A Escola Estadual Wilson Rachid desenvolveu o
percurso I este ano. O Professor Everton Joventino da Silva enviou as tarefas.
Tarefa 1 -
Semeando o Saber
Os alunos foram convocados para que pudessem
receber as informações acerca do projeto, das cartilhas e Gincana Cultural.
Os estudantes puderam discutir e propor
sugestões acerca de como as atividades deveriam ser desenvolvidas. Foi
estabelecido um cronograma para a realização das atividades propostas na
Gincana Cultural. Os estudantes acharam a iniciativa muito boa e acolheram bem
o projeto. Assumiram a responsabilidade em multiplicar as informações entre os
demais colegas de classe.
Participaram da tarefa 60 alunos, 01 professor
e 01 funcionário.
Tarefa 2 -
Nosso projeto pedagógico
Apesar da atividade ter sido divulgada para
os estudantes, infelizmente a atividade não conseguiu uma grande adesão dos
pais. Foram discutidas as propostas da implementação da gincana entre os pais,
alunos e professores presentes.
A
apresentação do projeto foi bem recebida e surgiu a sugestão de ser feita uma nova
apresentação para os responsáveis na reunião bimestral, onde haveria um maior
número de responsáveis.
A reunião foi em 10 de setembro com a
participação de 10 alunos, 05 professores e 02 familiares.
Tarefa 3 -
As praças
Os alunos foram convidados a realizar a
limpeza da praça e participaram de uma aula de dança.
Os estudantes destacaram a importância de
realizar tarefas fora do ambiente escola e da importância de utilizar outros
espaços públicos para realizar atividades de dança e música.
A atividade foi em 19 de novembro, na praça próxima
ao Supermercado Assai no Itaim Paulista com a participação de 100 alunos, 05 professores
e 01 voluntários.
Tarefa 4 -A
história coletiva
Elaboramos uma colcha de retalhos com fotos,
memórias e registros históricos da comunidade. Os alunos fizeram entrevistas e
vídeos com depoimentos de moradores do bairro.
O objetivo da atividade foi fazer um
levantamento histórico individual e coletivo, procurando evidenciar elementos
de nossa identidade multicultural que é característica da nossa comunidade.
Durante a atividade os alunos se empenharam em buscar relatos, fotos e imagem
que pudessem colaborar com a tarefa.
Participaram 40 alunos, 06 professores, 04 funcionários,
10 familiares e 01 voluntário.
Tarefa 5-
Inversão de papéis
Os alunos trocaram de função com os agentes
de organização escolar e professores. Os alunos puderam realizar as tarefas de
ministrar aulas e colaborar com a limpeza da escola. Comentaram sobre a
importância e a necessidade de fazer uma “geral” na escola, afinal havia muitas
pichações nas paredes, carteiras e papéis que os estudantes jogavam pelas
janelas.
A atividade ocorreu em 12 de novembro com a
participação de 400 alunos, 15 professores, 10 funcionários e 02 familiares.
Tarefa 6 - A
sabedoria dos pais e responsáveis
Os alunos foram separados em grupos, conforme
a oficina que iria ser desenvolvida. Foram distribuídos os materiais e após
isso foi explicado como eles fariam as sacolinhas, a montagem das pipas e
confecção de fuxicos.
Os participantes relataram que as atividades
eram interessantes e ocorreram num clima descontraído, o que possibilitou a
interação entre todos os alunos envolvidos.
A tarefa ocorreu em 23 de outubro.
Tarefa 7 -
Cozinhando na escola
Foi
solicitado aos estudantes que pesquisassem receitas que pudessem aproveitar
partes de alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais que geralmente são
descartados. A atividade ocorreu no refeitório da escola.
A atividade contou com a participação de
todos os alunos ao trazerem as receitas, os ingredientes e no preparo de bolos
com cascas de banana e abacaxi. Como bebidas foram preparados os sucos detox ,
abacaxi com hortelã e laranja com cenoura.
No final da atividade alunos e funcionários,
puderam degustar as receitas preparadas e colaboraram com a limpeza.
A tarefa foi desenvolvida em 12 de novembro
com a participação de 35 alunos, 03 professores e 02 funcionários.
Tarefa 8 -
Saber fazer voluntário
Durante as apresentações os alunos puderam
ter contato com artistas do bairro e de coletivos periféricos que trabalham com
cultura popular. Os alunos dialogaram com os artistas, discutindo problemas e
soluções sobre espaços culturais na comunidade.
O encontro foi em 10 de novembro com a participação
de 60 alunos, 08 professores, 02 funcionários e 04 voluntários.
Tarefa 9 -
Plano de ação
Foi discutida a importância da participação
da escola no projeto REDE ESCOLAÍ e das limitações e superações vivenciadas ao
longo das etapas desenvolvidas.
Definimos as seguintes metas para 2016:
- Informativos através de cartazes, painéis e reuniões;
- Mobilização do grêmio estudantil;
- Novas parcerias e avaliações do desenvolvimento do projeto;
- Em fevereiro/2016 realizarmos uma reunião para revisão do projeto e encaminhamentos.
Uma excelente
trajetória!
PARABÉNS
pessoal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário