segunda-feira, 22 de junho de 2015

Material do Rede Escolaí tem nova nomenclatura


Em 2014 todo o material de sustentação do programa passou por uma revisão. Os grupos de atores responsáveis pelo sucesso da gincana receberam nova denominação. São eles: a galera do Falaí, o Apoiaí e o Estamosaí.


Falaí

A participação dos alunos é essencial na execução da Gincana. Eles devem estar envolvidos em todo o processo, desde o planejamento até a avaliação. O protagonismo juvenil é indispensável para a sustentação da Rede Escolaí: promover e acompanhar o seu desenvolvimento permitirá que a Gincana atinja seus objetivos.

Perfil: a Galera do Falaí é formada por crianças e adolescentes com vontade de organizar a comunicação sobre sua escola. Esses alunos são repórteres mirins, que gostam de dedicar parte de seu tempo para desenvolver a informação sobre o que está acontecendo em sua comunidade e repassá-la a todos. Em geral, são aqueles alunos que adoram perguntar: que aconteceu? Como foi? Quem fez? Quando? Onde? Por quê? Para quê? Qual o próximo passo? Como era antes? E que, normalmente, gostam de falar em público e apresentar o que descobriram. É fundamental que sejam estudantes que respeitem os direitos humanos e tenham compromisso com a verdade, o diálogo e a democracia.


Apoiaí

São os grandes articuladores da Gincana dentro de cada escola. Podem ser adultos como gestores, professores ou familiares. Fica sob a responsabilidade destes organizar a Gincana e estimular a participação de todos.

Perfil: aqueles que se voluntariam como Apoiaí da Gincana, em geral, costumam colocar a mão na massa e ajudar no que é preciso dentro e fora da escola. São pessoas comprometidas, que participam das atividades da Gincana em suas diversas etapas. É sempre bom que esses atores sejam capazes de promover e estimular a participação de toda a comunidade educativa. 





Estamosaí

Considerando que a Gincana é organizada de maneira articulada com as Secretarias de Educação, a Fundação Otacílio Coser e as escolas, é importante haver um profissional para fazer a ponte entre as três esferas. É essa a função do Estamosaí. Cabe a ele facilitar a interação à distância e estimular a comunicação entre os diferentes atores. Em geral, esses representantes são pessoas com grande capacidade de articulação com as escolas e de diálogo com gestor escolar e os que compõem a Turma do Apoiaí. É interessante que eles tenham vivências de atuação em parceria com terceiro e segundo setores e disposição para participar de todas as fases de adesão, execução, monitoramento e avaliação.

Perfil: a turma do Estamosaí, em geral, é formada por técnicos ou voluntários escolhidos pelo gestor da rede de ensino entre coordenadores pedagógicos, supervisores de ensino, equipes de oficinas pedagógicas, equipes de comunicação e de informática das secretarias de educação parceiras.



Nenhum comentário: