quinta-feira, 20 de agosto de 2015

As escolas iniciam a gincana


O Programa Rede Escolaí apresenta a Gincana da Comunidade Educativa como uma estratégia de mobilização onde todos são chamados a ajudar e a comemorar juntos os avanços alcançados ao longo do ano.

No entanto, o envolvimento de alunos, professores, gestores escolares, pais e demais voluntários no Rede Escolaí acontece de forma gradual. Para isso, foram criados blocos de tarefas anuais, organizados em Percursos, que ajudam a comunidade educativa a evoluir. A expectativa é de que a comunidade educativa, a partir dessa vivência interativa, compreenda e assuma seu papel como agente de mudança.

O primeiro Percurso busca criar um ambiente confiável e colaborativo, e quebrar o distanciamento e as desconfianças entre os componentes da comunidade educativa. A ideia é incluir pais e voluntários, bem como diversificar os espaços de aprendizagem, tanto dentro da escola – a cozinha ou a área externa– quanto no entorno – praças e espaços públicos. Para alcançar esse objetivo, a escola é convidada a realizar nove tarefas.

A Escola Estadual Faustina Pinheiro Silva, de São Bernardo do Campo, aceitou este desafio e já nos enviou a tarefa 2 - Nosso Projeto Educativo. Nela, uma ponte entre a escola e as famílias. O objetivo é atualizar os pais sobre a execução dos planos realizados no ano anterior ou no planejamento do início do ano, visando apontar espaços possíveis para a participação voluntária.






Nenhum comentário: