sábado, 5 de dezembro de 2015

Educação, arte e cultura - uma escola para o mundo


A EMEF Marinalva Aragão Amorim, de Guarapari, desenvolveu o percurso III pela segunda vez. A Professora Alessandra Correa Ernesto Dias, diretora da escola, enviou os registros de como foram desenvolvidos os trabalhos:

Tarefa 1 - Cultura De Paz

Projeto gentileza gera gentileza

Vivemos em uma época onde as pessoas estão esquecendo-se de praticar gestos de gentileza como: saber ouvir, esperar a vez de falar, respeitar o próximo, ser solidário. Com intuito de resgatar valores que estão ficando esquecidos na sociedade, entendemos a importância de trabalharmos esses valores no dia a dia da escola, pois percebemos a indisciplina, violência, falta de respeito e amor ao próximo. O projeto Gentileza gera gentileza, vem então resgatar em nossa comunidade escolar gestos simples, valores esquecidos, atitudes diárias que façam refletir e transformem comportamentos.

A tarefa aconteceu nas dependências da escola no período de abril a julho. Participaram 60 alunos diretamente e 340 indiretamente, a professora de Artes, Brisa Marina de Freitas, o oficineiro de grafite Vinicius e  04 funcionários .

A tarefa foi realizada inicialmente com os alunos do 7º anos. Foi mostrado e eles a história do profeta Gentileza e a música Gentileza de Marisa Monte; na sequencia foi discutido o tema e o que poderia ser feito dentro do ambiente escolar;  pesquisas na internet, revistas e outros meios, de frases que retrataram o tema foi o próximo passo. 

Tiveram uma aula sobre a construção de letras do alfabeto e técnicas de criação de letras com estilo diferenciado. Os alunos foram divididos em duplas e escolheram cinco frases diferentes; a partir desse ponto construíram cartazes no tamanho de A4 com as frases escolhidas.

Após a confecção dos cartazes foi criado um SELO, com o título do projeto; esse selo foi colado em cada cartaz que foram expostos nos espaços da escola. 

Após colagem de todos os cartazes confeccionados, iniciou-se a segunda fase do projeto: Grafite no Muro da Escola. Cada turma escolheu uma frase e uma Arte para ser grafitada no Muro.







Tarefa 2 - Comunicação

Mostra de Talentos: “Diversidade na Comunicação”

O projeto Mostra de Talentos: Diversidade na comunicação surgiu da necessidade de oferecer aos alunos uma atividade que vá além do currículo e do engessamento de atividades presentes na escola, pois é certo que a dança, a música, a dramatização e as demais formas de comunicação fazem parte do dia a dia dos nossos alunos e permeiam a interação deles com o mundo ao seu redor, independente da sua classe socioeconômica.

No ato da comunicação lançamos mão de diversos meios como a dança, a  música, a dramatização própria da linguagem teatral, as cores, os gestos, o silêncio, o som, a pintura, a escultura, as histórias em quadrinhos. Tudo isso são exemplos de   comunicação (vale ressaltar que as possibilidades de comunicação são infinitas). É impossível separar nossa vida, nossas necessidades, da  comunicação.

A tarefa foi realizada nas dependências da escola, durante o intervalo  e planejamentos; nas disciplinas de Inglês e Língua Portuguesa aconteciam os ensaios, durante os  meses de setembro e outubro, sua culminância no mês de novembro.

As atividades aconteceram em sala de aula sob a orientação dos professores e houve ensaios durante os intervalos e planejamentos das disciplinas. Após os ensaios e as atividades propostas terminadas foi feita a apresentação do trabalho dos alunos para apreciação do público.

Foi realizada exposição de desenhos, painéis, pinturas, maquetes, protótipos, artesanatos e histórias em quadrinhos antigas. Foram apresentadas danças, teatro, música e desfile de modas.

Houve uma palestra e vídeo sobre a diversidade da comunicação no ambiente escolar e ainda muitas outras atividades: apresentação de dança contemporânea, dublagem da música Marry you, de Bruno Mars, apresentação de lendas e fábulas pelos alunos do 6º ano e leitura sobre lendas e fábulas, pelos apresentadores.




Tarefa 3 - Sucesso Na Escola: Talentos Escondidos
Sarau de Poesias e Concurso de Paródias

Temos um público de jovens e adolescentes com excessiva dificuldade de interpretação, leitura e escrita. Diante desse fato a proposta deste projeto foi contribuir para a melhoria da aprendizagem desses adolescentes e jovens, buscando levantar debates em torno das práticas pedagógicas presentes no cotidiano escolar, pois entendemos que o aluno aprende quando atribui significado a aquilo que está produzindo.

Foi feita a releitura do tempo onde a maneira de comunicação era uma reunião que as famílias faziam para interação;  proposição de respeito à sabedoria das pessoas mais velhas.

Como culminância foram feitos concursos de poesias e paródias em estilo de época, em dias diferentes e um coffee brake. Os 7º anos produziram as poesias e os 8º anos as paródias.




Tarefa 4 - Voluntariado: grupos de trabalho

Com intuito de levar os  nossos jovens a  desenvolverem interesse pessoal  com espírito cívico aguçado, dedicando seu tempo a atividades diversas organizadas ou não, proporcionando o bem estar social das comunidade ou sociedade em que vivem proporcionamos em nosso ano letivo diversas atividades voluntárias em nossa escola e fora dela, onde nossos jovens puderam participar como ouvintes e como atores.

O objetivo foi o de promover ações educativas e culturais nas áreas de meio ambiente, direitos humanos e saúde, visando a melhoria nas relações grupais e sociais na escola.

Ação 1 - Palestra voluntária com bombeiro civil Fabrício (ex-aluno da escola): primeiros socorros. Participaram as turmas de 6º,7º e 8º anos, 300 alunos envolvidos.


 



Ação 2 - Projeto Plantio de árvores na comunidade - em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Associação de Moradores do Bairro. A tarefa aconteceu fora das  dependências da Escola , em setembro. Participaram as turmas do 8º e 9º anos, professores, direção, comunidade local e funcionários da Secretaria do Meio Ambiente.






Tarefa 5 - Arte e Cultura

Roda de Leitura

Atividade desenvolvida pela Professora Shirlei - Trabalhando em sala: o suspense e o fantástico nos contos. A proposta foi desenvolver a oralidade por meio da leitura dramatizada, aproximando os alunos da leitura.

A roda de leitura consistiu em leitura dramatizada de contos de Edgar Allan Poe. O oficineiro de grafite Vinícius fez o desenho do escritor. A professora Lorena recitou dois poemas de autoria própria. Foi um trabalho com a participação de outros professores.

As atividades de leitura e artes foram realizadas no interior da escola e a exposição foi em um espaço no centro da cidade. Participaram 120 alunos dos 6º anos.




Exposição de Artes - O mundo inteiro resumido no papel.

Trabalhos dos nossos alunos de sexto ao nono ano realizados durante as aulas de Arte, com as professoras Brisa Marina e Thais Abreu teve por objetivo  divulgar a arte produzida por nossos alunos, assim como despertar neles o interesse cada vez maior pelo ensino da Arte. A exposição foi aberta à visitação no período de  03 a 30 de setembro, das 8h as 17h, no Radium Hotel, no centro da cidade.

A mostra foi segmentada por estilo: uma parte pintura livre, inspirada nas formas e expressões da arte contemporânea; a outra dedicada aos aspectos religiosos da identidade cultural negra, bem como seus símbolos.

Os alunos do 6º ao 9º ano matutino produziram vários quadros utilizando elementos naturais com reaproveitamento de papeis e tintas como: tinta artesanal feita à base de cola e pigmentos naturais de terra, colorau, carvão e café. Para as Colagens, eles usaram areia, folhas, sementes, algodão, galhos e flores. Todas as composições foram livres e usaram elementos orgânicos, foram tirados do meio ambiente sem agredi-lo.

As turmas dos 6º anos D, E, F e G vespertino, como parte de um sequência didática de estudo das cores, optaram por criar peças inspiradas em Oli-B; as peças são suporte de papelão reaproveitado e a pintura é feita com tinta guache. Oli-B é um pintor, ilustrador e artista de Bruxelas (Bélgica), seu trabalho se caracteriza por curvas suaves.

Vários alunos do 6º ano matutino se inspiraram nas máscaras africanas e produziram várias peças de cores e estilos diferentes. A máscara africana é uma das maiores representações culturais da sociedade afrodescendente. Sua confecção existe há milhares de anos e surgiu através das tribos étnicas da África com a função de representar e homenagear deuses. Hoje, esses objetos são expostos em museus e também confeccionados para decorar vários ambientes.

Inspirados no artista impressionista europeu Vicente Van Gogh, as turmas do 7º ano matutino e vespertino realizaram uma releitura da obra Girassóis utilizando tinta guache como colagem em papel guardanapo. Van Gogh fez parte do movimento impressionista na Europa e defendia que arte deveria ser livre e as cores teriam a principal função de representar a emoção do próprio artista, deixando as características rígidas da arte acadêmica apenas como técnica auxiliar ao desenho.

Os alunos do 8º ano A e B (integral), abordaram os temas e paisagem da história da arte e tipos de textura, ressaltando o uso da textura tátil. A gráfica é uma técnica milenar de desenho surgida com os índios, que consiste na elaboração de linhas, formas geométricas e cores expostas repetidamente formando no final uma composição que dá movimento aos olhos. Essa técnica permite utilizar elementos diferentes com ritmos e escalas, tendo como resultado uma arte onde as linhas e o efeito geram mais impacto do que o próprio desenho representado.

Participaram do projeto 390 alunos, as professoras de arte, 04 funcionários e o voluntário grafiteiro Vinicius Cavalcanti Bianchi.




Vocês arrasaram!

PARABÉNS, pessoal.




Nenhum comentário: