Em 2014 todo o material de sustentação
do programa passou por uma revisão. Os grupos de atores responsáveis pelo
sucesso da gincana receberam nova denominação. São eles: a galera do Falaí, o Apoiaí
e o Estamosaí.
Falaí
A participação dos alunos é essencial
na execução da Gincana. Eles devem estar envolvidos em todo o processo, desde o
planejamento até a avaliação. O protagonismo juvenil é indispensável para a
sustentação da Rede Escolaí: promover e acompanhar o seu desenvolvimento
permitirá que a Gincana atinja seus objetivos.
Perfil: a Galera do Falaí é formada por crianças e
adolescentes com vontade de organizar a comunicação sobre sua escola. Esses
alunos são repórteres mirins, que gostam de dedicar parte de seu tempo para
desenvolver a informação sobre o que está acontecendo em sua comunidade e
repassá-la a todos. Em geral, são aqueles alunos que adoram perguntar: que
aconteceu? Como foi? Quem fez? Quando? Onde? Por quê? Para quê? Qual o próximo
passo? Como era antes? E que, normalmente, gostam de falar em público e
apresentar o que descobriram. É fundamental que sejam estudantes que respeitem
os direitos humanos e tenham compromisso com a verdade, o diálogo e a
democracia.
Apoiaí
São os grandes articuladores da
Gincana dentro de cada escola. Podem ser adultos como gestores, professores ou
familiares. Fica sob a responsabilidade destes organizar a Gincana e estimular
a participação de todos.
Perfil: aqueles que se voluntariam como Apoiaí da Gincana, em geral, costumam
colocar a mão na massa e ajudar no que é preciso dentro e fora da escola. São
pessoas comprometidas, que participam das atividades da Gincana em suas
diversas etapas. É sempre bom que esses atores sejam capazes de promover e
estimular a participação de toda a comunidade educativa.
Estamosaí
Considerando que a Gincana é
organizada de maneira articulada com as Secretarias de Educação, a Fundação
Otacílio Coser e as escolas, é importante haver um profissional para fazer a
ponte entre as três esferas. É essa a função do Estamosaí. Cabe a ele facilitar a
interação à distância e estimular a comunicação entre os diferentes atores. Em geral,
esses representantes são pessoas com grande capacidade de articulação com as
escolas e de diálogo com gestor escolar e os que compõem a Turma do Apoiaí. É interessante que eles tenham
vivências de atuação em parceria com terceiro e segundo setores e disposição
para participar de todas as fases de adesão, execução, monitoramento e
avaliação.
Perfil: a turma do Estamosaí, em geral, é formada por técnicos ou voluntários escolhidos pelo gestor
da rede de ensino entre coordenadores pedagógicos, supervisores de ensino,
equipes de oficinas pedagógicas, equipes de comunicação e de informática das
secretarias de educação parceiras.
Nenhum comentário:
Postar um comentário