sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Registrar e compartilhar


Os PILARES das escolas (líderes que articulam e organizam a gincana) têm nos enviado os Planos de Ação para o desenvolvimento da gincana e também relatos e fotos de algumas ações já realizadas. São todos muito bem-vindos!

No entanto, queremos relembrar e destacar aqui o papel dos alunos REPORTEENS nesta fase do processo, pois o protagonismo juvenil é indispensável para a sustentação da Rede Escolaí: promover e acompanhar o seu desenvolvimento permitirá que a Gincana atinja seus objetivos.

Na Gincana, os REPORTEENS, vão atuar em grupo, formando uma equipe de reportagem que terá duas atribuições principais:
  • A primeira é a mobilização das ações na escola, que consiste em ajudar o professor a organizar as tarefas da gincana e as demais ações das quais ele irá participar.
  • A segunda é registrar e divulgar os acontecimentos na escola. É tarefa deles serem os porta-vozes da instituição, ajudando a informar e a mobilizar a comunidade dentro e fora da escola, presencial ou virtualmente.

Como os REPORTEENS vão atuar?

Entre as principais atribuições dessa equipe de jovens repórteres está o acompanhamento e o registro das ações realizadas ao longo do ano. Eles devem anotar, filmar, fotografar, gravar e editar conteúdos que ajudem a contar como está sendo a Gincana.

Em cada tarefa seus relatos devem responder às perguntas:
  • "O quê?" - O fato ocorrido.
  • "Quem?" - O personagem envolvido.
  • "Quando?" - O momento do fato.
  • "Onde?" - O local do fato.
  • "Como?" - O modo como o fato ocorreu.
  • "Por quê?" - A causa do fato.
  • "Para quê?" - O objetivo
  • "Qual o próximo passo?"
  • "Como era antes?"

Uma vez feito os registros, estes podem ser compartilhados em sua própria escola, através de murais, blogs etc. e com outras comunidades. Além disso, queremos compartilhar aqui todas essas experiências de fazeres e saberes das tarefas executadas.

Vocês podem enviar os relatos, as fotos, os vídeos ou links para o e-mail: redeescolai2013@gmail.com

REPORTEENS, contamos com vocês!



Reunião de Reporteens com o Professor Pilar em Carapicuiba, SP


terça-feira, 24 de setembro de 2013


Primeiras tarefas da Escola Otávio Pinto Ribeiro



A Professora Leniana, diretora da EMEF Otávio Pinto Ribeiro, de Guarapari, nos enviou as fotos e relatou como foi o começo da gincana por lá. A escola está desenvolvendo o Percurso II.

A primeira tarefa "Nossa escola tem parceiros" começou com uma reunião em 14 de agosto entre o pessoal da escola, da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), do Parque Estadual Paulo Cézar Vinha (PEPCV) e pais.

A professora Cinelange leu a mensagem O Menino Azul e a Professora Leniana fez a explanação do REDE ESCOLAÍ, solicitando a participação dos pais como parceiros nas provas da gincana.

Os pais presentes apreciaram o programa, prometeram apoiar e colaborar no que fosse necessário.

Na ocasião foi realizada uma exposição de trabalhos desenvolvidos pelos alunos e alguns deles contaram histórias.

A Penha Buloto (SEMED), Juliana e Letícia (PEPCV) e as professoras Leniana e Cinelange fizeram relatos referentes ao empenho e desenvolvimento dos alunos da escola.

Enquanto isso os reporteens registravam o evento, através de um relatório.

A Eliana preparou um lanche delicioso.

Todos ficaram felizes com o resultado da reunião.




A segunda prova: "Juventude presente"  propõe estimular a expressão verbal e escrita, bem como as diferentes linguagens entre os jovens, como base para a comunicação, o registro e a mobilização.

Foi realizada uma Oficina de Escrita e Leitura aproveitando a sequência didática “Folclore”, onde foram trabalhados vários gêneros literários. Durante o período de uma semana os alunos realizaram diversas atividades envolvendo brincadeiras, adivinhas, parlendas, acrósticos, trava-línguas, entre outros. Para encerrar a sequência os mesmos confeccionaram um “ÁLBUM FOLCLÓRICO” contendo todos os gêneros que aprenderam.

No dia 06 de setembro nossos atores apresentaram todas as suas produções através da oralidade e também expondo seus trabalhos. Os pais compareceram, apreciaram e até participaram.

O desenvolvimento dos alunos e o envolvimento dos pais nas tarefas apresentadas levaram todos da escola a ficarem muito satisfeitos.






PARABÉNS PESSOAL!



sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Definido o Pós Percurso IV


As escolas que desenvolveram durante os últimos quatro anos o Programa Rede Escolaí e findaram o IV Percurso de forma efetiva, promovendo resultados positivos para a comunidade educativa foram convidadas pela Fundação Otacílio Coser para compor um comitê para o aprimoramento do programa. Este comitê tem se reunido periodicamente para apoiar e pensar estrategicamente com a equipe FOCO. Na reunião de 18 de junho foram decididas as estratégias para a continuidade do programa nas  escolas que concluírem os quatro percursos.

A definição foi de que as tarefas do Percurso IV passam a ser permanentes. Ou seja, que a comunidade educativa participa, daí em diante e pelos anos seguintes, do planejamento da escola acompanhando seus indicadores, seu desempenho em relação ao aprendizado dos alunos. O desafio é manter a mobilização e a motivação.

Como as escolas recebem novos alunos e professores a cada ano, o Comitê também sugeriu que as escolas pós- Percurso IV retomem os percursos iniciais começando um novo ciclo e oportunizando essa rica vivência aos novos membros da comunidade educativa.

Essa orientação já pode, portanto, ser incorporada ao desenho da Gincana da Comunidade Educativa do programa Rede Escolaí.

Fazem parte do Comitê de Aprimoramento:

  • Hilda Campiotti da Silva - E. E. Antonio Caputo - São Bernardo do Campo-SP
  • Elisabete Batista de Oliveira - E. E. José Porphyrio da Paz - São Paulo-SP
  • Ivani Maria das Dores Sena - E. E. Profª Maria Carolina Casini Cardim - Diadema-SP
  • Suzana Aparecida Dechechi De Oliveira - Diretoria de Ensino de São Bernardo do Campo – SP 
  • Fabiana Mazzeli – Secretaria Municipal de Educação de Guarapari - ES
  • Penha Schimitd Buloto - Secretaria Municipal de Educação de Guarapari - ES
  • Rosangela S. Guedes - Secretaria Municipal de Educação de Guarapari - ES
  • Maria de Lourdes Montavanelli – EMEIEF João Batista Celestino – Guarapari -ES
  • Andrileia Moreira da Conceição – EMEF Marinalva Aragão Amorim – Guarapari - ES
  • Ana Beatriz Lorch Roth – Fundação Otacílio Coser
  • Ana Paula Soares de Carvalho – Fundação Otacílio Coser
  • Cláudia Varella Sintoni – Fundação Otacílio Coser 




segunda-feira, 16 de setembro de 2013


Grande parceria na Baeta Neves



A E.E. Dr. Baeta Neves, de São Bernardo do Campo, deu início à tarefa 1 do Percurso II da Gincana da Comunidade Educativa: "Nossa Escola tem parceiros". A Professora Patrícia Neves, diretora, nos contou sobre o mapeamento dos voluntários, dos colaboradores externos e a participação deles com as atividades propostas.

Os parceiros da  MPC ABC PAULISTA ( Mocidade para Cristo) estiveram na escola realizando o trabalho voluntário com palestras, shows musicais e teatro onde foram discutidas as temáticas sexualidade, drogas e violência .

Os demais parceiros que vêm desenvolvendo um trabalho voluntário são: a Professora Sheila e o Professor David com atividades de letramento; Professora Vanessa com dança; Professora Simone com teatro e esportes; a Tia Nô na cantina escolar; o Professor Wilson que é o Dj, Camera Man e cuida do site da escola e o Vereador Minami que apoia a escola em diversas atividades (fotos).






São também parceiros voluntários da escola: Professor Daniel, de teatro;  Professor Diogo, em reforço de matemática;  David Klipel, Chefe de fanfarra; Marines, tia da cantina; Dona Nilde, tia da portaria; Fabiana, inspetora; Rafael Demarchi, vereador e a Capelania Escolar.


Saiba como a escola está fazendo a apresentação dos voluntários para a comunidade e expressando seu reconhecimento a todos eles conhecendo o  



PARABÉNS PESSOAL


 Com seus saberes, habilidades, atitudes e compromissos vocês contribuem com as mudanças propostas pela comunidade educativa!



quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Início da Gincana na EMEIEF João Batista Celestino


A Professora Lourdes, diretora da escola de Guarapari, nos enviou o relato e as fotos de como foi o início da gincana por lá.

"A turma da EMEIEF João Batista Celestino iniciou a Gincana da Rede Escolaí com muito entusiasmo. No dia 15 de agosto de 2013, foi apresentado o Programa para a comunidade. Desta vez foi muito prático, pois as cartilhas estavam no pen card, facilitando nosso trabalho.

Os professores, Eliana, Katia Marin e Aparecida ficaram responsáveis pela apresentação, com a cooperação da pedagoga e diretora. Fizeram uma dinâmica com os pais.

Os familiares presentes ouviram atentamente as explicações e se colocaram à disposição para participar como voluntários.

Os Reporteens já estão em ação: Roseny Jhenifer, Rhadija e Alexsandra anotaram tudo o que foi falado e apresentado. Relataram a fala da pedagoga Maria dos Anjos sobre os projetos da escola no qual alertou os pais da importância de estarem ajudando os filhos na alfabetização.

Os Projetos apresentados:
1º ano: Iniciando a ler e escrever;
2º ano: Aprendendo escrever cartas, preservação do Planeta. Oficina com materiais recicláveis e preservação da água;
3º ano: Cinema e Leitura;
4º ano: Leitura com a Natureza;
5º ano: Combatendo o abuso sexual.

Relataram ainda que a família deva ser exemplos para os filhos. Necessário que eduquem seus filhos para que a escola faça o resto.

O Pessoal do Parque Estadual Paulo Cesar Vinha marcou presença entregando o livro Preservando nosso quintal.

O turno vespertino também realizou as mesmas atividades com a cooperação da pedagoga Vera e da turma do 4º ano com  a professora Katiucha."





Parabéns pessoal!


segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Planos de Ação nas Escolas



A Gincana da Comunidade Educativa é uma proposta colaborativa, em que todos são chamados a ajudar e a comemorar juntos os avanços alcançados ao longo de ano.  Ela é organizada na forma de percursos anuais, que começam com ações mais simples, até chegar a um comprometimento maior e mais profundo de toda a comunidade educativa na busca por uma educação pública de qualidade. A sequência de tarefas de cada percurso é adequada pela própria comunidade educativa, de acordo com suas particularidades e nível de articulação.

Quanto maior a quantidade de ações e pessoas envolvidas, mais necessário e importante é ter um Plano de Ação. E, quanto melhor o Plano de Ação, maior a garantia de atingir a meta.

Plano de Ação é o planejamento de todas as ações necessárias para atingir o resultado desejado. Ele deve deixar claro tudo o que deverá ser feito, como e quando, para o cumprimento de seus objetivos e metas. Deve esclarecer também quem será o responsável por cada ação, os porquês da realização de cada ação e onde serão feitas.

Ler as tarefas e regras da gincana, definir as ações a serem realizadas e o seu modo de realização com a inclusão do maior número possível de alunos, educadores, familiares e voluntários será a melhor forma de elaborar um Plano de Ação. E quanto maior o envolvimento dos responsáveis por sua execução, maior a garantia de se atingir os resultados esperados.


E a sua escola? Já fez o Plano de Ação?

Então envie pra gente!


                                                


segunda-feira, 2 de setembro de 2013


Oficina de Mobilização em São Paulo


Foi com muita emoção que ocorreu em 30 de agosto, a I Oficina de Mobilização para as escolas de São Paulo. Com a participação de alunos, professores e outras pessoas da comunidade de dezenove escolas entre Barueri,  Carapicuiba, Diadema, São Bernardo do Campo e São Paulo, tivemos uma arrancada para o desenvolvimento da Gincana da Comunidade Educativa.

Sob o comando da Produtora Cultural Social  A Banca, os participantes foram provocados para o encontro com o outro a partir de um novo olhar.  O DJ Bola,  explicou como os nossos olhos às vezes se enganam ao ver o outro devido à cor da pele, à sua origem, ao simples sotaque e tantos outros elementos que nos faz pensar e agir com preconceito. Ele propôs para o encontro do dia um olhar ao outro a partir de seu coração.

Na apresentação, além do nome, cada um expôs suas expectativas para o encontro e identificou  seu brilho, o que cada um mais ama fazer que impacta os demais.

A partir do reconhecimento dos talentos de cada um formaram-se grupos  para os trabalhos do dia, cuja proposta foi: "O que eu posso fazer para apresentar na escola, o que eu posso fazer de impossível para melhorar a escola, o que eu posso fazer para mobilizar a escola."

Os grupos discutiram o tema, levantaram sugestões e apresentaram para todos no auditório. Foram vários temas provocativos que tiraram as pessoas de sua zona de conforto. Elas puderam então, socializar suas impressões  com uma conversa  no grande grupo.





Após o almoço, com algum relaxamento e muita música, o pessoal de A Banca, propôs aos grupos que trabalhassem e adaptassem suas ideias, até agora discutidas, para levar para a comunidade e mudar alguma coisa lá. Os grupos fariam disso uma bandeira, com logomarca, hino e até uma performance para apresentá-la.

Foi com muita criatividade que o pessoal construiu sua bandeira e apresentou para todos com empolgação.



Ao final, depois de tantas falas emocionantes, o nosso objetivo: sentir com o coração a motivação necessária para realizar as coisas,  voltar para a escola e fazer as pessoas lá sentirem isso também.




P A R A B É N S    P E S S O A L !


Saiba mais do evento no blog do pessoal de A Banca.