A EMEF Marinalva Aragão Amorim,
de Guarapari – ES, tendo completado o pós
percurso IV optou em 2014 por manter o percurso
IV e refazer o III, recomeçando
o ciclo com ações voltadas para a melhoria do rendimento escolar, assim como,
a integração família-escola.
Atualmente a escola está sob a
direção da Alessandra Corrêa Ernesto Dias, bacharel em Contabilidade e
licenciada em Matemática, com Especialização em Educação Inclusiva e Gestão
Publica, que assumiu a Escola em janeiro de 2014, e da diretora adjunta a Andrileia
Moreira da Conceição. A diretora atuou como Coordenadora da Educação Integral e
foi tutora de diversos cursos da área educacional. Com ênfase nesses
conhecimentos e com base nessas experiências
veio para implementar iniciativas e procedimentos que materializam na
prática, a concepção da Educação em Tempo Integral. A partir desse pressuposto,
a escola passou a ser reconhecida como o 1º Pólo de Educação Integral do
Município. Como estratégia para promover não só a ampliação de tempo, espaço e
oportunidades educativas, mas sim, uma aprendizagem conectada à vida das
crianças, adolescentes e jovens a escola buscou parceria com o programa Rede
Escolaí. Com foco na Educação Integral, foram desenvolvidas ações diversas
voltadas para a aprendizagem e a necessidades dos alunos .
A escola
Início do Programa Rede Escolaí
A Diretora Alessandra Corrêa
Ernesto Dias promoveu um encontro da comunidade escolar com a participação da
Secretária Municipal da Educação Diana Márgara, com objetivo principal de divulgar, orientar e incentivar a participação
da comunidade nos projetos que seriam desenvolvidos na escola, assim como na
implementação da Escola de Tempo Integral.
Houve uma grande participação dos
pais da comunidade local. Eles puderam tirar suas dúvidas e conhecer a proposta
pedagógica da Escola para o ano letivo com relação à implantação da Escola em Tempo Integral e do Programa Rede Escolaí. Foi informado aos
pais que seus filhos teriam oficinas de: Judô, Dança, Percussão, Xadrez,
Espanhol, Robótica, Laboratório de Ciências, Esporte, além de Português e Matemática.
Foram apresentadas as etapas do Programa
Rede Escolaí.
Para iniciar a Gincana foram formados
grupos de trabalho com os reporteens que receberam a lista de ações
que deveriam ser cumpridas na escola. A liderança ficou por conta da Pilar
Renata Pereira, atuante como professora itinerante na escola.
A Equipe Pedagógica da Escola
trabalhou com instrumentos acompanhando a execução das ações, avaliando os
trabalhos e compartilhando resultados. A partir da análise dos resultados do rendimento
dos alunos de 6° ao 9° ano em disciplinas variadas durante os anos anteriores e
da evasão escolar, ficou perceptível a necessidade de uma intervenção
pedagógica com ações que tivessem foco no desenvolvimento de um projeto
educacional com vistas a melhorar o rendimento dos nossos alunos e proporcionando a eles um estudo mais prazeroso.
Partindo desta perspectiva, consideramos que a Gincana seria um instrumento
eficaz, visto que seria uma ação em todo decorrer do ano.
Além dos trabalhos realizados em sala, a
escola vem trabalhando com programas de recuperação no contra turno buscando consolidar
as diversas práticas pedagógicas relacionadas à integração família-escola, com
vistas a oferecer ao seu corpo discente uma formação integral. Desta forma, o
projeto “Gincana da Comunidade Educativa” veio contribuir para o melhoramento
da qualidade de ensino e do aprendizado de nossos alunos, uma vez que ela propõe
atividades prazerosas tanto dentro do espaço escolar como no entorno, para
alunos, professores, demais profissionais e pais de alunos.
Com a aplicação do projeto e com o
empenho de todos foi possível um melhor desempenho dos alunos nas atividades escolares
dando qualidade e aprendizado, aumentando o índice de aprovação trimestral, bem
como melhorando a autoestima dos alunos e suas relações interpessoais.
Enfim, a família e escola precisam
ser parceiros permanentes para que haja um aprendizado de qualidade. Juntos
FAMÍLIA e ESCOLA podem fazer a diferença na sociedade, pois demonstração de interesse pela vida escolar dos
filhos é parte fundamental em seu processo de aprendizagem.
Tema 1 - CULTURA
DE PAZ
Resgatando Valores - Recreio Dirigido
Tarefa de iniciativa da equipe pedagógica,
dirigidas pelas pedagogas Lúcia Helena de Jesus Pinheiro e Aldair Ramos,
teve como objetivo, viabilizar procedimentos que permitissem a construção
de regras e limites, pautados no respeito, amor e confiança, através da
inter-relação. Além de valores éticos, morais, o respeito mutuo, foi trabalhado
a autoestima, a criatividade, a fantasia, promovendo a cogestão entre alunos e
professores.
Tarefa - Atividade
Língua Portuguesa Trabalhando Valores:
Tema - Tira Mão de Mim
Professor: Edmilson
A partir de uma problemática
envolvendo situações de preconceito e bulling na escola, o professor
desenvolveu o projeto Tira mão de mim,
que teve como marco inicial uma situação envolvendo uma aluno especial com
laudo. O projeto teve o objetivo de
trabalhar o respeito mútuo, preconceito e conscientização sobre o bullying. O
docente Edmilson mobilizou todos os
alunos na elaboração de cartazes e dissertações sobre os temas mencionados,
levando-os a discutirem e refletirem os assuntos de forma crítica e objetiva, para
repensarem suas práticas e opiniões sobre qualquer tipo de discriminação e preconceito. A
culminância do trabalho foi a exposição dos cartazes na área externa da escola, a fim de mobilizar outros alunos e a comunidade escolar.
TEMA 2 - COMUNICAÇÃO
TAREFA 1
Estimular a expressão e a socialização
por meio da linguagem , compartilhando experiências e conscientização para uma
boa convivência. A escola teve como parceria para o desenvolvimento desta tarefa,
a voluntária e palestrante Ana Lucia de Jesus Barbosa, psicoterapeuta, que nos
abrilhantou com seu amplo conhecimento na área da comunicação. A palestra
aconteceu em uma sábado, foi aberta à comunidade local e teve participação de
alunos, pais e profissionais da escola.
TAREFA 2
Tema: O Direito da Mulher
Em parceria com o Ministério Público do Espírito Santo e com o
objetivo de levar à comunidade feminina o conhecimento dos seus direitos
assegurados por lei, a Promotora de Justiça de Guarapari, juntamente com outros
promotores, assistentes sociais e psicólogo ministraram uma palestra em nossa
escola, onde oportunizou às mulheres da comunidade local, orientações acerca
das leis que deliberam sobre os direitos das mulheres, assim como trouxe informações sobre os órgãos competentes a serem
recorridos em casos de violação desses direitos. A parceria foi uma sucesso e
oportunizou a muitas mulheres vítimas de maus tratos serem orientadas sobre seus direitos e ações
diante da violação de seus direitos.
TEMA 3 - SUCESSO
NA ESCOLA
Talentos que estavam escondidos no
ambiente escolar e na comunidade:
1º Caso - o aluno
Patrick Magalhães possui deficiência intelectual moderada, tem 18 anos, cursa o
9º ano do Ensino Fundamental II e estuda
nesta escola desde os 8 anos de idade. Mora com os pais em uma comunidade carente,
mas infelizmente não recebe o apoio necessário para desenvolver as habilidades
que possui (pintura em tela, desenhos arquitetônicos e ilustrações em 3D). A
escola detectou esta habilidade do aluno, passou a apoiá-lo e incentivá-lo a
desenvolver estas práticas. Esse apoio foi fundamental para seu desenvolvimento
no cotidiano escolar. Ele recebe atendimento
especializado no contra turno na Sala de Recursos.
2º caso: Atividade Calculando brincando – Professora Elaine - Aqui temos uma
professora de sucesso que se destacou pela sua proposta de trabalhar a
matemática de maneira prática, lúdica e saborosa. A Professora Elaine observou um
alto índice de fracasso escolar na turma de 7º ano. A distorção idade/série era
muito significativa. Diante desse fato a docente procurou levar a matemática
para os seus alunos de forma lúdica e prazerosa. Eles puderam desenvolver suas
habilidades matemáticas preparando guloseimas e "comercializando-as"
em sala. Trabalharam as operações fundamentais coletando dados e interpretando gráficos.
3º Caso: Aluna Gabriela Carvalho de Jesus Campeã de Judô, do 7º ano, que faz parte da Educação
Integral, se destacou na Oficina de Judô e ganhou alguns torneios que
participou, dentre eles: campeã das 1ª, 2º e 3ª etapa do Campeonato Estadual de Judô; 1ª colocada na Copa Serra; 1ª colocada no Campeonato
Municipal de Judô, disputou a Copa de Cachoeiro de Itapemirim, ficando
em 1º lugar; 2º lugar na Copa Vitória,
além de ter sido medalha de prata na primeira fase do Campeonato Brasileiro de Judô, região sudeste.
TEMA 4 – VOLUNTARIADO
Com a implementação da Educação em Tempo Integral, a escola
passou a oferecer diversas oficinas aplicadas por voluntários, que proporcionam
momentos de interação com os alunos e realizam um trabalho voltado para a
construção do indivíduo preparando-o para a convivência em sociedade e contribuindo
para a sua formação como um todo. Contamos atualmente com os monitores
voluntários:
TEMA 5 – ARTE CULTURA
Nesta
etapa a escola buscou atividades relacionadas a arte local. Aos sábados no Escola Aberta foram realizadas oficinas
de culinária, dança e esporte.
PARABÉNS
pelo ótimo percurso, pessoal!
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