A Escola Estadual Natalino Fidêncio, de
Carapicuiba, SP, nos enviou o projeto
que está sendo executado durante este ano em sua comunidade:
Projeto Rede
Jovem de Futuro
Escola: EE Professor
Natalino Fidêncio
Ano: 2014 –
Parceria Rede Escolaí
Título do
projeto: Um olhar sobre a realidade escolar utilizando o lúdico
Disciplinas envolvidas: todas as disciplinas
da grade curricular do Ensino Fundamental e Médio da Unidade escolar.
Autores do projeto: Sebastiana Luzia do Nascimento, Jaci de
Almeida Cintra da Silva, Vera Lucia e reporteens.
1- Resumo do projeto
Este projeto visa buscar parcerias com
entidades em prol do fortalecimento da escola e da resolução dos problemas
ocasionados pela violência em nossa comunidade como um todo.
2- Justificativa do projeto
Constantemente observa-se agressividade
crescente nos discentes, apesar de fazerem parte de uma mesma realidade social,
suas atitudes e posturas demonstram não estarem se adaptando com o local onde
habitam, convivem e frequentam. Esta insatisfação vem repercutir ou vem à tona
na escola, pois demonstram a ira que trazem embutidos em seu seio, através de
agressividade com os colegas, professores, funcionários e patrimônio público.
3- Objetivos e Resultados pretendidos
- fortalecer vínculos de família investindo na cultura de paz entre todos os membros;
- identificar as ações de violência existentes na escola e a sua volta;
- resgatar as ações de cidadania;
- desenvolver estratégias de ações que promovam a socialização e a convivência por meio de atividades esportivas, culturais e de lazer.
4- Público alvo /abrangência
Pais, professores (90), funcionários,
comunidade em torno e os da Unidade Escolar (1600 alunos distribuídos nos
períodos da manhã, tarde e noite).
5- Avaliação
A partir da observação da mudança de
comportamento dos alunos participantes do projeto.
6- Cronograma e Orçamento
Agrupamento, dramatização, dinâmicas,
gincanas, jogos colaborativos, espaços agradáveis, jogos teatrais, plantio
comunitário, seleção de sementes, fotos do cultivo e crescimento. Prazo: 1 ano.
7- Objetivo geral
Resgatar valores morais através de atitudes
que demonstrem respeito mutuo, solidariedade, humildade e amor ao próximo; apropriar-se
do universo que a escola é uma instituição formadora de pessoas e não apenas
transmissora de conhecimentos.
8- Objetivos específicos
Planejar ações e formas de trabalho que
abordem o tema violência e suas consequências, de tal forma, que promovam
atitudes de reflexão que façam melhorar gradativamente a convivência e reduzam a
indisciplina, a intolerância e as diferenças dentro e fora do âmbito escolar.
9- Indicadores de progresso
Resgate de valores morais, ética, respeito e
solidariedade, visando que respeitem as diferenças e sua formação dentro de uma
sociedade.
10- Indicadores Resultados
Ações que busquem enriquecer a convivência
entre os grupos, valorizando conhecimentos prévios a atitudes que promovam o
debate.
11- Riscos e Dificuldades
Promover a integração dos grupos, mediar
divergências de ideias uma vez que o conflito de criação e valores estão embutidos
em cada ser.
12- Avaliação de percurso
Ações mantidas: objetivos propostos
Ações redimensionadas: em percurso
Novas ações: em avaliação caso seja
necessário – em percurso
13- Avaliação final
Objetivo traçado e
realizado – em processo
PARABÉNS, pessoal!
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