segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

A Escola Eugênio Mariz


Apresentamos as tarefas desenvolvidas pela  E.E. EUGÊNIO MARIZ DE OLIVEIRA NETTO, da Diretoria De Ensino Sul 2, São Paulo.  A escola concluiu este ano o percurso I. A Professora Teodora Brás nos enviou os relatos e fotos.

TAREFA 1 - Semeando o Saber
 
"Durante os  ATPCs (reunião com professores e coordenadores pedagógicos) foi divulgado através da direção e da professora Teodora (vice da Escola da Família e da Professora Francisca) o programa Rede Escolaí  para os professores e coordenadores presentes.

Os Professores se mostraram interessados e passamos a divulgar para os alunos, com o objetivo de criar uma comunidade educativa e incentivar a participação de todos.




TAREFA 2 - Nosso projeto educativo

 "Essa atividade foi muito interessante, pois a comunidade que esteve presente na escola para a reunião de pais foi recebida com a distribuição de panfletos e foi apresentado o projeto para eles.

O objetivo maior foi interagir junto à comunidade educativa e incentivar a participação de todos na Escola."





TAREFA 3 - As praças

"Durante o mês de novembro foi  realizado um mutirão para a limpeza no terreno ao lado da escola, com a participação de membros da escola e comunidade."



TAREFA 4 - A história coletiva


"Foi realizado um trabalho coletivo, onde os alunos fizeram uma pesquisa para conhecer  a origem do bairro, do nome da Escola, e a história do seu patrono. Nesse trabalho foram envolvidos também os pais e comunidade através de entrevistas a pais e professores; juntos montaram uma maquete do bairro e sua transformação."





Tarefa 5 - Inversão de papeis

"Foi realizada em duas turmas de 6ª série do Ensino Fundamental, a tarefa Inversão de papeis (alunos lecionaram e a professora participou da aula como aluna).

Dessa tarefa foi tirada a noção de como é a realidade cotidiana do professor, bem como foi enriquecedora para a professora relembrar seus tempos de aluna."





TAREFA 6 - A sabedoria de pais/ responsáveis

"Durante os meses de outubro e novembro foram realizadas  oficinas de artesanato (decoupagem) e uma oficina de pintura em tecido com alunos e membros da comunidade, com o objetivo de despertar nas pessoas da comunidade o interesse pela participação nas atividades realizadas na Escola. Foi muito interessante e gratificante." 
  





TAREFA 7 - Cozinhando na escola

"Com o objetivo de integrar os alunos nas atividades da Escola, alguns membros da comunidade ajudaram na elaboração de refeições que são servidas na Escola. Foi um grande aprendizado e reconhecimento do trabalho do outro."



fotos


TAREFA 8 - Saber fazer voluntário

"Foi realizada uma confraternização com a comunidade e alunos para  encerrar a gincana, com a participação de membros da comunidade. Foi uma verdadeira integração, durante a comemoração foram reconhecidos os valores dos voluntários. Eles ficaram emocionados com esse reconhecimento, pois não fazemos nada sozinhos."

A Escola só alcança a todos quando há democracia, solidariedade e respeito humano. É nesse caminho que queremos continuar em 2014.

Parabéns a todos e ao Rede Escolaí pela iniciativa desse projeto maravilhoso."





TAREFA 9 - Plano de Ação

"A  E.E. Eugênio Mariz de Oliveira Netto desenvolveu durante o segundo semestre de 2013 todas as tarefas do percurso I, no intuito de promover a motivação através da mobilização.

Para 2014 pretendemos retomar algumas tarefas e fazer o Percurso II promovendo a inserção da comunidade na Escola de maneira positiva trazendo ideias novas e integrando-a cada vez.

Planejamos promover uma integração maior com o desenvolvimento de oficinas que  ajudem a comunidade na inserção no mercado de trabalho e na maior participação nas ações da escola.

Vamos potencializar e elaborar mais atividades como campeonatos, atividades extra classe que envolvam a comunidade, com o objetivo de inclusão.

Esperamos que em 2014 continuemos juntos realizando várias tarefas, promovendo uma Escola melhor com a participação de todos."



Muito legal o percurso realizado, pessoal.

P A R A B É N S!



Nenhum comentário: