um projeto  para o resgate da auto estima na Terceira Idade ( Projeto apresentado como sugestão pelo Programa Escola da Família), já interligando à Tarefa 4 - Ensinar é Arte.




Lindo pessoal, PARABÉNS!

quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Hoje tem espetáculo

A EMEF Constantino José Vieira, de Guarapari, está desenvolvendo o Percurso IV da gincana.

Tarefa interna: um dia de espetáculo

A escola esteve envolvida na atividade de teatro, onde os alunos assistiram ao espetáculo com bonecos de fantoches, cujo tema desenvolvido foi o respeito às diferenças e aos idosos.

E assim, ambos os turnos participaram com muita interação, compartilhando opiniões.


         

Tarefa Externa

Visita à Escola de Biologia, Ciências e História. Tema trabalhado: Mundo Animal

As turmas do 3º ano desenvolveram um projeto sobre “Os Seres Vivos”, cuja culminância foi uma visita à escola de Biologia e Ciências em Vitória. Foi uma oportunidade ímpar para os alunos e professores que puderam observar o quanto houve aprendizado, pois os alunos mostraram-se bastante interessados e demonstraram seus conhecimentos por meio das perguntas que faziam durante a exposição.






PARABÉNS pessoal!

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Escola constrói parceria e motiva a comunidade



A EMEIEF João Batista Celestino, de Guarapari, é uma das nossas escolas mais antigas participantes do Programa Rede Escolaí. Ela já desenvolveu todos os percursos da gincana. Desde que concluiu o  Percurso IV, passou a fazê-lo permanentemente, ou seja,  a comunidade educativa continua participando do planejamento da escola, acompanhando seus indicadores, seu desempenho em relação ao aprendizado dos alunos. A escola tem o desafio de manter a mobilização e a motivação. Ao mesmo tempo, a escola começa novamente a Gincana com os alunos que são novos e não viveram a experiência.

Nesta perspectiva a Escola João Batista Celestino está desenvolvendo novamente o Percurso II e nos enviou duas tarefas deste percurso.

Tarefa 1 - Nossa escola tem parceiros

Possibilidades de trabalho com voluntários da comunidade







Ferrari - em parceria com EMEIEF João Batista Celestino no trabalho voluntário.


Tarefa 4  – Ensinar é arte

No dia 10 de setembro de 2014 na escola João Batista Celestino aconteceu a realização da prova do percurso II “Ensinar é Arte” na turma do 3º ano A. A turma apresentou com os professores Maria Aparecida, Ení, Oneida, Kamila e Katia Silene, duas músicas Herdeiros do Futuro e Natureza Destruída com a participação especial do professor Saulo tocando violão. Ele é monitor do Programa Mais Educação.

As músicas foram trabalhadas em sala de aula e os alunos aprenderam que “é preciso preservar  a natureza para que as pessoas do futuro possam conhecê-la e apreciá-la”.

Segundo a aluna Julia Gabriela, o trabalho desenvolvido  foi muito bom porque ela aprendeu de uma forma legal.

Reporteens:
Milena Layzza, Luiz Henrique, Jade Kailany, Stephany e Felipe










Mais parcerias, mais força e energia!
PARABÉNS, pessoal.





segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Reporteens em ação na Escola da Praia do Morro


Os reporteens da EMEF Presidente Costa e Silva, de Guarapari, relataram vários projetos que estão sendo desenvolvidos na escola. Eles estão no percurso II da gincana.

A Oficina de Comunicação

por Larrisa   Hübner

A EMEF Presidente Costa e Silva, localizada na Avenida Munir Abud, 543 - Praia do Morro, foi fundada em 1971 com o nome "Escola Praia do Morro". A escola recebeu o nome de EPSG Presidente Costa e Silva em homenagem ao Presidente da República Arthur da Costa e Silva que governou o Brasil de 1967 a 1969.

Rede Escolaí

No dia 2 de junho, eu Larrisa   Hübner reporteen da escola Presidente Costa e Silva participei de uma oficina de comunicação que abordou dois temas produção de texto com Mirella Bravo Souza e fotografia com Thais Gobbo .

A oficina foi realizada no auditório do Centro de Formação “Pedro Valadão Perez” no Município da Serra e contou com a presença de Professores pilares e reporteens dos municípios participantes do programa. Foi gratificante para mim o aprendizado e a interação com outros reporteens, pois tivemos a oportunidade de nos conhecermos e trocarmos experiências.


Quanto às oficinas, com certeza, foi um aprendizado valioso que usaremos em nossas práticas como reporteens. Esperamos que nos próximos encontros possamos agregar ainda mais praticas comunicativas para utilizá-las em nossas escolas. 





Coletânea
por   Rillary Silva da Cunha (8ºE)
Martha Vitória Barbosa Souza Cruz (8º E)

No dia 26 de junho os professores Renato Lopes dos Santos (História) e  Miriam Garcia Neto (Arte) organizaram um visita ao Palácio Anchieta em Vitória, com o objetivo de levarem 34 alunos para visitarem a exposição com 31 obras denominada "Di Cavalcanti De Flores e Amores". Os alunos foram recebidos por uma guia que mostrou  vídeos,  fotos e documentos que retravam a vida do pintor.  Certamente foi uma oportunidade única e inesquecível oportunizada pela Escola Presidente Costa e Silva.  É bom lembrar que a referida exposição só foi apresentada ao público uma vez, no centenário de nascimento do artista, em 1997. As peças fazem parte do acervo de diversos colecionadores e museus, como Roberto Marinho, Sérgio Fadel e Museu de Arte Moderna de São Paulo.




 Fotonovela

 

Dando continuidade ao Projeto Copa do Mundo, a professora Míriam  Garcia (Arte) em parceria com a professora Sandra (Tecnologia Educacional) desenvolveu com os alunos do 8ºH uma Fotonovela. Confiram!



 Projeto Xilogravuras                                                     


A professora de Artes, Míriam Garcia, trabalhou com os alunos do turno vespertino a literatura de cordel e confecção de xilogravuras. Confira!


Projeto de Leitura "Ler e contar"


Visando a necessidade de melhorar a escrita e leitura dos alunos da escola, a Professara Heliane (Português – 7ºs anos - matutino) buscou a realização do Projeto "Ler e Contar", cujos principais objetivos foram: identificar e intervir nas falhas de aprendizagem no processo de leitura e escrita; estimular os educandos para o hábito de leitura através de atividades prazerosas; desenvolver a oralidade; proporcionar meios favoráveis para que os educandos possam despertar o gosto pela leitura; despertar o vínculo entre o aluno e o texto; conscientizar sobre a importância da leitura no contexto da sociedade.





Sarau de Poemas


A sequência didática foi desenvolvida com as turmas dos 7º anos do turno vespertino pela professora de Língua Portuguesa, Patrícia, em que sua etapa final consistiu em levar o aluno a pesquisar a vida e a obra dos seguintes poetas: Vinícius de Moraes, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, José de Anchieta, Elias José, Cora Coralina, Casimiro de Abreu. Cada grupo pesquisou sobre um poeta no blog http://saraudepoemas.blogspot.com.br/, criado pela professora a fim de auxiliar e facilitar o trabalho dos alunos. A culminância se deu com um Sarau de Poemas que aconteceu nos dias 23 e 24/04 onde os grupos apresentaram cartazes com diversas informações. No final das apresentações um lanchinho para descontrair.







Projetos e registros envolventes.
PARABÉNS, pessoal! 



quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Reporteens e pilares da Escola José Albérico entrevistam doadora do terreno da escola



Um emocionante encontro no desenvolvimento da Tarefa 4 - A História Coletiva, na EMEIEF José Albérico Lantiman, em Guarapari. Veja:




Grande trabalho.
P A R A B É N S, pessoal!


terça-feira, 9 de setembro de 2014

Recadinho



Parabenizamos as escolas que estão encaminhando as tarefas para o Blog.
                       
Se a sua escola ainda não apareceu por aqui, que tal enviar as tarefas realizadas até o momento para serem postadas até o dia 30 de setembro?

             




                                   


Esperamos você!




segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Escolas do Espírito Santo participam de Oficina de Mobilização


Professores pilares e reporteens das escolas de Conceição da Barra, Guarapari, Serra e Vila Velha participaram da Oficina de Mobilização patrocinada pelo Programa Rede Escolaí,  em 02 de setembro.

Os trabalhos aconteceram no Parque Municipal Marista, de Vila Velha, e foram coordenados pelo grupo Tamo Junto, movimento de jovens para jovens que desenvolve intervenções urbanas juvenis por meio de arte, cultura, meio ambiente, esporte e lazer.

Na  parte da manhã, os participantes aprenderam a cultura do Hip-hop, Rap e Beat box. Ao longo do dia fizeram dinâmicas individuais e coletivas. Na parte da tarde, os trabalhos foram separados em 3 oficinas, Oficina Fanzine, Hip Hop e Mural de Oportunidades, onde cada membro da escola ficou em uma oficina diferente com objetivo de compartilhar com os demais. Ao todo foram 73 participantes.






sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Comunidade revitaliza praça com literatura


A Escola Estadual Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, região leste de São Paulo, entrou este ano no Programa Rede Escolaí. Eles estão realizando o percurso I da nossa gincana com ideias muito criativas . Os reporteens enviaram algumas atividades realizadas:

"No dia 26/07/2014 os reporteens Jessica Aparecida e Eduardo Ferraz se reuniram para apresentar o Projeto Rede Escolaí para o Grêmio Estudantil e representantes de sala.

Os reporteens conversaram com os alunos para multiplicar o aprendizado da Oficina de Comunicação, realizada dia 23 de maio. Eles explicaram a importância da fotografia em uma notícia, como ela pode ser usada e como adequar os textos com as imagens. Essa reunião contou com o auxílio de imagens, vídeos e houve um grande bate papo com a galera."




"O vídeo abaixo está mostrando o mutirão de alunos e funcionários para pintura da escola.

Este evento ocorreu durante as férias de Junho, onde houve uma mobilização entre o grêmio, alunos, professores e funcionários para dar uma cara nova as salas de aulas que estavam em situação precária. Confira os slides:"


Tarefa 3 - As praças

"No dia 29/07/2014 nos reunimos com pais e professores para conversarmos sobre o Projeto Escolaí.

A Comunidade Escolar discutiu ideias e ficou decidido que faríamos a Revitalização Literária da Praça Amanda - Jardim Robrú.

Agora é mãos à obra!!!"




"Na quinta-feira, 30 de julho  foi realizada uma reunião com os alunos representantes de sala, participantes do Grêmio Estudantil, os reporteens  e professora Daniela Elorza. O motivo da reunião era ter ideias para executar um projeto de revitalização da Praça Amanda, que se localiza em frente a escola.

Foi decidido que seria feito uma "Praça Literária", onde seriam colocadas nas árvores, mesas e bancos da praça, trechos de poemas. Alguns temas de poesias foram selecionados para executar o projeto e a previsão é que daqui a alguns dias seja feita a realização desta revitalização da praça.

Os temas selecionados foram: Preservação do Ambiente, Amor e Reflexão.

E se você aluno tiver algum poema ou alguma ideia, fale conosco na nossa página do Facebook. Sua ajuda será essencial."







"No dia 31 de julho os alunos participantes do Projeto Escolaí, juntamente com o Grêmio Estudantil, foram à Praça Amanda, com a professora de Língua Portuguesa e Literatura, Daniela, e com a Coordenadora da escola, Margarete,  para fazer o planejamento e discutir como será realizado o projeto de revitalização da praça.

As ideias aumentaram e o grupo se empolgou muito, já que o dia para concretizar o Projeto está próximo, e a ida à praça nos deu uma base melhor de como ficará o espaço depois que a "Praça Literária" entrar em funcionamento.

Mas esse projeto não será concretizado se você, aluno, não nos ajudar, por isso converse com seu professor ou envie mensagens à nossa pagina do Facebook, clicando AQUI!!!!!"





"Em 12 de agosto os reporteens do Aurélio começaram a mão-de-obra para o projeto    de Revitalização da Praça, onde iremos colocar frases  de poetas e pensadores.

A professora Daniela mobilizou alunos para ajudarem na colagem e preparação das frases."





"E tudo está a mil por hora.

Alunos, professores, funcionários e comunidade. juntamos forças para realizar a REVITALIZAÇÃO da PRAÇA AMANDA.

Todos os alunos da escola E.E Aurélio Buarque de Holanda Ferreira foram avisados do projeto Revitalização da praça Amanda e convidados a participar. E a reação positiva de cada um aumentou a perspectiva e vontade de realizar o projeto o mais rápido possível, pois não vemos a hora de ver a praça revitalizada."



Projetos incríveis!

PARABÉNS, pessoal.