sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Escola Cesar Lessa concluiu a gincana


A E.E. Dr. José Neyde Cesar Lessa, de Itapevi, encerrou o percurso II. A Professora Karina Silvestre nos enviou as tarefas da gincana.

 Tarefa 1 - Nossa escola tem parceiros - estimula a comunidade educativa para o acolhimento e estímulo aos colaboradores externos.

Houve uma reunião para definir o que seria produzido como lembrança para o dia das mães. Depois de definido, separamos os materiais e organizamos como seria a produção, que foi realizada em etapas, com a participação de todos.

A tarefa foi desenvolvida a partir do recebimento de doações de potes de sorvetes que foram transformados em porta-trecos. Os potes foram decorados com tecidos estampados e foram colocados puxadores de aço. Dentro dos porta-trecos foram colocados luvas térmicas e descanso para panela.

Todos os participantes se envolveram ativamente na realização da tarefa e ficaram entusiasmados em poder desenvolver as suas habilidades artesanais.





Tarefa 2 -  Juventude presente - estimula a expressão verbal e escrita, bem como as diferentes linguagens entre os jovens, como base para a comunicação, o registro e a mobilização.

Todos os alunos dos períodos manhã e tarde participaram da leitura diferenciada. A atividade consistia em transformar os espaços da escola em locais de leitura. Os alunos podiam trazer de casa qualquer livro que gostassem para leitura e também objetos que a estimulassem (travesseiros, almofadas, lençóis).

Essa atividade foi bastante produtiva, pois incentivou os alunos a se interessarem pela leitura, pois o aluno teve liberdade para escolher o espaço e também o que iria ler. Além disso, aproveitaram a ocasião para se confraternizarem, realizando piquenique, troca de ideias e informações sobre o conteúdo lido.

Essa tarefa aconteceu em 10/04 e 08/09/2015. Participaram 300 alunos, 25 professores, 12 funcionários e 02 familiares.  
   



Tarefa 3 - A família aprendiz - promove a valorização e o compromisso com a educação por meio do engajamento dos pais na melhoria da própria escolaridade.

Durante as aulas os alunos confeccionaram vários materiais expositivos e educativos sobre o consumo de energia elétrica. Esses materiais foram expostos aos pais e teve como objetivo o aprendizado sobre o funcionamento do sistema de energia elétrica a fim de promover  a redução no consumo doméstico.

A exposição foi produtiva, pois houve grande adesão dos pais que se interessaram e elogiaram bastante. Eles adquiriram conhecimentos úteis sobre a origem da energia elétrica, as técnicas de economia e sobre como evitar desperdício.

A tarefa aconteceu em  06 e 07 de junho no laboratório de química da escola. Participaram 15 alunos, 03 professores, 02 funcionários e 30 familiares.




Tarefa 4 - Ensinar é arte - estimula a expressão por meio da arte e conhecer - entre educadores, familiares e comunitários – técnicas saberes e fazeres.

Através de maquetes e pinturas os alunos promoveram uma campanha de conscientização para preservação do meio ambiente. Os trabalhos foram expostos nos corredores e os pais foram convidados para participar e serem mobilizados pela causa.

A campanha teve grande aprovação da escola, pois trata de um assunto extremamente importante para todos nós. Os alunos se engajaram e produziram várias obras de arte que de alguma forma demonstravam a importância da preservação.

A tarefa ocorreu em  26 e 27 de junho nas salas de aula e corredores. Participaram 30 alunos, 02 professores, 02 funcionários, 12 familiares e 01 voluntário.




Tarefa 5 - O nosso maior gol - estimula a comunidade educativa a valorizar suas vitórias, identificando os elementos e etapas de enfrentamento de um desafio coletivo.

Projeto desenvolvido juntamente com a empresa Eurofarma, que é parceira da escola. Através da contribuição de seus colaboradores que atuaram como voluntários, a empresa ministrou aulas apresentando temas sociais, importantes para o desenvolvimento  da cidadania e da sociedade.

Os alunos que se destacaram receberam no final do projeto um certificado de honra ao mérito e foram encaminhados para a contratação na empresa, como jovem aprendiz.

O projeto aconteceu de 03 a 07 de agosto. Participaram 80 alunos, 02 professores, 02  funcionários e 06 voluntários.



Tarefa 6 - Ano novo, nova caminhada - estimula o planejamento e o protagonismo por meio de um objetivo compartilhado.

Diante da reorganização escolar, a escola promoveu um dia de atividades de gincana, caminhadas e jogos educativos. O objetivo foi o de proporcionar aos alunos que estão sendo remanejados para outras escolas, um dia de despedida, apontando um período de conclusão de uma etapa e começo de uma nova caminhada escolar.

Os coordenadores, professores e alunos se reuniram para definir um cronograma das atividades a serem desenvolvidas no dia do evento. Dessa forma, realizaram as seguintes ações: passeata com cartazes, gincanas, dança da cadeira e aeróbica.

Os alunos participaram ativamente das atividades propostas e puderam desfrutar de uma atividade pedagógica diferenciada que além de estimular a atividade física, o raciocínio lógico e o trabalho em equipe, permitiu a confraternização dos alunos de forma que possam levar uma boa recordação da escola.

A atividade foi desenvolvida em 06 e 07 de novembro em vários espaços: quadra, pátio, portão de entrada e rua lateral. Participaram 1250 alunos, 92 professores e 05 funcionários.




Caminhada concluída com sucesso!

PARABÉNS, pessoal.

Nenhum comentário: