sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Escola Leonel Brizola finaliza a gincana


A UMEF Leonel de Moura Brizola, de Vila Velha, ES, nos enviou as últimas tarefas desenvolvidas:

Tarefa 2 - Juventude presente

Momento 1 - Realizar

Horário de Biblioteca

Foi criado um projeto para que todas as salas tivessem um horário de biblioteca pelo menos uma vez na semana. Esse projeto mobilizou toda a escola, tanto no sentido de despertar o interesse pela leitura como pela valorização do espaço escolar.

Projeto de Reforço

Nas recentes conversas com os professores e pais, percebemos que nossos alunos demonstravam algumas dificuldades em relação ao aprendizado. Pensando nisso, solicitamos à Secretaria de Educação, que nos enviasse um profissional que pudesse nos ajudar nessa tarefa. Montamos um projeto para atender as crianças do contra turno e esse projeto encontra-se em andamento. Até a presente data, temos tido alguns bons resultados. Este projeto atende crianças de 1° ao 5° ano.

Projeto de Matemática/Português

Esses dois projetos funcionam igualmente ao projeto de reforço, mas atende crianças de 6° ao 9° ano.

Biblioteca Móvel

A Biblioteca móvel é um serviço de extensão cultural da Biblioteca Pública Estadual do Espírito Santo e funciona como um centro cultural itinerante. Além dos serviços básicos de uma biblioteca, o equipamento oferece rodas de leitura, oficinas literárias, apresentação de escritores locais a comunidade como forma de garantir o acesso às obras e fornecer o interesse pela leitura, pelo livro e pelas bibliotecas. Conseguimos que um dos pontos de parada dessa Biblioteca Móvel fosse em frente à nossa escola, pois acreditamos que aqui seja um grande ponto para a divulgação desse trabalho, já que atendemos vários bairros e nossa escola está bem localizada na rodovia.

Projeto de Leitura em sala

O projeto foi criado pela professora Maria Ângela do 3°D, para que as crianças se apropriassem do universo da leitura de modo lúdico e que dessa forma se interessassem mais pelo ato de ler e por tudo que essa descoberta traz de bom. Através deste projeto a professora pôde trabalhar com os alunos questões ambientais, plantações, socialização, estudo e produções de texto, conhecimento de autores, ilustrações etc. Esse trabalho foi realizado a partir do livro “A chácara do Chico Bolacha”.

Momento 2  - Divulgar

Divulgamos todos os trabalhos realizados através das redes sociais abaixo. Também enviamos bilhetes aos pais sobre os principais acontecimentos da escola.


 Momento 3 - Ampliar

Estamos ampliando os projetos e incentivando a cada dia a participação mais efetiva de nosso corpo docente. Um dos projetos em andamento é o da reestruturação da horta que foi bem danificada por roedores e pelas fortes chuvas do ano passado. Contamos com a colaboração este ano de um agrônomo e uma professora de agricultura para ensinar e ajudar os alunos nesse projeto.



 Tarefa 4 – Ensinar é Arte

Show de talentos

A escola promove todos os anos o show de talentos para promover entretenimento, socialização, desenvolvimento. Com isso possibilitar aos nossos alunos uma forma de se expressar e mostrar a todos suas habilidades. Neste dia os alunos prestigiam as apresentações:

  • Banda
  • Danças com participação de ex-alunos e voluntários.
  • Desenhos
  • Capoeira 
Pátria nossa Brasil

No mês de setembro promovemos eventos que valorizassem a nossa pátria.

Hino nacional

Todas as quintas-feiras nossos alunos se reúnem no pátio de nossa escola para cantar o hino nacional e o da bandeira. Com esse gesto valorizamos e respeitamos antigas tradições bem como exploração e entendimento de seus versos e estrofes, procurando também despertar o interesse em conhecer cada hino.

Comemoração do dia 7 de setembro

Eleições

Festa cultural

Um dia para integração, lúdico, cultura, interação, criatividade, trabalho em grupo, desenvolvimento, apresentações etc. A comunidade se fez presente assim como os professores e alunos ajudando na organização e participação do evento que vem sendo marcado por muitas conquistas e realizações. Todo o dinheiro arrecadado neste dia volta em prol das nossas crianças com a aquisição de brinquedos, festas, eventos passeios etc.

Coral voluntário - Este ano, nossa escola contou com a participação de um coral voluntário que canta na comunidade auxiliada pelo nosso maestro.

Exposição literária - folclore

Aula expositiva de Espanhol

Realizada pela professora de espanhol com os alunos dos 9º anos, no intuito de proporcionar aos nossos alunos novas formas de aprendizados e de tornar as aulas mais prazerosas. Os alunos e professora organizaram um desjejum onde se possibilitou vivenciar na prática o que se aprendeu em sala de aula.

Trabalhos expositivos com animais
     
Exposição dos trabalhos realizados pela professora Adriana de Ciências com o 7º ano sobre animais vertebrados e invertebrados. Os alunos puderam expor os animais, seus trabalhos e explicar para os visitantes tudo que aprenderam.

Trabalho sobre temas polêmicos (aula de Português)

Trabalho realizado pelo professor de português com alguns temas polêmicos, onde resultou em produções de texto e apresentações em sala de aula do ponto de vista de cada aluno.

Aula expositiva sobre Antiga Grécia

Trabalho realizado pela professora de História com apresentação dos trabalhos e desfile de melhores fantasias. 

Dia A da alfabetização





PARABÉNS pela excelente jornada, pessoal!


Nenhum comentário: