sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Participar, participar, participar. Eles foram com tudo!


A EMEIEF Maria Veloso Calmon está desenvolvendo o Percurso II da gincana. A Professora Josela Colnago, diretora, nos enviou os registros das primeiras tarefas.


Tarefa 1 - Nossa Escola tem parceiros
Quando há mais pessoas formando parceria...
 a primeira coisa a buscar... é um objetivo comum.
Walter Grando

Com este pensamento, iniciamos os trabalhos no Rede Escolaí. Nossa galera Falaí Diogo De Lírio Vieira, Leandro Magri Pinto e Ronald Nogueira Dorea procuram sempre acompanhar os movimentos da escola. E para conhecermos nossos parceiros, os convidamos a se identificarem com uma ficha* e as possíveis parcerias.

 A Escola tem parceiros que se destacam na música, no esporte e na cozinha. Coordenados por Josela Colnago dos Santos Simões, Marcia Cristina dos Reis Matias, Andressa Pinto Oliveira e Poliana de Paula Silva foram desenvolvidas ações  em diversos momentos onde a presença de voluntários foi peça importante para o sucesso.

Na culinária, com Jose Francisco, tivemos uma oficina de biscoitos em que os alunos do pré ao 5º ano confeccionaram biscoitinhos de polvilho para presentear a querida mamãe, titia, vovó ou alguém querido. Vale ressaltar que todos os professores estavam envolvidos nesta atividade e que  a receita foi discutida em sala de aula como temática em diversas matérias. Também realizamos no sábado, vários quitutes saborosos como: bolinho de aipim com carne seca, pudim, bolo arco íris, quibe, esfirra e muitos outras receitas de sucesso.

No item música, a parceria acontece com Adauy Caldeira, Tiago, José Pedro  e o sanfoneiro Guilherme, com participações especiais nos eventos da escola.

O esporte fica por conta de Gleydson, que com todo carisma e vontade, incentivado também pelo professor Bruno Daniel e Leandro Marin,  entusiasma os alunos nos momentos de lazer, destacando a diversão com respeito.

Temos o PROERD, palestra oferecida por um policial voluntário que analisa com os alunos o tema droga, incentivando-os a terem coragem de dizer não.

Participaram da realização desta tarefa 300 alunos, 20 professores, 06 funcionários, 15 familiares e 08 voluntários.

Houve uma boa aceitação quanto à proposta apresentada pelos voluntários aos participantes e o envolvimento em relação a tudo que foi proposto para o dia e dos futuros encontros. Contou com o interesse e motivação, alcançando assim o objetivo proposto que foi o envolvimento de todos. 

Os participantes gostaram da oportunidade de participar das atividades, inclusive por ser aos sábados, período em que não estão trabalhando. No dia especial da apresentação foram:

Esporte: Organização do campeonato de futsal com os participantes.
Música: Aula sobre noções introdutórias sobre música e leitura de partitura.
Informática: Conscientização de como utilizar a informática de forma segura.

Portanto as três etapas foram vencidas: identificamos, apresentamos e agradecemos.

*  Ficha do voluntário

 





Ler, ler, ler. Eles foram com tudo de novo!


Tarefa 2 - Juventude presente

A Leitura é uma viagem de quem não pode pegar um trem.
Francis de Croisset

Para a leitura e escrita se tornarem um objeto de aprendizagem efetivo é necessário que tenha sentido para o aluno e que, nelas, ele possa reconhecer diferentes propósitos sociais: ler e escrever para informar-se, ler e escrever para resolver problemas práticos, ler e escrever pelo prazer de descobrir mundos... Neste contexto, a oficina de leitura e escrita de forma lúdica e prática foi realizada em todas as turmas da escola. 

A professora Cristina de Freitas do 3º ano desenvolveu esta tarefa com rodízio de livros, caixa de recortes de leitura em voz alta, recorte de pequenas palavras, histórias em quadrinhos, leitura lúdica no laboratório de informática.

Com a professora Madalena de Avelar 3º ano houve leitura e escrita com fichas e interpretação oral, releitura, leitura com anúncios, visita à biblioteca, leitura de livros, ilustração e contação de histórias.

No 1º ano a professora Marluce Noêmia dos Santos, reconhece a leitura e escrita como foco principal na formação de um cidadão crítico e importante para uma sociedade consciente, por isto utilizou jogos pedagógicos, livros de literatura, diversos gêneros textuais como: revistas, jornais, panfletos. Oportunizou a leitura de professor para alunos, alunos para professor, aluno para aluno, aluno do 1º ano para aluno do pré. Visitação à escola para leitura de cartazes e a biblioteca.

O professor José Renato Meneguel explora a participação da família na leitura e escrita quando envia para casa exemplares escolhidos pelos alunos para leitura em família. Em seguida, na escola, explora o que foi vivenciado em casa.

O 2º ano com a  professora Rozimeri Rodrigues leu, escreveu e apresentou um tema importante que foram os índios e o respeito às diferenças. Para esta tarefa eles foram à biblioteca e sala de informática. Parlendas foram lidas e confeccionadas pelos alunos.

Com Catharina Soares Merigueti Nunes, os alunos participam de gostosos momentos de leitura. “A aula que mais gosto é quando lemos” relatou o aluno. Destacam-se nesta sala, dois alunos com necessidades especiais, em que toda atenção é dada a eles no momento de leitura e ludicidade. 

Adriana Santana de Carvalho Lima realizou atividades diferenciadas, com escolhas de livros pelos alunos e por ela, e a partir do livro, oficinas acontecem, permitindo a pintura, a contação de histórias, músicas, tornando o momento prazeroso e atraente.

Portanto as três etapas da tarefa 2 foram vencidas: realizar, divulgar e ampliar.





Continuem assim pessoal, leiam, leiam, leiam.

Contem, contem, contem,

e se expressem à vontade, que nós gostamos de ver!

PARABÉNS, galera!



Nenhum comentário: