quarta-feira, 16 de abril de 2014

Lançamento do Rede Escolaí 2014


No início de abril ocorreram os eventos de abertura do programa Rede Escolaí para as escolas do Espírito Santo e São Paulo. Os objetivos do encontro foram criar uma oportunidade de compartilhar as conquistas do ano anterior e apresentar as estratégias de trabalho para o novo ano.  A pauta desenvolvida foi:

  • Abertura Oficial dos trabalhos do Programa Rede Escolaí com a apresentação das etapas de trabalho para 2014 e o incentivo às novas escolas para aderirem ao programa;
  • Apresentação dos resultados da Avaliação/2013;
  • Apresentação do calendário e novidades 2014;
  • Apresentação do Comitê de Aprimoramento do Espírito Santo e São Paulo. O grupo é formado por representantes de escolas que já finalizaram os quatro percursos da gincana, com o objetivo de pensar junto com a equipe da FOCO melhores estratégias e formas de mobilizar a comunidade educativa;
  • Orientação dos Percursos da Gincana por meio de uma dinâmica de entrosamento entre as escolas: os participantes foram divididos em grupos e orientados pela equipe da FOCO e pelo comitê de aprimoramento com os cartazes dos percursos da gincana.


São Paulo

O encontro aconteceu no Teatro Municipal Jorge Amado, Carapicuíba, em  01 de abril. 

Estiveram presentes representantes do Programa Escola da Família, diretores e membros da equipe técnica, professores, pais e alunos de Escolas da Rede Estadual e Diretorias de Ensino Sul 2, Itapevi, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul,  Carapicuíba e Diadema.

Deram as boas-vindas aos participantes e falaram sobre o programa, a Bernadette Coser de Orem, Presidente do Conselho Curador da FOCO,  a Ana Maria Stuginski, Coordenadora Executiva do Programa Escola da Família/FDE – Fundação para o Desenvolvimento da Educação, os representantes das DEs Escola da Família de Carapicuíba e Itapevi, Eraldo Firmino e Marlene Machado, respectivamente e a  Ana Roth, Superintendente da FOCO.

Os parceiros investidores foram representados pela Rosa Maria de Carvalho, da empresa Tegma.





Espírito Santo


A reunião aconteceu em 04 de abril, no Auditório Dr. Renato Viana de Aguiar, no centro de Vila Velha.

Houve participação de alunos, professores e diretores das Escolas das Redes Municipais de Ensino de Conceição da Barra, Guarapari, Serra e Vila Velha.

As falas de estímulo e considerações sobre o programa  foram realizadas pela Rachel Coser do Conselho Curador da FOCO, o Secretário de Educação de Vila Velha,  Wallace Millis, a Secretária de Educação de Guarapari, Diana Márgara e a representante da Secretaria de Educação de Conceição da Barra,  Neusa Maria Feregueti.

Os parceiros investidores foram representados porRosemere Borini, da CPVV, Lis Vicente, da Rodosol  e Anne Cristina Crizostomo, da Holcim.







Os próximos passos:

·      Realizar a adesão (online) das escolas interessadas em participar do Programa - o link para a adesão já foi enviado à Direção das Escolas.

·      Agendar as visitas das coordenadoras do Rede Escolaí às escolas que optarem pela adesão e se cadastrarem. Elas entregarão o material do respectivo percurso que cada escola vai desenvolver e orientarão os atores da comunidade escolar sobre as atividades e suas responsabilidades.

O link já está na rede.

P A R T I C I P E !




Nenhum comentário: