quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Primeiras tarefas na Escola Mércia



A E.E. Professora Mércia Artimos Maron, de Diadema, nos enviou os relatos das primeiras tarefas realizadas. Eles estão desenvolvendo o Percurso I da gincana. Nas primeiras tarefas "Semeando o Saber" e "Nosso Projeto Educativo" a escola divulgou o programa Rede Escolaí na Rádio Mercialiança, fez cartazes, mural com o material do percurso e uma reunião de pais.

Com base nas cartilhas do programa foram distribuídas na reunião as "Sete dicas para pais, mães e responsáveis", que também foram fixadas no mural.

A fim de saber o que pensam e melhorar sua participação na escola, os reporteens fizeram uma pesquisa entre os pais.

O desafio foi ouvir sugestões, críticas e promover a participação efetiva das famílias. Embora a comunidade aponte problemas, nem sempre ela tem o hábito de dar sugestões para a melhoria. É preciso uma conscientização do que a própria comunidade pode fazer dentro da escola e como fomentar a participação na vida escolar de suas crianças e jovens durante o ano letivo.

Os pais foram convidados a participar do Rede Escolaí através de anúncios na rádio Mercialiança e visitas aos finais de semana. O programa também foi divulgado no blog.


Na tarefa 4 - A história coletiva - os reporteens fizeram  uma pesquisa sobre a origem do nome da escola e registraram através de fotografias e relatos escritos, organizando e sistematizando as informações obtidas. 


Essa etapa mobilizou e despertou o interesse de toda a escola porque algumas crianças tinham informações errôneas a respeito do Patrono da escola, a Professora Mércia Artimos Maron.

Existe uma espécie de lenda urbana que as crianças relatam que a Professora Mércia morreu dentro da escola e foi enterrada no palco . Algumas interpretam a fotografia da Professora dentro de um caixão.

Após a divulgação da biografia muitas crianças procuraram a biblioteca para ter acesso ao material escrito.

Esses registros estão sendo apresentados e divulgados aos demais através de programa de Rádio e exposição permanente na escola. Estão sendo também disponibilizados em vídeo livro, vídeo em libras e texto em braille.



Os pilares da gincana na escola são:
     Rosemeire Nascimento Silva Ramos  – Vice-Diretora;
     Zélia Martins - Profa. Coord. Pedagógica;
     Aparecida Neide dos Santos  – Profa. Mediadora
     João Hilton -  ex-aluno

PARABÉNS PESSOAL!

Nenhum comentário: