quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Escola Deputado Gregório


A Professora Raquel Rodrigues do Prado, diretora da E.E. Deputado Gregório Bezerra, de Diadema, nos enviou o relato do percurso I desenvolvido este ano na escola. Apresentou também um vídeo com as fotos das ações do programa.

Um pouquinho do nosso percurso
                                                 com a REDE ESCOLAÍ

Semeando o saber iniciou com a adesão da proposta, organização do time, compartilhando saberes por meio de cartazes, reuniões e destaque por meio de notícia no blog da escola.

Nosso projeto educativo inicia com dinâmica envolvendo pais, funcionários e alunos. Juntos analisamos dados, traçamos metas nas reuniões coletivas e organizamos plano de ação. 

No replanejamento, em agosto, apresentamos a REDE ESCOLAÍ, cuja parceria permitiu ajustes nas ações, execuções e acompanhamento, com avaliações e auto avaliações encaminhadas no google drive, postadas no blog, pois fazem parte do processo de informação democratizada. 

Além da REDE ESCOLAÍ, temos também parceiros como a UNIFESP e ONG, contando com a atuação do Grêmio Estudantil.

Na tarefa “praça” utilizamos a Horta, com o envolvimento de professores, reporteens, grêmio estudantil, inclusive com outros programas e projetos da SEE.

A História coletiva já faz parte do calendário escolar, sendo um resgate das atividades desenvolvidas com todos os alunos, celebrada no aniversário da escola, por meio de pesquisas, depoimentos, entrevistas, cartazes, utilização do mural, e culminando com parabéns e bolo.

A inversão dos papéis foi significativo por fortalecer as relações e o respeito mútuo ao vivenciar diferentes funções.

Na sabedoria dos pais, estes trouxeram seus conhecimentos por meio de oficinas com produção de brinquedos e brincadeiras de seu tempo de criança. Houve trocas de saberes por meio da grafitagem e produção de materiais recicláveis.

Cozinhando na escola ocorreu apenas no projeto Escola da Família, e será realizado com os alunos no início de dezembro na reunião de pais, com utilização de receitas de alimentos da horta.

O saber voluntário fortalece, somando-se a nossa proposta, envolvendo cursos extra curricular, com ênfase na gestão participativa e preventiva. Nos finais de semana, temos voluntários de capoeira, grafitagem e recreação infantil com a ONG Associação de Apoio à Criança em Risco, que contribuíram de maneira efetiva na nossa gincana.

Aguardem, mais ações para 2014!!!
Raquel Rodrigues do Prado
Diretora
James Riozo Takahama
Vice Diretor Programa Escola da Família


Acompanhe o blog da escola


Uma trajetória de sucesso.


P A R A B É N S pessoal!



2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns a todos que participaram desse projeto. Professor Odilon.

Anônimo disse...

O melhor de tudo foi ver a participação e a força de vontade dos alunos e da comunidade. Professor Odilon