quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

A Escola Dom José Mauro

A pedagoga Flávia Induzzi, da EMEF Dom José Mauro Pereira Bastos, de Serra, ES, nos enviou algumas tarefas cumpridas no Percurso I da gincana. 

Tarefas 2 e 5 – As praças e Inversão de Papéis

SEMEAR PARA O BEM - HORTA NA ESCOLA

Data:18/09/2013
Turmas :4ªs séries A e B  
Turno : Matutino
Professoras : Edilene Aparecida Bastos e Cláudia Silva Dias
Pedagoga: Ana Maria Moreira  Berger

"Visando a maior valorização do meio ambiente e conscientizar a comunidade escolar do valor que o ser humano possui, foi despertado o interesse de criar uma horta e seus cuidados, tudo embasados no desenvolvimento do ser vivo como elemento primordial para um mundo sustentável.

Objetivos:

Sensibilizar a comunidade escolar da importância do meio ambiente para a vida.

Observar os cuidados e a necessidade que o ser vivo requer, bem como a terra e tudo que nela produz.

Viabilizar a procedência dos nossos alimentos, seu cultivo e a importância de saborear um alimento saudável e nutritivo.

Trabalhar com o coletivo desenvolvendo os valores de solidariedade, compreensão, partilha, respeito ao próximo e a tudo que o rodeia.

Integrar a família nas atividades escolares cultivando o aprendizado de forma coletiva e consciente.

Desenvolvimento:

Os trabalhos foram desenvolvidos sobre a orientação do Sr.Robson Florzilla, morador e trabalhador da comunidade. No dia 18/09 o Sr. Robson com os alunos montaram um sementeiro e plantamos algumas mudas de hortaliças no solo e em materiais recicláveis como caixa de leite e garrafas PET.
Com essa ação iniciamos o desenvolvimento do projeto Horta na Escola - Semear para o Bem"




Tarefa 7 - Cozinhando na Escola

"No dia 20 de setembro foi realizado um cardápio confeccionado pelos alunos para esclarecimento de termos uma alimentação saudável.

Nesse dia os alunos tiveram as primeiras orientações sobre higiene pessoal, pela professora Juny Magna Donato (Instrutora do Laboratório de Informática) e da higienização dos alimentos pela Senhora Geny Borges da Silva cozinheira da escola,  que ressaltou a importância de manusear os alimentos de forma sadia para o corpo e como procede com os mesmos que utiliza na merenda dos alunos, como lavagem e higienização.

Todos os alunos estavam  de avental, touca, luva para manusearem os alimentos e prepará-los  para o consumo.

Tivemos a parceria da funcionária Suzete Araújo de Assis Pinto exercendo atualmente a função administrativa na  secretaria, mas é Licenciada em Ciências da Natureza. Ela promoveu uma palestra sobre a procedência dos alimentos, mastigação e como melhor devemos nos alimentarmos a fim de termos uma vida saudável."

Projeto Receitas Saudáveis  - Turno Vespertino
Tarefa 7 – Preparo de uma Salada de Frutas

"Projeto desenvolvido pela professora Cleonice com a turma do 2º ano A com o objetivo de despertar nos alunos a importância  do consumo de alimentos saudáveis na vida de todo ser humano. Foram trabalhados também os conceitos de medida, peso e higienização dos alimentos."




P A R A B É N S  pelas deliciosas e divertidas atividades, pessoal!

Nenhum comentário: