segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

A Escola Campo Grande


A Professora Alexsandra, da EMPEF Campo Grande, de Guarapari,  enviou o restante das tarefas completando o Percurso I da gincana.

Tarefa 4 – A história coletiva

"Entrevista realizada pelas professoras Alexsandra, Adriana e alunos, com o Sr. José Rodrigues, a Dona Leonor e a Dona Maria que foram criados juntos e relatam um pouco de suas histórias há 65 anos atrás que estudaram nesta mesma escola, Campo Grande.

O Sr. José é aposentado, mas ainda exerce sua profissão como lavrador, é muito simpático e gosta muito de conversar e estava disposto a contar como foi sua história quando tinha 5 anos..."







Tarefa 5 – Inversão de papéis

"Esta tarefa foi realizada na Comunidade Laje das Pedras, Escola Campo Grande, Guarapari, Espirito Santo, pelas professoras Alexsandra e Adriana, pela servente Josiana e os alunos do 1º ao 5º ano.

As professoras Alexsandra e Adriana assumiram a cozinha e foram preparar um delicioso arroz colorido com frango e para acompanhar um saboroso suco natural.

Durante o preparo do arroz todos estavam aguardando ansiosos e faziam comentários: Será que as professoras vão saber fazer o arroz colorido com frango?

Enquanto isso a servente Josiana deu uma aula de culinária, ela aproveitou o momento para passar a receita que fará na tarefa 7 – Cozinhando na escola. A Josiana escreveu a receita no quadro para os alunos copiarem e foi enfatizando as disciplinas como: Matemática - tempo, quantidade, medida ; Ciências - mistura; Português - gênero textual, receita. Todos os alunos tiveram um bom comportamento, mas estavam ansiosos pela merenda. Para surpresa dos alunos o arroz colorido ficou muito saboroso e o suco também."








Tarefa 6 - A sabedoria dos pais ou responsáveis

"Para esta tarefa foram realizadas quatro oficinas com pais de alunos e uma ex-aluna da escola. Agradecemos e parabenizamos a todos (as) que nos ajudaram a concluir esta tarefa.

A primeira oficina foi concluída com a senhora Rosana. Ela estava ansiosa durante a semana com medo de errar a receita, aliás ela teve uma ótima ajuda de seu filho Guilherme (aluno do 5º ano) e foi um sucesso o bolo de cenoura com cobertura de chocolate e coco. Os alunos degustaram o bolo e sentiram como ficou delicioso.  Parabéns à senhora Rosana e seu filho Guilherme.

A segunda oficina foi concluída pela senhora Alcione. Ela não pode comparecer no dia da gincana por motivos de trabalho, mas sua filha Raiane (aluna do 5º ano) representou a sua mãe com muito orgulho e satisfação. E explicou direitinho como sua mãe preparou um delicioso pudim de leite escrevendo no quadro para os alunos. O pudim ficou divino. Parabéns à senhora Alcione e sua filha Raiane.

A terceira oficina foi realizada pelo  senhor Clóvis, pai de aluno. O senhor Clóvis já há algum tempo trabalha com pintura e desenhos em madeira. Como a escola necessitava de uma placa de sinalização com o nome da escola, ele se propôs a fazer este trabalho e demonstrou um pouco de sua sabedoria para os alunos. Os alunos ficaram felizes, pois a escola ficou mais bonita com a placa e o nome. Muito obrigada senhor Clóvis.

A quarta oficina foi realizada pela ex-aluna da escola Erilene que estudou na escola deste o 1º ano e já participou do programa PEV. Hoje ela está cursando o 7º ano em outra escola e sempre gostou de desenhar. E neste dia ela mostrou um pouco do que gosta de fazer. No 1º momento foi passado um vídeo com os seus melhores desenhos. Os alunos admiravam cada desenho que era um mais lindo que o outro, e no rosto de Erilene só tinha alegria porque para ela é uma vitória, mas não só para ela, para a escola também. No 2º momento a ex- aluna fez um desenho da escola e das tarefas  do Programa Rede Escolaí.

Mais uma vez vimos o quanto é importante que a comunidade e os pais estejam em parceria com a escola, juntos por uma educação de qualidade. Parabéns pela força  Rede Escolaí. 



Tarefa: 7- Cozinhado na escola

Esta tarefa foi pela servente Josiana. Ela ensinou aos alunos dos turnos matutino e vespertino como fazer uma torta de liquidificador. A receita foi passada para os alunos na tarefa 5 – Inversão de papéis, enquanto as professoras estavam na cozinha. E nesta tarefa ela ensinou na prática esta deliciosa receita, os alunos estavam atentos a cada ingrediente e não viam a hora de ficar pronto.

Enfim a torta estava pronta para servir, no refeitório se fazia um silêncio, só saboreando a torta de liquidificador.








Tarefa 8 - Saber fazer voluntário

"Esta tarefa foi realizada na comunidade pelos voluntários, pais de alunos, moradores e foi com muita satisfação que os voluntários se candidataram ao programa de ajudar a Escola Campo Grande. Nesta tarefa contamos com 10 potenciais voluntários."




Tarefa 9 - Plano de ação 

Esta tarefa foi realizada com a participação e colaboração do Parque Estadual Paulo Cesar Vinha (PEPCV), das professoras Alexsandra e Adriana e da servente Josiana da Escola Campo Grande. O objetivo é dar continuidade às atividades do Rede Escolaí fortalecendo ainda mais a relação entre pais, alunos e professores. A estratégia é contactar a equipe do Parque Estadual Paulo Cesar Vinha, Rede Escolaí, Semed e outros.




Um grande percurso.

PARABÉNS pessoal!


Nenhum comentário: