quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Escola Mércia produz panfletos pela paz


A Professora Rosimeire Ramos, da E. E. Professora Mércia Artimos Maron, de Diadema, nos enviou o primeira tarefa da gincana. A escola se encontra no Percurso III. A proposta foi desenvolver um trabalho na comunidade para promover paz e diálogo. A partir do recolhimento de informações sobre o que contraria a cultura de paz na escola produzir panfletos informativos contra o preconceito e a violência, além de encaminhar esses panfletos para as famílias e fazer a distribuição em algum ponto de referência na comunidade local.

A tarefa começou em 10 de agosto com 25 alunos, um professor e 5 funcionários da escola.

A Professora Rosemeire nos relatou: "Sugeri aos alunos fazerem uma pesquisa sobre o que é bullying e como podemos evitá-lo. A partir dessa pesquisa eles confeccionaram panfletos de conscientização para as crianças que foram distribuídos no recreio e confeccionaram cartazes para deixar exposto no pátio da escola. A turma do Falaí se mostrou bastante empolgada na realização da tarefa e sugeriram que essa ideia fosse transmitida para as outras turmas para que eles ajudassem na confecção dos panfletos com desenhos e ideias novas."

Panfletos criados e distribuídos no recreio pela turma do Falaí:

  


PARABÉNS pela campanha, pessoal! Galera Falaí, vá em frente!

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Galera Falaí da Escola Valeriana cria jornal e inicia a gincana


A Professora Alice Norma Wilkenmann, Apoiaí da EMEF Valeriana Rosa Cezar de Serra, ES, nos relatou como foi por o time em campo e  iniciar a gincana na escola.

"No dia 17 de agosto foi feito uma reunião com a reporteen* Tamires Pires Fraga para reativação do projeto. Passei todo o objetivo do III percurso e a mesma já chamou para a reunião um aluno que estava muito interessado em participar e juntos passaram em cada sala convocando quem quisesse participar e o grupo foi fechado com dois reporteens* por sala.

No dia 21 de agosto nos reunimos para dar inicio  ao percurso e estratégias para busca de parcerias e objetivos que desde o inicio ficou  na criação de um jornal escolar e como será a construção do mesmo e também a pesquisa sobre as oficinas de leitura e escrita fora e dentro da escola.

Será criado um concurso por eles, sobre o nome do jornal e deverão trazer no próximo encontro marcado para o dia 28 de agosto às 13h o resultado  das atividades exercidas na semana  e o resultado da pesquisa sobre eventuais pessoas que desejarão participar das oficinas de leitura e escrita.

Devido ao final de trimestre atrasou muito nosso segundo encontro, mas nesse ínterim os alunos agilizaram e fizeram um concurso para a escolha do nome do jornal e quem ganhou por votação dos alunos foi o nome de “Gazeta Estudantil” sugerido pelo professor Osvaldo de História.

Os reporteens*  estão usando o crachá e trabalhando dentro de sala no intuito de divulgar o projeto REDE ESCOLAÍ.

Foi entregue a cada um o roteiro da gincana e os passos trabalhados, a tarefa 02 em pauta para desenvolvimento, ficou assim distribuída.

No dia 21 de setembro foi entregue aos alunos a primeira tiragem do jornalzinho "Gazeta Estudantil" criado e redigido pelos reporteens* e  nele seguem as orientações para a oficina de Leitura e Escrita que será realizada no dia 14 de outubro."





* Galera Falaí - são os alunos líderes da gincana na escola (reporteens)


Muito bom recomeço, parabéns pessoal!


terça-feira, 22 de setembro de 2015

Pessoal do Espírito Santo - chegou a vez de vocês!


Já estão abertas as inscrições para a Oficina de Comunicação para as escolas do Espírito Santo.

Esta oficina tem por objetivos: oferecer base técnica em produção comunicativa para as escolas do Programa Rede Escolaí que estão iniciando o programa em 2015;  aumentar a opção de linguagens técnicas para a produção de conteúdos a serem compartilhados no blog do programa; estimular o compartilhamento, em rede, das ações feitas nas escolas participantes da rede.

A oficina terá três (3) vagas por escola, sendo um professor (Apoaí) e dois alunos (Falaí) que estejam envolvidos com as atividades da Gincana da Comunidade Educativa.

Tragam para a oficina lápis, caneta, borracha, corretivo, caderno ou bloco de anotações. Notebook, celulares e câmeras para fotografar.



Se vocês ainda não receberam o link para inscrição escrevam um e-mail para programaredeescolai@gmail.com   ou    foco@foco.org.br

Participem!


As inscrições vão até 28 de setembro.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Galera Falaí e Turma Apoiaí participam da Oficina de Comunicação


Os líderes da Gincana da Comunidade Educativa do Projeto Rede Escolaí - alunos da Galera Falaí e os seus professores - turma Apoiaí - participaram de oficinas de comunicação que ocorreram em 11 e 14 de setembro  em São Paulo e São Bernardo do Campo.

Entre alunos, professores e membros da equipe técnica das escolas foram aproximadamente 80 participantes. As experiências em educomunicação foram propostas pela  Associação Escola de Notícias, empreendimento social na área de comunicação, educação e mobilização social sediada no Campo Limpo, zona sul de São Paulo.

O objetivo de capacitar os líderes da gincana na escola foi o de  oferecer a possibilidade de aprimorarem suas habilidades em comunicação. Através de vivências criativas em Fotografia, Escrita Criativa, Ilustração e Produção de áudio, a proposta foi estimular a geração de ideias nos participantes e instrumentalizá-los para expressá-las e compartilhá-las.

No contexto da Gincana, além das ações de mobilização, é muito importante registrar e divulgar os acontecimentos na escola. A turma Apoiaí e principalmente os alunos da galera Falaí são os porta-vozes da instituição que devem ajudar a informar e mobilizar a comunidade dentro e fora da escola, presencialmente e virtualmente.

Veja alguns momentos:



Parabéns pelo encontro e  produção, pessoal!

terça-feira, 8 de setembro de 2015

A mobilização e a motivação continuam



Em 2015, a EMEIEF João Batista Celestino, de Guarapari, realiza o Pós Percurso IV pelo terceiro ano! Eles nos enviaram toda a programação da Gincana da Comunidade Educativa que está sendo realizada no período de agosto a outubro. Conheça!


Planejamento da Escola



Muito legal. Estamos aguardando, pessoal!



quinta-feira, 3 de setembro de 2015

O que acontece quando trocam-se os papéis!


A Escola Estadual Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, de São Paulo, entrou no programa Rede Escolaí ano passado e desenvolveu o percurso I. Para finalizá-lo nos enviou a tarefa 5 - Inversão de Papéis.



Vocês arrasaram... PARABÉNS, pessoal!

terça-feira, 1 de setembro de 2015

Participe da Oficina de Comunicação


Já estão abertas as inscrições para a Oficina de Comunicação para as escolas de São Paulo.

Esta oficina tem por objetivos: oferecer base técnica em produção comunicativa para as escolas do Programa Rede Escolaí que estão iniciando o programa em 2015;  aumentar a opção de linguagens técnicas para a produção de conteúdos a serem compartilhados no blog do programa; estimular o compartilhamento, em rede, das ações feitas nas escolas participantes da rede.

A oficina terá três (3) vagas por escola, sendo um professor (Apoiaí) e dois alunos (Falaí) que estejam envolvidos com as atividades da Gincana da Comunidade Educativa.

Tragam para a oficina: lápis, caneta, borracha, corretivo, caderno ou bloco de anotações. Notebook, celulares e câmeras para fotografar.

As escolas participantes serão divididas em dois grupos conforme sua região:

11/09 - Oficina para escolas de Carapicuiba, Itapevi, Jandira e Zona Leste de São Paulo

14/09 - Oficina para escolas de Diadema, São Bernardo do Campo e Zona Sul de São Paulo

Se você ainda não recebeu o link para inscrição escreva um e-mail para programaredeescolai@gmail.com ou foco@foco.org.br


Participe!
As inscrições vão até 09 de setembro.