As últimas tarefas foram entregues pela EMEF
Darcy Ribeiro, de Guarapari, que desenvolveu pela segunda vez o percurso II. A
Professora Valéria da Silva Miranda enviou os relatos e os demais registros das
tarefas:
Tarefa 1 - Nossa
Escola tem parceiros
Foi desenvolvida de agosto a novembro na
escola e explanado na Feira de Ciências, Tecnologia e Inovação no SESC.
Participaram 300 alunos e 04 voluntários.
Com a colaboração de todos os alunos e da
comunidade foi implantado um coletor de resíduos sólidos - reciclômetro - nas
dependências da escola para promover a coleta seletiva. Os próprios alunos
fizeram palestras e distribuíram conteúdos/panfletos em todas as salas de aula
sobre quais materiais são recicláveis e qual tempo de decomposição de cada
material na natureza.
O projeto teve a parceria, além da comunidade
escolar, também da SEMED, do IFES e de uma madeireira de Alfredo Chaves que
doou o material para a construção do reciclômetro. Os alunos continuam
realizando as palestras de conscientização e incentivando para que os demais
alunos colaborem com os resíduos sólidos. Haverá ainda um dia culminante para
que todas as comunidades vizinhas participem na coleta seletiva, com a participação
da Associação de Catadores de Materiais
Recicláveis de Guarapari.
Tarefa 3 - A
família aprendiz
A tarefa aconteceu em maio e participaram 150
alunos. Através do projeto de leitura e escrita desenvolvido na biblioteca da
escola, os pais dos alunos, que já estudam nesta escola, foram incentivados a
continuarem com seus estudos e rematricularem-se para o próximo semestre que
vai de agosto a dezembro.
A EJA da Escola “Darcy Ribeiro” vem buscando
desenvolver a leitura e escrita através
de atividades diferenciadas, explorando os diferentes espaços de aprendizagem, onde o aluno possa ampliar as
possibilidades de ação no mundo,
promovendo a cidadania. Dessa forma, eles são incentivados a continuarem com a
sua formação.
Tarefa 5 -
Nosso maior gol
Tarefa 6-
Ano novo, nova caminhada
O projeto estruturado pretende recuperar a
trajetória dos alunos do 6º ano em situação de defasagem idade/série buscando alternativa
pedagógica fundamentada em aprendizagens significativas, garantindo a
construção de competências e a estimulação de habilidades fortalecendo a
autoestima do aluno.
O
projeto foi elaborado pelos pedagogos em parceria com os professores envolvidos, prevendo as metas a serem
atingidas, o cronograma e as responsabilidades de cada um. A avaliação dos
alunos dos 6º anos deve ser a mais ampla possível. Provas específicas
elaboradas com base nos conteúdos trabalhados em sala de aula, elaboração de
trabalhos em grupo, relatórios de passeios de estudos (empresas, parques, museus
e demais visitações), e acompanhamento de atitudes importantes para o
desenvolvimento do perfil do estudante, em que são avaliados o cuidado com os
materiais, a participação nas aulas, a presença e outros comportamentos.
Com empenho
se tem resultados!
PARABÉNS,
pessoal.
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