A EMEIEF JOÃO BATISTA CELESTINO, de Porto Palmeiras,
Guarapari, desenvolveu o pós-percurso IV. A escola repetiu o Percurso I com os
novos alunos. A diretora, Professora Lourdes, nos enviou a continuidade das
tarefas.
TAREFA 3 - AS PRAÇAS
"Foi realizado numa manhã e final da tarde um plantio de
árvores nativas doado pelo Parque Estadual Paulo Cesar Vinha.
O voluntário Sr. Francisco, pai da aluna Ana Clara, (3º Ano
B) se prontificou a fazer as covas para que fossem plantadas as árvores
juntamente com a turma do 5º ano, professores, pedagogos e coordenador. Agora,
o Sr. Francisco está regando e cuidando
das mudas.
No turno vespertino o voluntário foi o pai dos gêmeos Matheus
e Mariana (4º Ano B), Sr. Marcelo, que trouxe mais dois voluntários para
plantar árvores frutíferas ao redor da escola. A turma estava bastante animada."
TAREFA 4 – HISTÓRIA COLETIVA
"Esta tarefa foi realizada através de entrevista com
ex-alunos e funcionários da escola. Ao realizar a entrevista os alunos
descobriram que a escola recebeu este nome por ter sido uma doação do
Excelentíssimo Senhor Juiz João Batista Celestino, que era dono da fazenda
Palmeiras e que posteriormente foi vendida em vários lotes.
Há cerca de 53 anos foi instalada uma escola multiseriada
numa residência antiga e tinha apenas um professor.
Em 03/11/1999 inaugurou-se a EMEF João Batista Celestino que
passou a funcionar em regime de turmas seriadas e foi construído o primeiro
prédio pela prefeitura , tendo como prefeito Sr. Paulo Borges e recebeu a
primeira diretora, a Srª. Maria Edmar Mantovanelli.
Em 2002 assumiu a direção a Srª. Vera Lúcia Galvão Boni,
ficando até 2010.
Em 2003 a escola recebe uma nova nomenclatura Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental João Batista Celestino, porém, só foi reconhecida em 2011 pelo Resolução COMEG nº. 05/2011 em 14/11/2011 na administração do prefeito Edson Magalhães.
Em 2004 o prédio foi reformado e ampliado novamente.
Em 2010 assumiu a direção da escola a Srª. Maria de Lourdes Mantovaneli atuando até a presente data.
Em 2012 a escola recebeu mais uma ampliação totalizando 05 salas de aula. Atende alunos do Pré II ao 5º ano.
A escola conta hoje com um total de 230 alunos distribuídos em 05 salas de aula no turno matutino e vespertino."
Em 2003 a escola recebe uma nova nomenclatura Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental João Batista Celestino, porém, só foi reconhecida em 2011 pelo Resolução COMEG nº. 05/2011 em 14/11/2011 na administração do prefeito Edson Magalhães.
Em 2004 o prédio foi reformado e ampliado novamente.
Em 2010 assumiu a direção da escola a Srª. Maria de Lourdes Mantovaneli atuando até a presente data.
Em 2012 a escola recebeu mais uma ampliação totalizando 05 salas de aula. Atende alunos do Pré II ao 5º ano.
A escola conta hoje com um total de 230 alunos distribuídos em 05 salas de aula no turno matutino e vespertino."
Tarefa 5 - Inversão de papéis
"A turma ficou muito empolgada com a inversão de papéis.
Professores inverteram suas funções. Até os alunos resolveram virar
professores. Deram um verdadeiro show. Não é que fizeram igual à professora! As Auxiliares de serviços e merendeira foram
para a sala de aula. Só dava para ouvir “não tem jeito, cada um no seu
quadrado”. Mas deram
conta do recado."
TAREFA 6 - SABEDORIA DOS PAIS
"Convidamos alguns pais para mostrar sua sabedoria. Sr. Edmilson, pai da aluna Eduarda, 1º B, veio ensinar a
decorar frutas. Fez uma rosa com a
melancia, uma cesta com o melão e uma flor com mamão. As crianças ficaram
encantadas com a criatividade, além de saborear as frutas depois.
A tia de Lorena, do 4º B, veio ensinar a fazer biscoito de
maisena. Ensinou o passo-a-passo, depois de prontos saboreamos. Uma delícia.
A avó do aluno Nathan, veio nos encantar com seu violão e sua
voz. Ainda mais com a interpretação da música Aquarela de Toquinho. Empolgou a
todos."
TAREFA 7 - COZINHANDO NA ESCOLA
"O feito foi realizado com a turma do Pré II, da professora
Suely, com o objetivo de valorização do trabalho da merendeira. Vestiram a
toquinha e mãos a obra! Aprenderam fazer mingau de amido. Ficaram entusiasmados
principalmente no momento de saboreá-lo!!! Depois passaram a receita e como
fazer."
TAREFA 8 - SABER FAZER VOLUNTÁRIO
"Nossa parceira e voluntária Neli esteve presente na nossa
gincana. Confeccionou todas as roupas para o desfile do dia da cidade. Sua
ajuda foi valiosíssima. E ainda nos prestigiou no dia do desfile. Vejam como
ficou bonito!
Depois esteve com o 5º ano ensinando a confeccionar a
Mandala. Formou os grupos e cada um realizou a tarefa com muito empenho.
Nossa Repoteen Roseny realizou uma entrevista com Dona Marize
que nos encantou com seu violão. Eis a entrevista:
Seu nome: Marise
Como foi tocar para a turma? Muito divertido, todos gostaram
e cantaram junto.
As crianças gostaram? Acredito que sim, pois cantaram comigo. Conheciam as canções.
As crianças gostaram? Acredito que sim, pois cantaram comigo. Conheciam as canções.
Que música tocou? Tenho uma candeia, um louvor, Aquarela do
Toquinho.
Você sentiu feliz com essa ação de bondade? Sim, porque dá para ver a alegria nos olhos das crianças.
Você pretende voltar a tocar na escola? Sim, quando tiver oportunidade."
Entrevista com os alunos do 3º ano A.
Como vocês se chamam? Jade, Diogo, Guilherme.
Como foi a apresentação da Dona Marize? Legal, porque ela toca bem, sabe cantar e todos cantaram com
ela.
Vocês querem que ela volte a cantar? Sim, porque foi muito legal.
O que vocês acharam? Foi divertido porque ela cantou Nas Batalhas, Aquarela.
O que acharam de sua pessoa? Legal, divertida, muito simpática e tem talento.
Roseny Jhenifer
"Nossos parceiros do Parque Estadual Paulo Cesar Vinha nos presentearam com um kit de jogos (Quebra cabeça e Jogo da memória). Muito valioso para o trabalho em sala de aula, principalmente na conscientização da preservação das espécies existentes no parque."
Palestra : Professora SUELY para o 5º ano - Tema:
ADOLESCÊNCIA
"A palestra foi proferida pela professora Suely Caires
divulgando a cartilha que aborda o tema: Adolescente. A turma ficou muito
interessada. A palestrante abordou pontos principais, frisando as fases da
adolescência, a auto confiança, a realização dos sonhos, o adolescente como
cidadão, o adolescente como futuro trabalhador. Usando linguagem simples, ela
deixou uma mensagem bastante otimista para nossos futuros jovens."
TAREFA 9 - PLANO DE AÇÃO
É preparar a escola para o ano
seguinte, ou seja, tornar o plano de ação conhecido pela comunidade educativa,
base para a participação democrática e a corresponsabilidade. É preciso debater
o rumo da escola com a comunidade educativa e, com base nisso, preparar o ano
seguinte envolvendo pais, alunos e parceiros na apresentação de seu plano; elaborar
uma estratégia de comunicação para divulgar o plano de ação do próximo ano.
Despertando a alegria de agir e
aprender.
P A R A B É N S pessoal!
Nenhum comentário:
Postar um comentário