sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Escola Cesar Lessa apresenta suas ações


A Escola Estadual Dr. José Neyde Cesar Lessa, de Itapevi, SP, enviou as tarefas cumpridas pelo percurso I.

Tarefa 1- Semeando o saber - Projeto Leitura


Visando a necessidade de melhorar a escrita e leitura dos alunos da escola Estadual Dr. José Neyde Cesar Lessa, o professor Domingos Vicente da Silva, da disciplina de Língua Portuguesa juntamente com o professor Alexandre Ramos, da disciplina de Geografia, elaboraram o Projeto “Semeando o saber”, cujo objetivo nada mais é do que resgatar o gosto pela leitura. E um dos objetivos é que os alunos possam identificar e intervir nos seus próprios erros. A atividade consistiu em reescrever uma historia lida, de forma que eles possam se sentir mais seguros e confiantes na produção textual. Essa tarefa foi acompanhada pelos reporteens, alunos do 3º ano do ensino médio, Wellington Gabriel dos Santos e Raphaela da Silva Gonzaga. Esse projeto foi realizado na sala de leitura, com a turma do 9º D, do período de manhã e continha 44 alunos presentes e os professores citados acima.




Tarefa 3 –  As praças - Preservação do Patrimônio Público

Essa tarefa foi realizada pelos alunos em uma praça próxima a escola, no dia 20/08/2014. Os 43 alunos que participaram pertencem ao 2º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. José Neyde César Lessa. Os alunos realizaram a plantação da muda de ipês. O objetivo da tarefa foi conscientizar os alunos sobre a importância da preservação do meio ambiente, da sustentabilidade e renovação dos recursos naturais. O assunto foi abordado pelos professores de biologia, Maria Claudia Mineto e auxílio da professora Karina Silvestre, de Língua Portuguesa. O reporteen que atuou nessa atividade foi o aluno Wellington Gabriel dos Santos, do 3º ano do Ensino Médio.




Tarefa 5 – Inversão de Papéis

A tarefa de inversão de papéis foi realizada pelo aluno Gustavo Belli Goulart, do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. José Neyde César Lessa. O aluno apresentou uma palestra sobre Preservação do Patrimônio Escolar para aproximadamente 70 alunos, dos ensinos fundamental e médio (9º anos / 1º anos) com a participação de professores e coordenadores. A apresentação foi realizada na sala de reunião, no dia 29/07/2014 e abordou a importância da preservação como forma de manter o patrimônio conservado e os reflexos da preservação na melhoria do ambiente escolar. Na ocasião, os alunos puderam participar através de perguntas, comentários e sugestões. O reporteen que acompanhou a atividade foi o aluno Wellington Gabriel dos Santos.





Tarefa 6 – A Sabedoria dos Pais

A tarefa foi realizada no dia 19/09/2014, na sala de vídeo da Escola Estadual Dr. José Neyde César Lessa, com a participação de aproximadamente 60 pais de alunos do Ensino Médio do período noturno. A professora de Língua Portuguesa, Marlene Brito realizou um seminário onde pais, professores e coordenadores abordaram temas de interesse dos alunos, pais, docentes e comunidade. Os professores aproveitaram a sabedoria dos pais para o planejamento das práticas escolares, aconselhamento de alunos e propostas de benefícios para a comunidade. A reporteen que acompanhou a atividade foi a Raphaela da Silva Gonzaga.




Tarefa 8 – Saber fazer voluntário

A tarefa foi realizada no dia 22/05/2014, no laboratório de Química, com os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Dr. José Neyde César Lessa. A tarefa foi conduzida pela professora Cacilda Aparecida Batista, da disciplina de Geografia. O objetivo da tarefa foi promover o senso de voluntariado nos alunos, demonstrando a importância do trabalho voluntário e o impacto dessas ações, por menor que sejam dentro da nossa sociedade. A atividade realizada foi com matérias recicláveis com caixas de ovos, onde os alunos fizeram flores utilizando esse material. Participaram desse projeto 38 alunos com a participação da reporteen Raphaela da Silva.




Inovando as práticas pedagógicas

A tarefa de inovação de práticas pedagógicas foi realizada pelos professores de Língua Portuguesa e Química, respectivamente, Professora Marlene Brito e Professor Isac da Silva, com 82 alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Dr. José Neyde César Lessa. Os professores promoveram aulas diferenciadas como aula prática diretamente no laboratório de Química e apresentação de peça teatral baseada no livro de literatura brasileira, na sala de reunião. O objetivo da atividade foi incentivar o gosto pela aprendizagem de forma a facilitar a didática e o ensino proposto pelo currículo. Os reporteens foram: Wellington Gabriel dos Santos e Raphaela da Silva Gonzaga.






PARABÉNS pelas excelentes atividades.
 Valeu pessoal!





Nenhum comentário: