A E.E. Dr. José Neyde Cesar Lessa, de
Itapevi, encerrou o percurso II. A Professora Karina Silvestre nos enviou as
tarefas da gincana.
Tarefa 1 - Nossa escola tem parceiros - estimula
a comunidade educativa para o acolhimento e estímulo aos colaboradores
externos.
Houve uma reunião para definir o que seria
produzido como lembrança para o dia das mães. Depois de definido, separamos os
materiais e organizamos como seria a produção, que foi realizada em etapas, com
a participação de todos.
A tarefa foi desenvolvida a partir do
recebimento de doações de potes de sorvetes que foram transformados em
porta-trecos. Os potes foram decorados com tecidos estampados e foram colocados
puxadores de aço. Dentro dos porta-trecos foram colocados luvas térmicas e
descanso para panela.
Todos os participantes se envolveram
ativamente na realização da tarefa e ficaram entusiasmados em poder desenvolver
as suas habilidades artesanais.
Tarefa 2 - Juventude presente - estimula
a expressão verbal e escrita, bem como as diferentes linguagens entre os
jovens, como base para a comunicação, o registro e a mobilização.
Todos os alunos dos períodos manhã e tarde
participaram da leitura diferenciada. A atividade consistia em transformar os
espaços da escola em locais de leitura. Os alunos podiam trazer de casa
qualquer livro que gostassem para leitura e também objetos que a estimulassem
(travesseiros, almofadas, lençóis).
Essa atividade foi bastante produtiva, pois
incentivou os alunos a se interessarem pela leitura, pois o aluno teve
liberdade para escolher o espaço e também o que iria ler. Além disso,
aproveitaram a ocasião para se confraternizarem, realizando piquenique, troca
de ideias e informações sobre o conteúdo lido.
Essa tarefa aconteceu em 10/04 e 08/09/2015.
Participaram 300 alunos, 25 professores, 12 funcionários e 02 familiares.
Tarefa 3 - A
família aprendiz - promove a valorização e o compromisso com a educação por meio
do engajamento dos pais na melhoria da própria escolaridade.
Durante as aulas os alunos confeccionaram
vários materiais expositivos e educativos sobre o consumo de energia elétrica.
Esses materiais foram expostos aos pais e teve como objetivo o aprendizado
sobre o funcionamento do sistema de energia elétrica a fim de promover a redução no consumo doméstico.
A exposição foi produtiva, pois houve grande
adesão dos pais que se interessaram e elogiaram bastante. Eles adquiriram
conhecimentos úteis sobre a origem da energia elétrica, as técnicas de economia
e sobre como evitar desperdício.
A tarefa aconteceu em 06 e 07 de junho no laboratório de química da
escola. Participaram 15 alunos, 03 professores, 02 funcionários e 30 familiares.
Tarefa 4 - Ensinar
é arte - estimula a expressão por meio da arte e conhecer - entre
educadores, familiares e comunitários – técnicas saberes e fazeres.
Através de maquetes e pinturas os alunos
promoveram uma campanha de conscientização para preservação do meio ambiente.
Os trabalhos foram expostos nos corredores e os pais foram convidados para
participar e serem mobilizados pela causa.
A campanha teve grande aprovação da escola,
pois trata de um assunto extremamente importante para todos nós. Os alunos se
engajaram e produziram várias obras de arte que de alguma forma demonstravam a
importância da preservação.
A tarefa ocorreu em 26 e 27 de junho nas salas de aula e
corredores. Participaram 30 alunos, 02 professores, 02 funcionários, 12
familiares e 01 voluntário.
Tarefa 5 - O
nosso maior gol - estimula a comunidade educativa a valorizar suas vitórias,
identificando os elementos e etapas de enfrentamento de um desafio coletivo.
Projeto desenvolvido juntamente com a empresa
Eurofarma, que é parceira da escola. Através da contribuição de seus
colaboradores que atuaram como voluntários, a empresa ministrou aulas
apresentando temas sociais, importantes para o desenvolvimento da cidadania e da sociedade.
Os alunos que se destacaram receberam no
final do projeto um certificado de honra ao mérito e foram encaminhados para a
contratação na empresa, como jovem aprendiz.
O projeto aconteceu de 03 a 07 de agosto.
Participaram 80 alunos, 02 professores, 02
funcionários e 06 voluntários.
Tarefa 6 - Ano
novo, nova caminhada - estimula o planejamento e o protagonismo por meio de um
objetivo compartilhado.
Diante da reorganização escolar, a escola
promoveu um dia de atividades de gincana, caminhadas e jogos educativos. O
objetivo foi o de proporcionar aos alunos que estão sendo remanejados para outras
escolas, um dia de despedida, apontando um período de conclusão de
uma etapa e começo de uma nova caminhada escolar.
Os coordenadores, professores e alunos se
reuniram para definir um cronograma das atividades a serem desenvolvidas no dia
do evento. Dessa forma, realizaram as seguintes ações: passeata com cartazes,
gincanas, dança da cadeira e aeróbica.
Os alunos participaram ativamente das
atividades propostas e puderam desfrutar de uma atividade pedagógica
diferenciada que além de estimular a atividade física, o raciocínio lógico e o
trabalho em equipe, permitiu a confraternização dos alunos de forma que possam
levar uma boa recordação da escola.
A atividade foi desenvolvida em 06 e 07 de
novembro em vários espaços: quadra, pátio, portão de entrada e rua lateral.
Participaram 1250 alunos, 92 professores e 05 funcionários.
Caminhada
concluída com sucesso!
PARABÉNS,
pessoal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário