terça-feira, 24 de novembro de 2015

Escola Gregório estimulou o diálogo


A E. E. Deputado Gregório Bezerra, de Diadema, encerrou o percurso III da gincana. A Professora Raquel Rodrigues do Prado, diretora da escola, nos enviou os relatos das tarefas da gincana.

Tarefa 1 – Cultura de paz - Desenvolver uma  proposta  da  comunidade  para promover paz e diálogo na comunidade educativa.

A cultura da paz está sendo realizada por meio de projeção de vídeos, roda de discussão com o time da Rede Escolaí, questionários (de como cada segmento percebe a escola, pais, alunos, professores), palestra com alunos e professores, apresentação musical e teatral.

A tarefa aconteceu na escola de 05/05 a 14/11/2015. Participaram 840 alunos, 45 professores, 13 funcionários, 540 familiares e 06 voluntários.     
 
Foram encontros coletivos, ATPCs com professores e  funcionários, palestras com pais, alunos e professores,  questionários com tabulação de dados e apresentações antes das reuniões (teatro, música e relatos).

Foi interessante no momento em que a galera Falaí esteve conversando com professores nos ATPCs e se mobilizou para tabular os dados e organizar os murais. Houve muita empolgação e responsabilidade.




Tarefa 2 – Comunicação - Estimular a expressão e a socialização por meio da linguagem, compartilhar experiências e convocar o imaginário coletivo.

Foram feitos murais com cartazes sobre avaliação externa (SAEB e SARESP), roda de conversa com a comunidade educativa, leituras no pátio, na sala de aula e publicação no blog da escola.

A tarefa aconteceu de 03/11 a 19/11/2015. Participaram 840 alunos, 10 professores, 13 funcionários, 500 familiares  e 03 voluntários .

Os participantes sentiram-se importantes e responsáveis nos momentos de preparação e organização para divulgação nos murais, uns verdadeiros protagonistas de comunicação.







Tarefa 3 – Sucesso na escola - Estimular a comunidade educativa para buscar o aprender e o sucesso escolar.

Iniciou com show de talentos (concurso para encontrar os talentos na escola) - houve inscrição com o time “galera Falaí”. 

Oficinas, debates e apresentações nos encontros coletivos e para os pais nas reuniões. Temática social ambiental e ênfase nos direitos humanos e africanidades.

A tarefa está acontecendo de 11/08 a 12/12/2015 com  920 alunos, 15 professores, 10 funcionários, 900 familiares, e 02 voluntários.

Foi muito significativo o envolvimento da galera Falaí. Todos se sentiram pertencentes ao espaço escolar, felizes com as apresentações e a presença dos pais na escola.


            Show de Talentos
E.E.Dep. Gregório Bezerra
Inscrição de 04/11/15 a 09/11/15                                Apresentação :  14/11/15
Nome____________________________________ Série______Idade ______


Qual é  o seu talento ?

      (    ) Dança
      (    ) Música
      (    ) Desenho e Pintura
      (    ) Poesia e Poema
      (    ) Contos
      (    ) Dublagem e  Imitação
      (    ) Culinária
      (    ) __________________






Tarefa 4 – Voluntariado - Estimular a busca de voluntários visando à construção da corresponsabilidade.

Os alunos do Grêmio Estudantil e a galera Falaí presentes em horário do contraturno efetuaram oficinas de leitura semanais com os alunos que realizaram as avaliações externas. Houve projeção de vídeo, roda de debate com a temática racial e social e palestra para conscientização das avaliações externas.

O grêmio e a galera Falaí sendo protagonistas, ajudando os seus colegas no contraturno, desenvolveram um sentimento de empoderamento principalmente quando se fala de leitura e/ou debates com a temática racial.

A tarefa ocorreu de  03/08 a 30/10/2015 e participaram 250 alunos, 08 professores, 03 funcionários, 80 familiares e 04 voluntários.





Tarefa 5 – Arte e Cultura - Ampliar o universo semântico, os interesses e acesso ao conhecimento por meio da arte.

Foram feitas releitura de obras de arte com apoio da professora de arte e sala de leitura; apresentações da galera Falaí com palestras sobre respeito e violência doméstica; apresentações de música, dança e declamação antes das reuniões coletivas.

Esta tarefa aconteceu de 02/02 a 12/12/2015. Participaram 892 alunos, 40 professores, 08 funcionários, 800 familiares e 04 voluntários.






Envolvimento e entusiasmo!

PARABÉNS , pessoal.


Nenhum comentário: