A EMEF Marinalva Aragão Amorim, de Guarapari,
desenvolveu o percurso III pela segunda vez. A Professora Alessandra Correa
Ernesto Dias, diretora da escola, enviou os registros de como foram
desenvolvidos os trabalhos:
Tarefa 1 -
Cultura De Paz
Projeto
gentileza gera gentileza
Vivemos em uma época onde as pessoas estão
esquecendo-se de praticar gestos de gentileza como: saber ouvir, esperar a vez
de falar, respeitar o próximo, ser solidário. Com intuito de resgatar valores
que estão ficando esquecidos na sociedade, entendemos a importância de
trabalharmos esses valores no dia a dia da escola, pois percebemos a
indisciplina, violência, falta de respeito e amor ao próximo. O projeto Gentileza gera gentileza, vem então
resgatar em nossa comunidade escolar gestos simples, valores esquecidos,
atitudes diárias que façam refletir e transformem comportamentos.
A tarefa aconteceu nas dependências da escola
no período de abril a julho. Participaram 60 alunos diretamente e 340
indiretamente, a professora de Artes, Brisa Marina de Freitas, o oficineiro de
grafite Vinicius e 04 funcionários .
A tarefa foi realizada inicialmente com os
alunos do 7º anos. Foi mostrado e eles a história do profeta Gentileza e a
música Gentileza de Marisa Monte; na
sequencia foi discutido o tema e o que poderia ser feito dentro do ambiente escolar; pesquisas na internet, revistas e outros meios,
de frases que retrataram o tema foi o próximo passo.
Tiveram uma aula sobre a construção
de letras do alfabeto e técnicas de criação de letras com estilo diferenciado. Os alunos foram divididos em duplas e escolheram
cinco frases diferentes; a partir desse ponto construíram cartazes no tamanho
de A4 com as frases escolhidas.
Após a confecção dos cartazes foi criado um
SELO, com o título do projeto; esse selo foi colado em cada cartaz que foram
expostos nos espaços da escola.
Após
colagem de todos os cartazes confeccionados, iniciou-se a segunda fase do
projeto: Grafite no Muro da Escola. Cada turma escolheu uma frase e uma Arte
para ser grafitada no Muro.
Tarefa 2 -
Comunicação
Mostra de
Talentos: “Diversidade na Comunicação”
O projeto Mostra
de Talentos: Diversidade na comunicação surgiu da necessidade de oferecer
aos alunos uma atividade que vá além do currículo e do engessamento de
atividades presentes na escola, pois é certo que a dança, a música, a
dramatização e as demais formas de comunicação fazem parte do dia a dia dos
nossos alunos e permeiam a interação deles com o mundo ao seu redor,
independente da sua classe socioeconômica.
No ato da comunicação lançamos mão de
diversos meios como a dança, a música, a dramatização própria da linguagem
teatral, as cores, os gestos, o silêncio, o som, a pintura, a escultura, as
histórias em quadrinhos. Tudo isso são exemplos de comunicação (vale ressaltar que as
possibilidades de comunicação são infinitas). É impossível separar nossa vida,
nossas necessidades, da comunicação.
A tarefa foi realizada nas dependências da
escola, durante o intervalo e
planejamentos; nas disciplinas de Inglês e Língua Portuguesa aconteciam os
ensaios, durante os meses de setembro e
outubro, sua culminância no mês de novembro.
As atividades aconteceram em sala de aula sob
a orientação dos professores e houve ensaios durante os intervalos e
planejamentos das disciplinas. Após os ensaios e as atividades propostas terminadas
foi feita a apresentação do trabalho dos alunos para apreciação do público.
Foi realizada exposição de desenhos, painéis,
pinturas, maquetes, protótipos, artesanatos e histórias em quadrinhos antigas.
Foram apresentadas danças, teatro, música e desfile de modas.
Houve uma palestra e vídeo sobre a diversidade
da comunicação no ambiente escolar e ainda muitas outras atividades: apresentação
de dança contemporânea, dublagem da música Marry you, de Bruno Mars, apresentação
de lendas e fábulas pelos alunos do 6º ano e leitura sobre lendas e fábulas,
pelos apresentadores.
Tarefa 3 - Sucesso
Na Escola: Talentos Escondidos
Sarau de
Poesias e Concurso de Paródias
Temos um público de jovens e adolescentes com
excessiva dificuldade de interpretação, leitura e escrita. Diante desse fato a
proposta deste projeto foi contribuir para a melhoria da aprendizagem desses
adolescentes e jovens, buscando levantar debates em torno das práticas pedagógicas
presentes no cotidiano escolar, pois entendemos que o aluno aprende quando atribui
significado a aquilo que está produzindo.
Foi feita a releitura do tempo onde a maneira
de comunicação era uma reunião que as famílias faziam para interação; proposição de respeito à sabedoria das pessoas
mais velhas.
Como culminância foram feitos concursos de poesias
e paródias em estilo de época, em dias diferentes e um coffee brake. Os 7º anos
produziram as poesias e os 8º anos as paródias.
Tarefa 4 - Voluntariado:
grupos de trabalho
Com intuito de levar os nossos jovens a desenvolverem interesse pessoal com espírito cívico aguçado, dedicando seu
tempo a atividades diversas organizadas ou não, proporcionando o bem estar
social das comunidade ou sociedade em que vivem proporcionamos em nosso ano
letivo diversas atividades voluntárias em nossa escola e fora dela, onde nossos
jovens puderam participar como ouvintes e como atores.
O objetivo foi o de promover ações educativas
e culturais nas áreas de meio ambiente, direitos humanos e saúde, visando a
melhoria nas relações grupais e sociais na escola.
Ação 1 - Palestra
voluntária com bombeiro civil Fabrício (ex-aluno da escola): primeiros socorros.
Participaram as turmas de 6º,7º e 8º anos, 300 alunos envolvidos.
Ação 2 - Projeto Plantio de árvores na comunidade - em
parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Associação de Moradores do Bairro.
A tarefa aconteceu fora das dependências
da Escola , em setembro. Participaram as turmas do 8º e 9º anos, professores, direção,
comunidade local e funcionários da Secretaria do Meio Ambiente.
Tarefa 5 -
Arte e Cultura
Roda de
Leitura
Atividade desenvolvida pela Professora
Shirlei - Trabalhando em sala: o suspense
e o fantástico nos contos. A proposta foi desenvolver a oralidade por meio
da leitura dramatizada, aproximando os alunos da leitura.
A roda
de leitura consistiu em leitura dramatizada de contos de Edgar Allan Poe. O
oficineiro de grafite Vinícius fez o desenho do escritor. A professora Lorena
recitou dois poemas de autoria própria. Foi um trabalho com a participação de
outros professores.
As atividades de leitura e artes foram realizadas
no interior da escola e a exposição foi em um espaço no centro da cidade. Participaram
120 alunos dos 6º anos.
Exposição de
Artes - O mundo inteiro resumido no papel.
Trabalhos dos nossos alunos de sexto ao nono
ano realizados durante as aulas de Arte, com as professoras Brisa Marina e
Thais Abreu teve por objetivo divulgar a
arte produzida por nossos alunos, assim como despertar neles o interesse cada
vez maior pelo ensino da Arte. A exposição foi aberta à visitação no período
de 03 a 30 de setembro, das 8h as 17h,
no Radium Hotel, no centro da cidade.
A mostra foi segmentada por estilo: uma parte
pintura livre, inspirada nas formas e expressões da arte contemporânea; a outra
dedicada aos aspectos religiosos da identidade cultural negra, bem como seus
símbolos.
Os alunos do 6º ao 9º ano matutino produziram
vários quadros utilizando elementos naturais com reaproveitamento de papeis e
tintas como: tinta artesanal feita à base de cola e pigmentos naturais de
terra, colorau, carvão e café. Para as Colagens,
eles usaram areia, folhas, sementes, algodão, galhos e flores. Todas as
composições foram livres e usaram elementos orgânicos, foram tirados do meio
ambiente sem agredi-lo.
As turmas dos 6º anos D, E, F e G vespertino,
como parte de um sequência didática de estudo das cores, optaram por criar
peças inspiradas em Oli-B; as peças são suporte de papelão reaproveitado e a pintura
é feita com tinta guache. Oli-B é um pintor, ilustrador e artista de Bruxelas
(Bélgica), seu trabalho se caracteriza por curvas suaves.
Vários alunos do 6º ano matutino se
inspiraram nas máscaras africanas e produziram várias peças de cores e estilos
diferentes. A máscara africana é uma das maiores representações culturais da
sociedade afrodescendente. Sua confecção existe há milhares de anos e surgiu
através das tribos étnicas da África com a função de representar e homenagear deuses.
Hoje, esses objetos são expostos em museus e também confeccionados para decorar
vários ambientes.
Inspirados no artista impressionista europeu
Vicente Van Gogh, as turmas do 7º ano matutino e vespertino realizaram uma
releitura da obra Girassóis utilizando
tinta guache como colagem em papel guardanapo. Van Gogh fez parte do movimento impressionista
na Europa e defendia que arte deveria ser livre e as cores teriam a principal
função de representar a emoção do próprio artista, deixando as características
rígidas da arte acadêmica apenas como técnica auxiliar ao desenho.
Os alunos do 8º ano A e B (integral), abordaram
os temas e paisagem da história da arte e tipos de textura, ressaltando o uso
da textura tátil. A gráfica é uma técnica milenar de desenho surgida com os
índios, que consiste na elaboração de linhas, formas geométricas e cores
expostas repetidamente formando no final uma composição que dá movimento aos
olhos. Essa técnica permite utilizar elementos diferentes com ritmos e escalas,
tendo como resultado uma arte onde as linhas e o efeito geram mais impacto do
que o próprio desenho representado.
Participaram do projeto 390 alunos, as
professoras de arte, 04 funcionários e o voluntário grafiteiro Vinicius
Cavalcanti Bianchi.
Vocês
arrasaram!
PARABÉNS,
pessoal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário