segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Escola Darcy Ribeiro

A Professora Valéria, da EMEF Darcy Ribeiro, de Guarapari, enviou uma série de atividades da escola que contemplam os eixos norteadores e a tarefa interna do Percurso IV.


I Mostra Literária - No mundo da literatura infantil

"Realizou-se de junho a outubro para as turmas de 1º ao 5º ano, com o encerramento no dia 30. Foram abordados autores infantis brasileiros: Bia Bedran, Mauricio de Souza, Monteiro Lobato, Vinicius de Moraes, Ruth Rocha, Ziraldo, Erva Furnari e Cecilia Meireles. No dia do encerramento foram expostos os trabalhos dos alunos e apresentações sobre as obras de cada auto."



Feira de Ciências e Meio Ambiente - 30/10/13

"Este projeto teve caráter interdisciplinar e foi desenvolvido de abril a julho. O objetivo foi sensibilizar acerca da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente. Acreditamos que através da orientação há mudança de comportamento e isso gera uma valorização do meio ambiente.

Este projeto despertou nos alunos a curiosidade científica, estimulou a formularem questões baseadas na realidade cotidiana, por eles vivenciadas, despertando um maior interesse pela escola. 

Foi uma excelente oportunidade para os alunos sintetizarem e compartilharem conhecimento. Favoreceu o espírito de solidariedade e fortalecendo a capacidade de organização, de pesquisa e até da improvisação por parte dos alunos. Durante a Feira foi possível promover a integração de toda a comunidade escolar, porque necessitou da participação conjunta de professores, orientadores, alunos e pais.http://img.anotacoes.org/img-planejados.gif"




IV Copa Darcyzinho de Futsal

"Teve como objetivo oferecer as práticas esportivas educacionais, estimulando crianças e adolescentes a manterem uma interação efetiva que contribua para o seu desenvolvimento integral;  enfocar uma prática esportiva educacional de qualidade  como forma de inclusão social principalmente com adolescentes em situação de risco social.

Esse projeto foi organizado pelo professor de Educação Física Orlando, como o faz todos os anos. Ocorreu neste mês de novembro e cada sala representava um país; todos os professores foram envolvidos pois cada turma teve que confeccionar sua bandeira e no dia em que sua equipe jogaria, a turma toda se reunia para torcer."




Festa das crianças

"Teve como objetivo proporcionar aos alunos uma interação plena com seu estabelecimento de ensino e promover, durante a semana da criança, atividades extraclasse variadas e interessantes, visando dar a criança oportunidades de lazer e sociabilidade educativas, através de brincadeiras, jogos, gincanas e filmes. A criança tem o direito de ser feliz, de ser valorizada, respeitada e amada. Ela passa a maior parte do tempo na escola, que por sua vez desempenha sua função social proporcionando à criança um ambiente feliz, acolhedor e amável." 

Festa dos professores 

"O evento teve como objetivo reunir os educadores dos três turnos, assim como todos os funcionários do estabelecimento de ensino em uma grande festa como forma de valorizar os profissionais pela dedicação no papel de educar."




SEBRAE (jovem empreendedor)

"O ensino fundamental hoje não pode mais limitar-se a alfabetizar e dar formação básica. É preciso preocupar-se com a preparação do aluno para enfrentar os desafios futuros do mercado de trabalho. Foi pensando nisso que o SEBRAE desenvolveu o Programa JOVENS EMPREENDEDORES, PRIMEIROS PASSOS, destinado a crianças e jovens de 7 a 14 anos do nível fundamental de ensino.

Usando recursos lúdicos como ferramenta de envolvimento e fixação de conceitos, os cursos geram interesse sobre o mundo dos negócios, ensinando aos alunos como dar os primeiros passos rumo ao sucesso em sua vida profissional futura.

O programa teve como objetivo disseminação da cultura empreendedora entre os jovens a fim de despertar na população escolar a iniciativa na busca de possibilidades de inserção no mercado de trabalho por meio da criação de seu próprio negócio.

Foi organizado por ano: no 1º ano o tema era O Mundo das Ervas Aromáticas; o 2º Ano Temperos Naturais; o 3º ano Brinquedos Ecológicos, o 4º ano Locadora de Produtos e o 5º ano o tema foi Sabores e Cores. Ao final do projeto, no dia 22 de novembro, ocorreu a Feira dos Jovens Empreendedores. Para que isso acontecesse, os alunos confeccionaram cartazes, convites, os produtos que iriam vender. Foi gratificante vê-los com tanta empolgação na realização desta feira. Ficaram responsáveis pelo caixa, pelas vendas e pela divulgação de seus produtos. Convidaram seus familiares que se dispuseram a visitar e comprar. Ao final fizeram o balancete dos gastos e quanto foi o lucro, o qual irão gastar com a festa de encerramento do ano letivo de suas respectivas turmas."



Programa Agrinho

"Foi aplicado durante algumas semanas em todas as salas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, com envolvimento de todos os professores e comunidade escolar. A satisfação dos alunos foi intensa ao realizarem os desenhos e as redações e também pelos prêmios que estariam concorrendo."




Projeto Trilhas

"Tem como foco apoiar o trabalho docente no campo da leitura e escrita com objetivo de inserir as crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental no universo letrado. Conta com uma Rede de Ancoragem que apoia a implementação do conjunto de material do TRILHAS nas salas de aula, incentivando o bom uso por meio de um processo de formação continuada. Nesta unidade de ensino o projeto está sendo desenvolvido nas aulas de letramento. As professoras utilizam o material do projeto uma vez por semana em todas as salas. Além dos livros o projeto também oferece vários jogos com objetivo de aguçar a imaginação e facilitar a aprendizagem dos alunos."




Programa Mais Educação

"É uma estratégia do governo para promover a qualidade da educação em uma jornada escolar integral. Nesta escola o programa está funcionando de forma satisfatória.

No primeiro semestre de 2013 o número de alunos matriculados somavam 120, as disciplinas eram Português, Matemática, Teatro, Dança, Percussão e Taekwondo. Já no segundo semestre o número de alunos passou de 120 pra 150; as atividades escolhidas foram, Capoeira, Taekwondo, Percussão, Esporte e Lazer, Português e Matemática.

Os alunos têm demonstrado grande interesse pelas atividades e a maioria é participativa nas aulas. Os professores e funcionários da escola têm abraçado o programa e todos procuram ajudar sempre que possível.

O Programa é um desafio, pois lidamos com todo tipo de aluno: comportamento, problemas familiares e outros, mas é um programa gratificante, onde nós colaboradores aprendemos com a dificuldade do outro e sentimos a obrigação de ajudar e de entregar o nosso melhor."




Que prazerosa forma de ensinar e aprender!



P A R A B É N S   pessoal!


Nenhum comentário: