sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Emoção na Escola Baeta Neves


"Foi uma cerimônia linda e emocionante! Nossos parceiros ficaram muito felizes e agradecidos pela homenagem."

Com estas palavras a Professora Patrícia Neves, diretora da E.E. Dr. Baeta Neves, de São Bernardo do Campo, nos definiu a finalização da  primeira tarefa  do Percurso II - a cerimônia de certificação dos parceiros da escola.








A Professora Juliana Valéria, pilar da gincana na escola, nos contou coisas emocionantes acontecidas na tarefa 2 - Juventude Presente.


"Esta é mais uma etapa da gincana do Rede Escolaí que cumprimos. Diga-se que para os meus reporteens, foi talvez, até o momento, o que mais os movimentou emocionalmente, trazendo para eles que são crianças, outros aspectos da vida humana com o contato com idoso, tal idoso, às vezes abandonado.

Esse processo da gincana começou na Sala de Leitura com aulas explicativas sobre as etapas da vida humana. Trabalhamos Ciências Sociais de maneira profunda, dados estatísticos sobre o tema terceira idade.

Aproveitamos a TV Pátio, um projeto da escola que é voltado para comunicação, para enfatizar o tema dentro da Sala de Leitura e por toda escola. Buscamos meios para nos comunicar através da leitura com os idosos que íamos visitar. 


Poemas, contos, histórias antes contadas na sala de leitura. Foram feitas varias releituras em grupo pelos alunos, em um bonito preparo. A escolha dos temas foi feita entre a professora pilar e os alunos.

Um poema chamou a atenção dos alunos e mais tarde, o mesmo poema, chamou a atenção dos idosos: "Ausência", de Vinicius de Moraes. Na leitura, a imaginação... Muitos alunos ficaram emocionados.

No dia 4/10, já  previamente agendado, saímos, eu, Professora Pilar Juliana Valéria, a Professora Sheila, de Letramento, o Professor Carlos, as alunas Victoria, Isabela, Graziela, Natyla, Evelyn, Fernanda e o aluno Mateus. Era por volta de 14 h. Chegamos no  asilo e os idosos estavam fazendo a atividade do dia de artesanato e, de alguma forma, estavam nos esperando.

Nos apresentamos, indo de pessoa a pessoa, e depois, começamos a ler a primeira história. Era um conto. Alguns idosos, pela idade, não conseguiam prestar atenção. Então o administrador disse para os alunos que contassem  a história de maneira individual para esses com dificuldade. Assim foi feito, e nesse momento, os idosos começaram a contar suas histórias para os alunos, que ficaram encantados, paralisados, emocionados. Os alunos começaram a entrevistar os idosos com a câmera na mão.

Então os idosos pararam para lanchar. Nesse momento, meus alunos simplesmente queriam ajudar, mas tivemos que explicar que não podiam. Eles estavam sensibilizados, encantados, crendo em uma aula diferente.

Depois do lanche foram ler os poemas. Os alunos tiveram a oportunidade de lê-los na rádio interna do asilo. Muitos dos idosos ficaram emocionados. Então, finalizamos o projeto, ao menos por aquele dia. Isto porque quando chegamos na escola os alunos expressaram a vontade de retornar ao asilo o mais rápido possível e ainda contaminaram os outros alunos para possíveis campanhas para o asilo. Foi algo muito diferenciado!"


Depoimentos das alunas:

 Natyli: "Gostaria muito de ir várias vezes, foi a melhor aula da minha vida, eu aprendi muito aquele dia, tanto, que nunca aprendi tanto outra vez. Todas vezes que puder eu voltarei ao asilo."

Grazi: "Eu adorei filmar as vozes dos idosos."


 





Educar com carinho e solidariedade é educar com sabedoria!

P A R A B É N S, pessoal!


Nenhum comentário: