segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Escola Aurélio Buarque conclui percurso e planeja novas metas



A E.E. Professor Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, de São Paulo, finalizou o Percurso II da gincana. As Professoras Jéssica Talita de Macedo, Fernanda Cardoso, Rosivane e o Professor Alexandre Machado enviaram os relatos e outros registros do desenvolvimento das tarefas da gincana:

Tarefa 1- Nossa escola tem parceiros

Foi feita uma reunião promovida pelo Grêmio da escola para rever todos os parceiros que a escola adquiriu ao longo dos percursos. Após terem levantado esses dados, era o momento de reconhecer a ajuda daqueles que tornaram possíveis os eventos da escola. Por este motivo, dois gremistas da E.E. Aurélio foram à Fabrica de Cultura Vila Curuçá e agradeceram pelo apoio deles, renovando a parceria para  dar continuidade aos projetos deste ano.


   
É com parcerias que se constrói!


Tarefa 2- Juventude presente

Todas as segundas feiras foram estipuladas para serem o Dia da Leitura.  Os alunos puderam opinar e trazer para a sala de aula suas leituras preferidas. Todas as leituras foram promovidas por professores, funcionários e voluntários.

Participaram desta tarefa 60 alunos, 03 professores, 02 funcionários, 03 familiares e 01 voluntário.

Em especial, a aluna Larissa, da 7ª série B, levou para a sala de aula o livro “Pra você eu conto”, Moacyr Scliar, e acabou levantando questões políticas sobre o presidente Getúlio Vargas e sobre o Regime Nazista da época.






Tarefa 3 - A família aprendiz  

Sempre é tempo de voltar a estudar. Por esta razão os alunos do Grêmio Estudantil Jovem em Ação, da E.E. Aurélio Buarque de Holanda Ferreira entrevistaram funcionários mais antigos da escola e familiares de alguns alunos que não haviam concluído os estudos básicos.

Participaram desta tarefa 20 alunos, 06 professores, 05 funcionários e 02 familiares. As entrevistas aconteceram dentro e fora da escola.

Com a realização desta tarefa, concluímos que nos dias de hoje é de extrema importância a formação escolar, por este motivo foi estendido um convite aos entrevistados para que eles viessem ao âmbito escolar e acompanhassem a alguma aula, e logo após eles foram incentivados a retornarem aos estudos, pois na nossa sociedade o cidadão com conhecimento de seus direitos e deveres é visto com bons olhos, e só há um lugar onde isso por ser aprendido: na escola.



 Tarefa 4 - Ensinar é arte  


Os professores decidiram em ATPC promover  uma festa tradicional de Halloween com os alunos onde eles utilizaram a criatividade para arrumar o espaço do pátio da escola de forma com que ele ficasse assustador. Foram pesquisadas a cultura e as crendices do tema.

Numa segunda etapa ocorreu um café com poesia, onde os alunos fizeram a leitura de poesias de diversos autores e comentaram sobre o período literário, seu contexto histórico e principais autores. Após as leituras houve o momento dos comes e bebes.

A festa ocorreu no dia 13 de novembro, dia propositalmente escolhido por tratar-se de uma sexta- feira 13 que é nome de um famoso filme de terror. Participaram 300 alunos, 20 professores e 10 funcionários.

As atividades ajudaram para o convívio professor aluno funcionário, pois trouxe uma proximidade entre eles.






Tarefa 5 - Nosso maior gol

Em uma pesquisa promovida pelo Grêmio junto com os professores foram selecionadas as maiores conquistas e o quanto elas vêm ajudando a escola.

Foi possível perceber com essa tarefa que somos mais capazes do que imaginávamos para promover eventos e tarefas que possibilitam a melhoria de nossa escola.





Tarefa 6- Ano Novo, Nova Caminhada

O Grêmio Estudantil se reuniu para discutir metas para o próximo ano, e também chamar novos alunos já que alguns irão concluir o Ensino Médio e não poderão estar conosco para o próximo ano.
Os alunos também fizeram uma lista de projetos para sabermos por onde iremos começar nossas próximas conquistas. Todos acharam ótimo poder deixar já planejado todos os próximos passos.

Um espetáculo de teatro

No próximo ano, os membros do grêmio junto com os alunos da escola que estiverem interessados, montarão uma peça de teatro que será apresentada à escola e à comunidade por volta do mês de junho. Os detalhes do espetáculo serão escolhidos pelos próprios alunos.

Montagem de uma rádio escolar

Decidimos que para o ano que vem precisaremos de um meio de comunicação direto com os alunos e a rádio permite que façamos a divulgação de todos os projetos que acontecerão em tempo real, podendo assim elaborar até votações sobre o que os alunos preferem para melhorar o ambiente escolar.

Projeto “Convívio com o professor”

Este projeto visa promover uma convivência mais harmoniosa entre alunos e funcionários da escola. Propomos que a cada final de semestre seja promovido um evento para que se possa aproximar mais a relação entre todos.

Projeto “Oficina Fotográfica e Reportagem”

Utilizaremos na rádio o que aprendemos nas oficinas de fotografia e reportagem como forma de todos registrarem o que acontece por meio da fotografia e divulgar para a comunidade por meio de reportagem todas as nossas conquistas, pois para o ano que vem queremos mais engajamento de todos os alunos e comunidade para preservamos o que temos de melhor.

Excursões

Queremos também ter a oportunidade de participarmos de eventos culturais promovidos por ambientes fora do âmbito escolar, sendo estes, museus, exposições, teatros, feiras, entre outros eventos que possam nos abrir possibilidades de raciocínio.


Entusiasmo e protagonismo!
PARABÉNS, pessoal.


Nenhum comentário: