segunda-feira, 2 de setembro de 2013


Oficina de Mobilização em São Paulo


Foi com muita emoção que ocorreu em 30 de agosto, a I Oficina de Mobilização para as escolas de São Paulo. Com a participação de alunos, professores e outras pessoas da comunidade de dezenove escolas entre Barueri,  Carapicuiba, Diadema, São Bernardo do Campo e São Paulo, tivemos uma arrancada para o desenvolvimento da Gincana da Comunidade Educativa.

Sob o comando da Produtora Cultural Social  A Banca, os participantes foram provocados para o encontro com o outro a partir de um novo olhar.  O DJ Bola,  explicou como os nossos olhos às vezes se enganam ao ver o outro devido à cor da pele, à sua origem, ao simples sotaque e tantos outros elementos que nos faz pensar e agir com preconceito. Ele propôs para o encontro do dia um olhar ao outro a partir de seu coração.

Na apresentação, além do nome, cada um expôs suas expectativas para o encontro e identificou  seu brilho, o que cada um mais ama fazer que impacta os demais.

A partir do reconhecimento dos talentos de cada um formaram-se grupos  para os trabalhos do dia, cuja proposta foi: "O que eu posso fazer para apresentar na escola, o que eu posso fazer de impossível para melhorar a escola, o que eu posso fazer para mobilizar a escola."

Os grupos discutiram o tema, levantaram sugestões e apresentaram para todos no auditório. Foram vários temas provocativos que tiraram as pessoas de sua zona de conforto. Elas puderam então, socializar suas impressões  com uma conversa  no grande grupo.





Após o almoço, com algum relaxamento e muita música, o pessoal de A Banca, propôs aos grupos que trabalhassem e adaptassem suas ideias, até agora discutidas, para levar para a comunidade e mudar alguma coisa lá. Os grupos fariam disso uma bandeira, com logomarca, hino e até uma performance para apresentá-la.

Foi com muita criatividade que o pessoal construiu sua bandeira e apresentou para todos com empolgação.



Ao final, depois de tantas falas emocionantes, o nosso objetivo: sentir com o coração a motivação necessária para realizar as coisas,  voltar para a escola e fazer as pessoas lá sentirem isso também.




P A R A B É N S    P E S S O A L !


Saiba mais do evento no blog do pessoal de A Banca.




4 comentários:

Professor Odilon Pereira disse...

Foi muito bom, com certeza esse projeto da Rede ESCOLAÍ vai mudar a vida de todos os alunos e da comunidade.
Um abraço,
Professor Odilon

Unknown disse...

Estou com você, nada como mais uma parceria, agora mãos a obra, Diadema vai ferver,aqui brotam talentos!!!

Unknown disse...

Obrigado Professor Odilon. Vocês fazem o sucesso do projeto!

Unknown disse...

Olá James. Temos certeza que os talentos de Diadema farão uma grande jornada. Obrigado!