segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Reporteens em ação na Escola da Praia do Morro


Os reporteens da EMEF Presidente Costa e Silva, de Guarapari, relataram vários projetos que estão sendo desenvolvidos na escola. Eles estão no percurso II da gincana.

A Oficina de Comunicação

por Larrisa   Hübner

A EMEF Presidente Costa e Silva, localizada na Avenida Munir Abud, 543 - Praia do Morro, foi fundada em 1971 com o nome "Escola Praia do Morro". A escola recebeu o nome de EPSG Presidente Costa e Silva em homenagem ao Presidente da República Arthur da Costa e Silva que governou o Brasil de 1967 a 1969.

Rede Escolaí

No dia 2 de junho, eu Larrisa   Hübner reporteen da escola Presidente Costa e Silva participei de uma oficina de comunicação que abordou dois temas produção de texto com Mirella Bravo Souza e fotografia com Thais Gobbo .

A oficina foi realizada no auditório do Centro de Formação “Pedro Valadão Perez” no Município da Serra e contou com a presença de Professores pilares e reporteens dos municípios participantes do programa. Foi gratificante para mim o aprendizado e a interação com outros reporteens, pois tivemos a oportunidade de nos conhecermos e trocarmos experiências.


Quanto às oficinas, com certeza, foi um aprendizado valioso que usaremos em nossas práticas como reporteens. Esperamos que nos próximos encontros possamos agregar ainda mais praticas comunicativas para utilizá-las em nossas escolas. 





Coletânea
por   Rillary Silva da Cunha (8ºE)
Martha Vitória Barbosa Souza Cruz (8º E)

No dia 26 de junho os professores Renato Lopes dos Santos (História) e  Miriam Garcia Neto (Arte) organizaram um visita ao Palácio Anchieta em Vitória, com o objetivo de levarem 34 alunos para visitarem a exposição com 31 obras denominada "Di Cavalcanti De Flores e Amores". Os alunos foram recebidos por uma guia que mostrou  vídeos,  fotos e documentos que retravam a vida do pintor.  Certamente foi uma oportunidade única e inesquecível oportunizada pela Escola Presidente Costa e Silva.  É bom lembrar que a referida exposição só foi apresentada ao público uma vez, no centenário de nascimento do artista, em 1997. As peças fazem parte do acervo de diversos colecionadores e museus, como Roberto Marinho, Sérgio Fadel e Museu de Arte Moderna de São Paulo.




 Fotonovela

 

Dando continuidade ao Projeto Copa do Mundo, a professora Míriam  Garcia (Arte) em parceria com a professora Sandra (Tecnologia Educacional) desenvolveu com os alunos do 8ºH uma Fotonovela. Confiram!



 Projeto Xilogravuras                                                     


A professora de Artes, Míriam Garcia, trabalhou com os alunos do turno vespertino a literatura de cordel e confecção de xilogravuras. Confira!


Projeto de Leitura "Ler e contar"


Visando a necessidade de melhorar a escrita e leitura dos alunos da escola, a Professara Heliane (Português – 7ºs anos - matutino) buscou a realização do Projeto "Ler e Contar", cujos principais objetivos foram: identificar e intervir nas falhas de aprendizagem no processo de leitura e escrita; estimular os educandos para o hábito de leitura através de atividades prazerosas; desenvolver a oralidade; proporcionar meios favoráveis para que os educandos possam despertar o gosto pela leitura; despertar o vínculo entre o aluno e o texto; conscientizar sobre a importância da leitura no contexto da sociedade.





Sarau de Poemas


A sequência didática foi desenvolvida com as turmas dos 7º anos do turno vespertino pela professora de Língua Portuguesa, Patrícia, em que sua etapa final consistiu em levar o aluno a pesquisar a vida e a obra dos seguintes poetas: Vinícius de Moraes, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, José de Anchieta, Elias José, Cora Coralina, Casimiro de Abreu. Cada grupo pesquisou sobre um poeta no blog http://saraudepoemas.blogspot.com.br/, criado pela professora a fim de auxiliar e facilitar o trabalho dos alunos. A culminância se deu com um Sarau de Poemas que aconteceu nos dias 23 e 24/04 onde os grupos apresentaram cartazes com diversas informações. No final das apresentações um lanchinho para descontrair.







Projetos e registros envolventes.
PARABÉNS, pessoal! 



Nenhum comentário: