terça-feira, 25 de novembro de 2014

Escola Natalino trabalha projeto para melhorar convivência

A Escola Estadual Natalino Fidêncio, de Carapicuiba, SP,  nos enviou o projeto que está sendo executado durante este ano em sua comunidade:

Projeto Rede Jovem de Futuro
Escola: EE Professor Natalino Fidêncio
Ano: 2014 – Parceria Rede Escolaí

Título do projeto: Um olhar sobre a realidade escolar utilizando o lúdico

Disciplinas envolvidas: todas as disciplinas da grade curricular do Ensino Fundamental e Médio da Unidade escolar.

Autores do projeto:  Sebastiana Luzia do Nascimento, Jaci de Almeida Cintra da Silva, Vera Lucia e reporteens.

1- Resumo do projeto

Este projeto visa buscar parcerias com entidades em prol do fortalecimento da escola e da resolução dos problemas ocasionados pela violência em nossa comunidade como um todo.

2- Justificativa do projeto

Constantemente observa-se agressividade crescente nos discentes, apesar de fazerem parte de uma mesma realidade social, suas atitudes e posturas demonstram não estarem se adaptando com o local onde habitam, convivem e frequentam. Esta insatisfação vem repercutir ou vem à tona na escola, pois demonstram a ira que trazem embutidos em seu seio, através de agressividade com os colegas, professores, funcionários e patrimônio público.

3- Objetivos e Resultados pretendidos
  • fortalecer vínculos de família investindo na cultura de paz entre todos os membros;
  • identificar as ações de violência existentes na escola e a sua volta;
  • resgatar as ações de cidadania;
  • desenvolver estratégias de ações que promovam a socialização e a convivência por meio de atividades esportivas, culturais e de lazer.


4- Público alvo /abrangência

Pais, professores (90), funcionários, comunidade em torno e os da Unidade Escolar (1600 alunos distribuídos nos períodos da manhã, tarde e noite).

5- Avaliação

A partir da observação da mudança de comportamento dos alunos participantes do projeto.

6- Cronograma e Orçamento

Agrupamento, dramatização, dinâmicas, gincanas, jogos colaborativos, espaços agradáveis, jogos teatrais, plantio comunitário, seleção de sementes, fotos do cultivo e crescimento. Prazo: 1 ano.

7- Objetivo geral

Resgatar valores morais através de atitudes que demonstrem respeito mutuo, solidariedade, humildade e amor ao próximo; apropriar-se do universo que a escola é uma instituição formadora de pessoas e não apenas transmissora de conhecimentos.

8- Objetivos específicos

Planejar ações e formas de trabalho que abordem o tema violência e suas consequências, de tal forma, que promovam atitudes de reflexão que façam melhorar gradativamente a convivência e reduzam a indisciplina, a intolerância e as diferenças dentro e fora do âmbito escolar.

9- Indicadores de progresso

Resgate de valores morais, ética, respeito e solidariedade, visando que respeitem as diferenças e sua formação dentro de uma sociedade.

10- Indicadores Resultados

Ações que busquem enriquecer a convivência entre os grupos, valorizando conhecimentos prévios a atitudes que promovam o debate.

11- Riscos e Dificuldades

Promover a integração dos grupos, mediar divergências de ideias uma vez que o conflito de criação e valores estão embutidos em cada ser.

12- Avaliação de percurso

Ações mantidas: objetivos propostos
Ações redimensionadas: em percurso
Novas ações: em avaliação caso seja necessário – em percurso

13- Avaliação final

Objetivo traçado e realizado – em processo





PARABÉNS, pessoal!

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