A EMEIEF Maria Veloso Calmon está
desenvolvendo o Percurso II da gincana. A Professora Josela Colnago, diretora,
nos enviou os registros das primeiras tarefas.
Tarefa 1 -
Nossa Escola tem parceiros
Quando há
mais pessoas formando parceria...
a primeira coisa a buscar... é um objetivo
comum.
Walter Grando
Com este pensamento, iniciamos os trabalhos
no Rede Escolaí. Nossa galera Falaí Diogo De Lírio Vieira, Leandro Magri Pinto
e Ronald Nogueira Dorea procuram sempre acompanhar os movimentos da escola. E
para conhecermos nossos parceiros, os convidamos a se identificarem com uma ficha*
e as possíveis parcerias.
A
Escola tem parceiros que se destacam na música, no esporte e na cozinha.
Coordenados por Josela Colnago dos Santos Simões, Marcia Cristina dos Reis
Matias, Andressa Pinto Oliveira e Poliana de Paula Silva foram desenvolvidas
ações em diversos momentos onde a
presença de voluntários foi peça importante para o sucesso.
Na culinária, com Jose Francisco, tivemos uma
oficina de biscoitos em que os alunos do pré ao 5º ano confeccionaram
biscoitinhos de polvilho para presentear a querida mamãe, titia, vovó ou
alguém querido. Vale ressaltar que todos os professores estavam envolvidos
nesta atividade e que a receita foi
discutida em sala de aula como temática em diversas matérias. Também realizamos
no sábado, vários quitutes saborosos como: bolinho de aipim com carne seca,
pudim, bolo arco íris, quibe, esfirra e muitos outras receitas de sucesso.
No item música, a parceria acontece com Adauy
Caldeira, Tiago, José Pedro e o sanfoneiro
Guilherme, com participações especiais nos eventos da escola.
O esporte fica por conta de Gleydson, que com
todo carisma e vontade, incentivado também pelo professor Bruno Daniel e
Leandro Marin, entusiasma os alunos nos
momentos de lazer, destacando a diversão com respeito.
Temos o PROERD, palestra oferecida por um
policial voluntário que analisa com os alunos o tema droga, incentivando-os a terem coragem de dizer não.
Participaram da realização desta tarefa 300
alunos, 20 professores, 06 funcionários, 15 familiares e 08 voluntários.
Houve uma boa aceitação quanto à proposta
apresentada pelos voluntários aos participantes e o envolvimento em relação a
tudo que foi proposto para o dia e dos futuros encontros. Contou com o
interesse e motivação, alcançando assim o objetivo proposto que foi o
envolvimento de todos.
Os participantes gostaram da oportunidade de
participar das atividades, inclusive por ser aos sábados, período em que não
estão trabalhando. No dia especial da apresentação foram:
Esporte: Organização do campeonato de futsal com
os participantes.
Música: Aula sobre noções introdutórias sobre
música e leitura de partitura.
Informática: Conscientização de como utilizar
a informática de forma segura.
Portanto as três etapas foram vencidas:
identificamos, apresentamos e agradecemos.
* Ficha do
voluntário
Ler, ler,
ler. Eles foram com tudo de novo!
Tarefa 2 - Juventude presente
A Leitura é
uma viagem de quem não pode pegar um trem.
Francis de Croisset
Para a leitura e escrita se tornarem um
objeto de aprendizagem efetivo é necessário que tenha sentido para o aluno e
que, nelas, ele possa reconhecer diferentes propósitos sociais: ler e escrever
para informar-se, ler e escrever para resolver problemas práticos, ler e
escrever pelo prazer de descobrir mundos... Neste contexto, a oficina de
leitura e escrita de forma lúdica e prática foi realizada em todas as turmas da
escola.
A professora Cristina de Freitas do 3º ano
desenvolveu esta tarefa com rodízio de livros, caixa de recortes de leitura em
voz alta, recorte de pequenas palavras, histórias em quadrinhos, leitura lúdica
no laboratório de informática.
Com a professora Madalena de Avelar 3º ano
houve leitura e escrita com fichas e interpretação oral, releitura, leitura com
anúncios, visita à biblioteca, leitura de livros, ilustração e contação de
histórias.
No 1º ano a professora Marluce Noêmia dos
Santos, reconhece a leitura e escrita como foco principal na formação de um
cidadão crítico e importante para uma sociedade consciente, por isto utilizou
jogos pedagógicos, livros de literatura, diversos gêneros textuais como:
revistas, jornais, panfletos. Oportunizou a leitura de professor para alunos,
alunos para professor, aluno para aluno, aluno do 1º ano para aluno do pré.
Visitação à escola para leitura de cartazes e a biblioteca.
O professor José Renato Meneguel explora a
participação da família na leitura e escrita quando envia para casa exemplares
escolhidos pelos alunos para leitura em família. Em seguida, na escola, explora
o que foi vivenciado em casa.
O 2º ano com a professora Rozimeri Rodrigues leu, escreveu e
apresentou um tema importante que foram os índios e o respeito às diferenças.
Para esta tarefa eles foram à biblioteca e sala de informática. Parlendas foram
lidas e confeccionadas pelos alunos.
Com Catharina Soares Merigueti Nunes, os
alunos participam de gostosos momentos de leitura. “A aula que mais gosto é
quando lemos” relatou o aluno. Destacam-se nesta sala, dois alunos com necessidades especiais, em
que toda atenção é dada a eles no momento de leitura e ludicidade.
Adriana Santana de Carvalho Lima realizou
atividades diferenciadas, com escolhas de livros pelos alunos e por ela, e a
partir do livro, oficinas acontecem, permitindo a pintura, a contação de
histórias, músicas, tornando o momento prazeroso e atraente.
Portanto as três etapas da tarefa 2 foram
vencidas: realizar, divulgar e ampliar.
Continuem
assim pessoal, leiam, leiam, leiam.
Contem,
contem, contem,
e se expressem
à vontade, que nós gostamos de ver!
PARABÉNS, galera!
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