Após a adesão da escola ao Programa Rede Escolaí é muito
importante divulgá-lo para os alunos, professores, pais,
voluntários, instituições de entorno, enfim, para toda a comunidade. Os
materiais para essa divulgação são os cartazes
da gincana, as cartilhas que se
encontram no pen card e este blog.
As coordenadoras do
programa já iniciaram as visitas
nas escolas para levar os
materiais e orientar a gincana.
O segundo momento é formar um bom grupo de trabalho,
conhecer o percurso que sua escola
irá desenvolver na gincana e distribuir
as tarefas.
No pen card recebido pelas escolas você poderá encontrar
orientações de como montar os grupos de trabalho. A matéria publicada anteriormente
neste blog também poderá ser consultada: Você já formou o time em sua escola?
As escolas que estão pela primeira vez no programa deverão seguir
o Percurso I da Gincana. E a primeira tarefa “Semeando o Saber”
propõe que a galera Falaí e o
grupo Apoiaí (os líderes da gincana na escola) se apropriem do conhecimento das
cartilhas e passem adiante esse conhecimento, ou seja, que trabalhem com
os conteúdos com os outros alunos, professores, pais e demais pessoas da
comunidade. Pode ser até com outra instituição que esteja interagindo com
a escola.
Galera Falaí
O conteúdo do pen card é formado pelas cartilhas dirigidas aos adolescentes, aos professores e aos pais.
Faz parte também um volume com a sistematização do programa, relatando toda sua
trajetória e missão e outro volume com o Guia da Gincana.
Este material é um convite
à participação solidária e produtiva de educadores, familiares e escolares. É
um primeiro passo para envolver as famílias e ajudar as crianças e adolescentes
a darem cada vez mais certo na sala de aula e na vida. As cartilhas foram
construídas e pensadas para servir como um elemento facilitador no processo de
desenvolvimento educativo, tanto no sentido de aprender como ensinar. No
caminho rumo ao sucesso de ambos. Elas foram produzidas pelo saudoso Professor
Antonio Carlos Gomes da Costa. O Guia
da Gincana foi produzido pela
Cenise Monte Vicente.
Com base nestas cartilhas as escolas do Percurso I deverão multiplicar e divulgar seus conteúdos
para toda a comunidade da forma mais criativa e eficiente possível.
Apresentações teatrais, palestras, mesas redondas, rodas de discussão, jogos
educativos, jornais, murais, meios eletrônicos, enfim, todas as estratégias são
bem-vindas para a realização desta tarefa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário