sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Escola Wilson Rachid concluiu a gincana


A Escola Estadual Wilson Rachid desenvolveu o percurso I este ano. O Professor Everton Joventino da Silva enviou as tarefas.

Tarefa 1 - Semeando o Saber

Os alunos foram convocados para que pudessem receber as informações acerca do projeto, das cartilhas e Gincana Cultural.

Os estudantes puderam discutir e propor sugestões acerca de como as atividades deveriam ser desenvolvidas. Foi estabelecido um cronograma para a realização das atividades propostas na Gincana Cultural. Os estudantes acharam a iniciativa muito boa e acolheram bem o projeto. Assumiram a responsabilidade em multiplicar as informações entre os demais colegas de classe.

Participaram da tarefa 60 alunos, 01 professor e 01 funcionário.






Tarefa 2 - Nosso projeto pedagógico

Apesar da atividade ter sido divulgada para os estudantes, infelizmente a atividade não conseguiu uma grande adesão dos pais. Foram discutidas as propostas da implementação da gincana entre os pais, alunos e professores presentes.

 A apresentação do projeto foi bem recebida e surgiu a sugestão de ser feita uma nova apresentação para os responsáveis na reunião bimestral, onde haveria um maior número de responsáveis.

A reunião foi em 10 de setembro com a participação de 10 alunos, 05 professores e 02 familiares.


Tarefa 3 - As praças

Os alunos foram convidados a realizar a limpeza da praça e participaram de uma aula de dança.

Os estudantes destacaram a importância de realizar tarefas fora do ambiente escola e da importância de utilizar outros espaços públicos para realizar atividades de dança e música.

A atividade foi em 19 de novembro, na praça próxima ao Supermercado Assai no Itaim Paulista com a participação de 100 alunos, 05 professores e 01 voluntários.






Tarefa 4 -A história coletiva

Elaboramos uma colcha de retalhos com fotos, memórias e registros históricos da comunidade. Os alunos fizeram entrevistas e vídeos com depoimentos de moradores do bairro.

O objetivo da atividade foi fazer um levantamento histórico individual e coletivo, procurando evidenciar elementos de nossa identidade multicultural que é característica da nossa comunidade. Durante a atividade os alunos se empenharam em buscar relatos, fotos e imagem que pudessem colaborar com a tarefa.

Participaram 40 alunos, 06 professores, 04 funcionários, 10 familiares e 01 voluntário.






Tarefa 5- Inversão de papéis

Os alunos trocaram de função com os agentes de organização escolar e professores. Os alunos puderam realizar as tarefas de ministrar aulas e colaborar com a limpeza da escola. Comentaram sobre a importância e a necessidade de fazer uma “geral” na escola, afinal havia muitas pichações nas paredes, carteiras e papéis que os estudantes jogavam pelas janelas.

A atividade ocorreu em 12 de novembro com a participação de 400 alunos, 15 professores, 10 funcionários e 02 familiares.




Tarefa 6 - A sabedoria dos pais e responsáveis

Os alunos foram separados em grupos, conforme a oficina que iria ser desenvolvida. Foram distribuídos os materiais e após isso foi explicado como eles fariam as sacolinhas, a montagem das pipas e confecção de fuxicos.

Os participantes relataram que as atividades eram interessantes e ocorreram num clima descontraído, o que possibilitou a interação entre todos os alunos envolvidos.
A tarefa ocorreu em 23 de outubro.



Tarefa 7 - Cozinhando na escola

    Foi solicitado aos estudantes que pesquisassem receitas que pudessem aproveitar partes de alimentos ricos em fibras, vitaminas e minerais que geralmente são descartados. A atividade ocorreu no refeitório da escola.

A atividade contou com a participação de todos os alunos ao trazerem as receitas, os ingredientes e no preparo de bolos com cascas de banana e abacaxi. Como bebidas foram preparados os sucos detox , abacaxi com hortelã e laranja com cenoura.

No final da atividade alunos e funcionários, puderam degustar as receitas preparadas e colaboraram com a limpeza.

A tarefa foi desenvolvida em 12 de novembro com a participação de 35 alunos, 03 professores e 02 funcionários.



Tarefa 8 - Saber fazer voluntário

Durante as apresentações os alunos puderam ter contato com artistas do bairro e de coletivos periféricos que trabalham com cultura popular. Os alunos dialogaram com os artistas, discutindo problemas e soluções sobre espaços culturais na comunidade.

O encontro foi em 10 de novembro com a participação de 60 alunos, 08 professores, 02 funcionários e 04 voluntários.    


Tarefa 9 - Plano de ação

Foi discutida a importância da participação da escola no projeto REDE ESCOLAÍ e das limitações e superações vivenciadas ao longo das etapas desenvolvidas.

Definimos as seguintes metas para 2016:


  • Informativos através de cartazes, painéis e reuniões;
  • Mobilização do grêmio estudantil;
  • Novas parcerias e avaliações do desenvolvimento do projeto;
  • Em fevereiro/2016 realizarmos uma reunião para revisão do projeto e encaminhamentos.



Uma excelente trajetória!
PARABÉNS pessoal.




Nenhum comentário: