A EMEF Valeriana Rosa Cesar, de Serra, desenvolveu o percurso
II. A Professora Alice Norma Winkelmann enviou as tarefas abaixo:
Tarefa 3 - A família
aprendiz
Na comunidade de Nova Almeida, onde nossa escola está
inserida, os alunos pesquisaram junto com os voluntários e não encontraram quem
não soubesse ler ou escrever, deve ser por vergonha, ou pelas facilidades
atuais, realmente todos tiveram acesso à escola.
Isso gerou dificuldade para a realização da tarefa, mas numa
reunião os próprios Falaí tiveram uma feliz ideia. Por que não fazer isso com os alunos
que apresentam dificuldade em alguma matéria? Os mesmos juntamente com a
pedagoga elaboraram um plano de parceria. Foram sinalizados os alunos com
dificuldades em Língua Portuguesa e Matemática e os que apresentavam mais
facilidade e relacionados.
O passo seguinte foi conversar com os alunos e formar
"pares de ajuda" e assim foi criada uma parceria entre alunos que se
ajudam na própria sala de aula.
Mas para não ficar restrito à sala de aula, também foi criado
grupo de alunos com seis alunos cada, com a participação de voluntários que
agendavam turmas e horários antes e após a aula e durante 30 a 60 minutos
tiravam dúvidas na aprendizagem dos alunos.
Os alunos gostaram, dúvidas foram tiradas o que melhorou a
aprendizagem deles. Esse projeto foi realizado de 05 de outubro a 06 de
novembro atendendo três vezes na semana. Foram atendidos 12 alunos de cada classe: 6º ano B, 6º ano C
e 7º ano D.
Os pares ainda se mantêm em sala de aula, o que resulta em
maior interesse aos que apresentam alguma dificuldade.
Tarefa 4 - Ensinar é
arte
Após a oficina de Leitura e Escrita foi designado um dia para
diversas apresentações. Com a ajuda dos professores e funcionários os alunos
apresentaram suas criações para toda a escola: coreografia, canto, teatro,
jogos etc.
Maior sucesso foram os raps criados pelos alunos, a encenação
de Dezessete e setecentos e as
declamações. Houve ainda uma aluna que cantou Believe in me de Demi Lovato. Outra que coreografou uma música
gospel.
Participaram 120 alunos, 03 professores, 03 funcionários, 03
familiares e 02 voluntários.
Siga o link abaixo e veja os poemas, músicas e composições
apresentadas
.
Tarefa 5 - Nosso maior
gol
No ano de 2015, não foi difícil eleger nosso maior gol! Tivemos
um envolvimento muito maior do que no ano anterior.
Os alunos, professores, demais funcionários e o número de voluntários, demonstrou que
nosso maior gol foi o envolvimento da equipe.
Nossas atividades fluíram mais facilmente. As tarefas parecem
ter se tornado realizáveis, pois antes, tudo era mais difícil. A equipe de
professores também muito nos ajudou.
O professor de História tem feito um trabalho diferenciado,
inclusive, com atividades manuais de maquetes, bonecos
representativos, filmes e debates.
No
dia 20 de novembro encerraremos nossos trabalhos realizando atividades voltadas
para a Lei 10639/2003, na qual os
professores devem ressaltar em sala de aula a cultura afro-brasileira como
constituinte e formadora da sociedade brasileira, valorizando a raça negra e considerando,
os negros africanos, como sujeitos históricos.
Considerando o pensamento e as idéias de
importantes intelectuais negros brasileiros, a cultura (música, culinária,
dança) e as religiões de matrizes africanas, sobre
a cultura afro brasileira, nosso professor enfatizou muito a questão religiosa
africana com o sincretismo da religião católica, levando os alunos à construção
de bonecos comparativos e suas características, permitindo que houvesse
aprendizagem de forma diferenciada.
A
professora de Língua Portuguesa trabalhou com os alunos, a música da Sandra de
Sá “Olhos Coloridos” e as palavras de origem africana inseridas na Língua
Portuguesa, além da leitura do texto “A influência dos dialetos africanos no
português falado no Brasil”.
A
Professora de Inglês trabalhou a questão da sinestésica corporal, através da
dança.
Na
disciplina de Educação física, foram desenvolvidas atividades de capoeira e
confecção de jogos como o tabuleiro de mancala, feito com caixa de ovos.
A
professora de Ciências trabalhou o reaproveitamento de alimentos e para o
encerramento será servido a todos as guloseimas por eles preparadas.
Diante
dos estudos realizados e da aprendizagem alcançada, uma aluna elaborou um
discurso sobre o preconceito racial.
Neste
dia, foram convidadas as famílias dos estudantes, para juntos dividirmos os
resultados dos trabalhos realizados.
Muito empenho e dedicação!
PARABÉNS pessoal.
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