quinta-feira, 28 de novembro de 2013

O pós-percurso IV na Escola Antonio Caputo


A reporteen Joyce nos relatou tudo o que aconteceu na trajetória da Escola Estadual Antonio Caputo, de São Bernardo do Campo.

Lembramos que nesta fase da gincana, a escola já concluiu o  Percurso IV, e portanto, passa a fazê-lo permanentemente, ou seja,  a comunidade educativa continua participando do planejamento da escola, acompanhando seus indicadores, seu desempenho em relação ao aprendizado dos alunos. Continua o desafio de manter a mobilização e a motivação. Ao mesmo tempo, a escola começa novamente a Gincana com os alunos que são novos na escola e não viveram a experiência. Assim, a escola mantém mais uma vez o Percurso IV e começa a refazer os demais percursos. A Escola Antonio Caputo refez em 2013 os Percursos IV e I, conforme nos conta a Joyce:

"A EE Antonio Caputo é uma escola que desde que iniciou sua participação  nas gincanas do PEV, atual Rede Escolaí, vem  vivenciando um crescimento significativo na interação entre alunos, comunidade e equipe escolar. Embora sejam mudanças pequenas de ano para ano, já que com a entrada de cada ano, novos alunos iniciam a jornada, desconhecem os trabalhos da escola e, por isso, há dificuldades na realização dessas atividades. Ainda assim, muito já foi feito e muitas conquistas já foram alcançadas. Temos algumas equipes que realmente se empenham, tanto de professores como de alunos e são elas que fazem as coisas acontecerem."

PERCURSO I  

NOSSA  HISTÓRIA

"A 1ª tarefa do percurso I foi realizada pelos alunos do 9º ano do período da manhã. A professora Núria de História os orientou.

Foram feitas pesquisas sobre o Subdistrito de Riacho Grande, seus fundadores, e a origem do nome da escola.

Além das pesquisas feitas pelos alunos,  uma grande exposição de fotos, feita pelo professor de Arte,  Francisco Rita dos Santos, está à disposição de todos nas paredes da escola.

São fotos de vários eventos realizados, ao longo de nossa história, de antigos alunos e funcionários, que hoje se espalharam  pelo Brasil afora." 

INVERSÃO DE PAPÉIS

"O professor José Eduardo, de Ciências, deixou a sua aula por conta de suas alunas do 9º ano, que prepararam um conteúdo especial para trabalhar com a classe."

AS PRAÇAS

"A professora de ciências, Alessandra, com seus alunos do 6ºano, foi ao jardim da escola e deu uma verdadeira aula de ecologia e respeito à natureza. Lá, eles recolheram os detritos de plástico e vidro, retiraram as ervas daninhas e escolheram um cantinho especial para plantar algumas mudinhas de hortaliças."

PERCURSO IV

"Neste percurso, pouco foi feito, mas a qualidade do trabalho realizado superou as expectativas. A ideia era organizar as três ações para melhorar o resultado do IDESP com algumas atividades voltadas para os conteúdos estudados até então; seriam elas: um concurso de conhecimentos, com o tema Sustentabilidade, para o Ensino Médio; uma gincana interna, para o Ensino Fundamental, a Gincana do Saber; e uma apresentação literária, chamada Sarau Literário. Mas, apesar dos esforços, apenas uma atividade foi efetivamente realizada: o Sarau Literário.

Mas foi um trabalho como poucos, na qualidade e no empenho de todos. Os alunos se dedicaram de uma forma surpreendente, seus pais, mesmo à distância, deram um suporte muito grande, providenciando tudo o que seus filhos precisavam: roupas, máscaras, papelarias, fantasias, enfim, tudo o que pudesse servir para o melhor desempenho dos alunos. Os professores orientaram com muito interesse e cederam algumas de suas aulas para pesquisas e ensaios.

O resultado foi um evento de muita qualidade, com apresentações de músicas, danças, declamações de poesias, paródias e peças teatrais. Os professores Francisco e Jorge acompanharam todo o evento com músicas de época, pois cada apresentação representou um período da literatura, desde o medieval até o contemporâneo."

CONCLUSÃO

"Ainda que as atividades tenham sido realizadas de forma parcial, houve muito aprendizado e muitas das tarefas realizadas nas gincanas anteriores têm sido incorporadas nas práticas cotidianas de alguns professores, tão benéficas que foram para o crescimento dos alunos. Talvez uma das maiores dificuldades para atingir um melhor resultado seja ainda conseguir mobilizar a todos e poder contar com um maior envolvimento da equipe escolar."





Incorporação dos percursos no cotidiano escolar.
Meta alcançada!

P A R A B É N S  pessoal !




Um comentário:

Maria Eloisa disse...

Parabéns a todos os membros de nossa Escola. Cada contribuição é de um valor imenso para a melhoria de nossa escola, nosso trabalho. Tenho muito orgulho de todos. Bjs Eloisa