quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Talentos foram revelados


A Escola Estadual Profª Mércia Artimos Maron, de Diadema, está desenvolvendo o percurso III. A Profª Rosemeire Nascimento Silva Ramos nos enviou as tarefas:

Tarefa 3 Sucesso na escola: talentos escondidos - estimular a comunidade educativa para o aprender e o sucesso escolar.

Com a participação de 11 alunos, 03 professores e 03 voluntários fizemos um levantamento com os alunos para descobrir os talentos existentes na escola e família. Descobrimos que o Hip Hop é o que eles mais gostam de dançar. Iniciamos os ensaios com duas semanas de antecedência, mas fizemos uma visita a casa do Hip Hop para que as crianças conhecessem a cultura dessa importante casa aberta à comunidade, que oferece cursos gratuitos de grafite, dança e teatro.

A apresentação das crianças aconteceu dia 12 de novembro no teatro da cidade -  Teatro Clara Nunes.

As crianças ficaram  muito nervosas por ser a primeira vez que saíam da escola para uma apresentação dessa importância, mas deu tudo certo.

A apresentação foi linda e decidimos que as aulas de dança irão continuar aos sábados na Escola da Família.








Tarefa 4 - Voluntariado - Grupos de trabalho - estimular a busca de voluntários visando à construção da corresponsabilidade.

Esta tarefa aconteceu nos meses de setembro e outubro. Participaram 500 alunos, 19 professores, 10 funcionários e 05 voluntários.     
  
Estávamos fazendo um projeto sobre Africanidade e resolvemos fazer um desfile de moda com roupas construídas na escola. Contamos com a ajuda de voluntárias para a costura.

As crianças ensaiaram números de capoeira com auxílio do trabalho  voluntário do professor de Educação Física e outras crianças que já tinham praticado capoeira.

Enquanto isso na biblioteca da escola  eu exibia um filme sobre a África com a ajuda da galera  Falaí e mais duas professoras voluntárias.

Na sala de aula houve confecção de máscaras e um trabalho intenso sobre a cultura africana. Alguns livros circularam e as crianças fizeram diversos trabalhos  que infelizmente não houve tempo hábil para a postagem aqui, mas a escola transformou-se este mês em um grande ambiente de voluntariado.

A tarefa foi intensa, cansativa, mas de grande aprendizado para toda a escola. Houve um grande envolvimento.






Tarefa 5 - Arte e Cultura - ampliar o universo semântico, os interesses e acesso ao conhecimento por meio da arte. 

Essa tarefa aconteceu com muita leitura dos alunos em sala de aula e na biblioteca da escola. Os alunos se reuniram para os ensaios, fizeram os desenhos ilustrativos e painel com a ajuda da professora.

A apresentação foi em 05 de novembro, para toda a escola , duas classes por vez, porque nosso espaço não é muito grande, e contou com a colaboração de outros professores  na organização dos espaços e alunos.





Vocês arrasaram.
PARABÉNS, pessoal !


Nenhum comentário: