terça-feira, 29 de outubro de 2013

Gincana da Comunidade Educativa do Campo


É assim que foi denominada a nossa gincana pelos alunos da Escola Municipal Pluridocente de Ensino Fundamental Campo Grande, de Guarapari. A Professora Alexsandra nos enviou o relato e as fotos das atividades realizadas até agora. A escola está desenvolvendo o Percurso I da Gincana.

Tarefa 1 - Semeando o Saber

"Esta tarefa foi realizada na comunidade Laje das Pedras, Escola Campo Grande, Guarapari, Espirito Santo. Os alunos escolheram o tema Gincana da Comunidade Educativa do Campo.

 No primeiro momento, para descontrair, foi feita uma dinâmica: "Auxílio mútuo”

Objetivo: Para reflexão da importância do próximo em nossa vida.

Material: Pirulito para cada participante.

Procedimento: Todos em círculo, de pé. É dado um pirulito para cada participante e os seguintes comandos: todos devem segurar o pirulito com a mão direita, com o braço estendido. Não pode ser dobrado, apenas levado para a direita ou esquerda, mas sem dobrá-lo. A mão esquerda fica livre, para trás e não poderá ser usada. Primeiro solicita-se que desembrulhem o pirulito, já na posição correta (braço estendido, segurando o pirulito e de pé, em círculo). Quando a maioria conseguir (se já estiver demorando demais deixe que abram, usando a mão esquerda) dê a seguinte orientação: sem sair do lugar em que estão, mão esquerda atrás, direita segurando o pirulito e esticado sem poder dobrá-lo, todos devem chupar o pirulito! Aguardar até que alguém tenha a iniciativa de imaginar como executar esta tarefa, que só há uma: oferecer o pirulito para a pessoa ao lado!!! Assim, automaticamente, os demais irão oferecer e todos poderão chupar o pirulito. Encerra-se a dinâmica, cada um pode sentar e continuar chupando, se quiser, o pirulito que lhe foi oferecido.

Conclusão: Dificilmente o individualismo consegue transpor barreiras. O espírito de equipe é essencial para o alcance do sucesso. Uma equipe participativa, homogênea, coesa, vale mais do que um batalhão de pessoas com posicionamentos isolados. Isso vale para qualquer área de sua vida, especialmente a profissional.

No segundo momento:As alunas do 4º e 5º apresentaram um teatro de uma fábula: O cão, o galo e a raposa. Os alunos do 1º, 2º e 3º anos apresentaram um poema sobre o dia da árvore e cantigas de roda.

No terceiro momentoFoi realizada a divulgação das cartilhas do Programa Rede Escolaí:

Cartilha do adolescente
As alunas Francieli e Raine (alunas do 5º ano) destacaram:
“Somos únicos! Cada pessoa possui características pessoais que nunca vão ser iguais às características dos outros. É claro que podemos identificar semelhanças entre as pessoas, porém, não podemos afirmar que elas são iguais. Cada um tem sua história e suas experiências que vão formar e construir o seu jeito de ser, a sua identidade”.
E enfatizaram a importância da escola viver em conjunto com a família e a comunidade, pois precisamos unir as forças por uma educação de qualidade para sermos cidadãos capazes de viver em sociedade.

Cartilha pais, filhos e escola
 A Josiana fez explanação sobre Pais e destacou:
“Que é muito importante que os pais estejam sempre ajudando nas tarefas de casa, incentivando o filho a ler, a escrever, estar sempre presente na escola para saber do desenvolvimento de seu filho e o que pode ser melhorado em suas dificuldades e necessidades educativas, e o mais importante ser amoroso, paciente e elogiar sempre”.

Cartilha uma profissão muito especial, um guia para o professor
As professoras Alexsandra e Adriana explanaram sobre o professor e destacaram:
Que o papel do professor é educar para a vida, para os desafios da nossa sociedade, para que possam saber viver em sociedade, tendo a capacidade de trabalhar em equipe, enfrentando desafios e situações, obtendo um bom resultado, e ter o domínio da leitura e escrita. Temos que ter amor pela profissão, pois é uma responsabilidade muito grande "educar", e precisamos sempre buscar o conhecimento. E para isto acontecer à escola necessita da participação da família e da comunidade para juntos lutarmos por uma educação de qualidade para nossos filhos para que sejam formados cidadãos de bem.

Os alunos ficaram atentos a cada informação sobre as cartilhas, juntamente com os pais e a comunidade."




"Os alunos participaram em toda organização da tarefa e foi um sucesso graças ao desempenho de toda equipe: alunos, professor, pais e comunidade.
Obrigada à Rede Escolaí por esta oportunidade!"

Tarefa: 3 – As praças

"Esta prova foi realizada na comunidade de Laje das Pedras, Escola Campo Grande, Guarapari, Espirito Santo, pelos alunos do turno matutino e vespertino e realizando a comemoração do dia da árvore.

Esta escola está localizada na zona rural em meio a um seringal onde a comunidade mantém o seu sustento familiar.

Como não tem praça próximo à escola os alunos se propuseram fazer a restauração da horta. Antes tinha uma horta, mas foi desativada, então resolvemos fazer uma nova horta aproveitando essa oportunidade com o programa.

Antes da tarefa ser realizada, nós professoras tivemos uma conversa a respeito das plantas e os cuidados. Como estava na semana da árvore o assunto ficou enriquecido e tivemos também a presença do Parque Estadual Paulo Cesar Vinha (PEPCV)  que já faz um trabalho com a escola há alguns anos com os assuntos sobre o meio ambiente e sua preservação através de palestras e passeios. Em um desses passeio ao PEPCV os alunos confeccionaram uma árvore pintada com as mãos de tinta guache e este ano os alunos foram presenteados com o livro que fala sobre a trajetória do PEPCV, PRESERVANDO O NOSSO QUINTAL.

Plantio da árvore
Neste dia o PEPCV esteve na escola, trouxe uma muda de Aroeira e falou um pouco sobre a importância da árvore para as nossas vidas. Fez também uma experiência juntos aos alunos, conhecida como caixa de erosão.



Semana do dia da árvore

Palestra com Janine do PEPCV
Falando sobre a importância da árvore e do solo como: o alimento, chás, sombra, a proteção ao meio ambiente, desmatamento e desmoronamento.

Experiência ‘caixa de erosão’
Uma caixa de madeira meio inclinada onde foi colocada uma parte de areia e a outra parte de grama. Foi jogada água nas duas partes, mostrando a diferença, onde há preservação da floresta e onde não há, o que causou o desmoronamento, que é o solo desprotegido. Foi enfatizado que a floresta protege o solo e precisamos respeitar o meio ambiente. Isto acontece quando há derrubada de árvores e são construídas casas no morro, causando desmoronamento.
E por fim, depois de terem aprendido esta lição, a Janine ofereceu um delicioso lanche debaixo de uma árvore, aproveitando a sua sombra.

A horta

Depois de ter plantado o pé de aroeira fomos fazer a horta. Os alunos estavam ansiosos e trouxeram mudas de: cebolinha, coentro, abóbora, cará, feijão e algumas plantas ornamentais.

Primeiro foi feita a limpeza da horta, tirando todos os matinhos, depois o preparo da terra para semear e plantar as mudas e por fim os alunos regaram toda a horta.

Esta tarefa foi muito importante para os alunos, pois eles vivenciaram um pouco sobre o meio ambiente e sua preservação.

Agradecemos à Janine do PEPCV, ao apoio de toda equipe da escola pelo seu desempenho e principalmente o Programa Rede Escolaí."

Muito obrigada!



PARABÉNS PESSOAL


Nenhum comentário: