terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Escola Metalúrgico Luís dos Santos desenvolveu o percurso I


Os professores Erinaldo de Lima Frutuoso e Rosane Elisabeth B. Utida enviaram os relatos das tarefas realizadas pela E.E Luís dos Santos Metalúrgico, de São Bernardo do Campo.  
        
Tarefa 1 - Semeando o Saber

A tarefa foi realizada na quadra da escola com a participação de alguns responsáveis dos alunos, e discutiu-se as cinco cartilhas. Foi uma tarefa muito interessante, pois ao utilizarmos a cartilha sobre a participação solidária nas escolas, foi possível vivenciarmos que nossa escola acolhe os pais e toda a comunidade escolar e local, em diversas atividades, como por exemplo, reuniões de pais ao longo do ano, projetos desenvolvidos por professores e alunos (Fontes de Energia, Lixo eletrônico, Planetário, Reciclando) e comunidade presente (Festa Junina, Natal entre outros).

Tarefa 2 - Nosso Projeto Educativo

Na reunião apresentada foi exposto aos pais e responsáveis, o projeto de aprendizagem Aventuras+, nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, onde os alunos através de atividades lúdicas, na sala de informática, aprenderiam as disciplinas citadas através de um game (jogo).

Tarefa 3 - As Praças

Na ausência de uma praça no bairro optamos por construir uma horta no espaço ocioso da escola. A tarefa realizada foi bastante significativa pelo simples fato de envolver os alunos, professores, coordenadores e voluntários na sua realização.

Tarefa 4 - A história coletiva

Os alunos através de pesquisa na escola, passaram para os demais alunos, a história do patrono Luis dos Santos, onde a escola recebeu este nome, projeto de Lei nº 309 de 1984.

Tarefa 5 - Inversão de papéis

No dia 17/11/2015 os alunos do 6º ano “A” ministraram uma aula para os funcionários da secretaria escolar sobre a importância de não ter uma postura preconceituosa e discriminatória, ressaltando personalidades nacionais e internacionais afrodescendentes de destaque.

Tarefa 6 - A sabedoria dos pais e/ou responsáveis

Foi realizada a atividade sobre gerações, onde os alunos deveriam trazer receitas de família ou história sobre uma cultura da família (natal, páscoa e outros), tradição de família.
Os alunos realizaram com as famílias um resgate de sua cultura, tradição e descobriram histórias fantásticas como pratos de comidas típicas que só as vovós sabiam fazer.

Tarefa 7 - Cozinhando na escola

A tarefa foi realizada na própria sala de aula e contou com a participação de alguns alunos e familiares na produção de doces. A receita foi retirada do próprio caderno do aluno - Situação de Aprendizagem 2, cujo objetivo principal é investigar diferentes métodos de conservação de alimentos. O ingrediente a ser estudado pelos alunos era uma especiaria bastante conhecida o cravo-da-índia. Além de embelezar o doce ajuda a preservá-lo por mais tempo porque contém propriedades antimicrobiana.

Tarefa 9- Plano de Ação

Houve uma discussão entre os professores, alunos para verificarmos os projetos que foram positivos no decorrer deste ano e que poderiam ser feitos novamente o ano que vem, porém um pouco mais elaborado. Foram executados este ano vários projetos que foram muito positivos para a comunidade escolar, como por exemplo, a festa junina, pela primeira vez na escola, e foi um sucesso, então foi pensado no que mais poderia ser elaborado para que continuasse dando certo, e trabalhar melhor.


PARABÉNS pessoal!

Nenhum comentário: