quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Aulas diferentes, divertidas e deliciosas


A E.E.  Mizuho Abundância, de São Bernardo  Campo, nos enviou as tarefas:

Tarefa 5 - Inversão de papéis

A tarefa foi desenvolvida em 26/ 09 na sala de vídeo da escola com a participação de 07 alunos e 28 professores. Os alunos trocaram de lugar com os professores, eles ministram uma aula e os professores ficaram no lugar dos alunos. As alunas (o) Maria Fernanda, Marisa S. Santos, Laine S. Farias e Alex Rodrigues dos Santos, todos da 8A  do ensino fundamental ministraram uma aula sobre a “Biografia de Carlos Chagas”.

Os alunos Vinicius Leroy S. Lopes 1A, Bianca Da Silva Tom 2A do ensino médio e Pollyana Moura Silva  7A  ensino fundamental ministraram uma aula com tema sobre "Adolescência” e uma dinâmica com o tema “ Sonhos, nunca desista por mais que sejam as dificuldades."  


Professor Bento Felix dos Santos




Tarefa 7 - Cozinhando na escola - Foi no dia 26/10 e ocorreu na cozinha e no pátio da escola. Participaram do projeto 50 alunos, sendo 10 no dia da atividade, 30 professores, 01 funcionário e 06 familiares.

HISTÓRIA DA RECEITA ESCOLHIDA (escrita pelo aluno proponente)

O mundo é multiétnico, e a culinária popular das nacionalidades que habitam o mundo se enriquece pela variedade. A cada dia é possível nos surpreender com a “riqueza” dos pratos, e também com a autenticidade dos preparos.

Como a maior parte dos pratos culinários a panqueca não tem uma origem certa. A origem da panqueca remonta a origem do mingau há mais de nove mil anos. As evidências arqueológicas indicam que a massa de panqueca surgiu na pré-história, quando água ou leite, sementes secas e cereais eram misturados e depois cozidos em panelas de barro rasas, formando algo parecido com o que nós conhecemos hoje por panqueca. A versão mais conhecida diz que o feito se deve a uma mulher que acidentalmente derramou mingau na chapa quente do fogão a lenha e percebeu que este cozinhava muito rápido, transformando-se em uma massa maleável e gostosa.

Quase todos os povos têm um tipo de panqueca. Dependendo da localização, o nome, os ingredientes e as proporções podem variar significativamente, mas existem diferenças marcantes entre cada uma. Por variarem pelo mundo todo, muitas vezes se torna difícil saber onde terminam as panquecas e começam os pães. Apesar de existirem muitas formas de se fazer panqueca, o preparo mais popular das panquecas no Brasil está bem próximo dos crepes franceses. A panqueca em formato cilíndrico é comida enrolada ou espalmada e o brasileiro dá um toque especial ao prato.





CONTOS LÁ DE CASA

Lá em casa um dos pratos favoritos da família é a panqueca.

Quando vejo minha mãe preparar panquecas, empilhadas num prato, prontas para serem recheadas, sorrio sabendo que poderei ajuda-la. Às vezes ela as leva ao forno, já recheadas e cobertas, outras vezes, cada um monta de acordo com a vontade mesmo.

Quando está preparando a massa, mamãe sempre diz que o toque especial é que faz a diferença no resultado final, seu ingrediente secreto é uma pitada de noz moscada ou pimenta do reino!

Ela vai orientando enquanto eu espalho a pequena quantidade de massa na frigideira tentando deixa-la uniforme.

- E se grudarem? E se rasgar? E se ficarem gordas ou crespas demais?

Mas quando a ajudo tomo muito cuidado para que as panquecas sejam bem delicadas.

Engraçado mesmo é quando o papai vira o disco delicado com a frigideira no ar, sem a ajuda de uma espátula, é um espetáculo de diversão!

Assim panquecas vão ficando prontas, uma a uma, finas e douradas! E nós nos deliciamos devorando cada uma delas!


Vinicius Leroy Silva Lopes – 1º ano A - Ensino Médio




As lições foram deliciosamente aprendidas.

PARABÉNS, pessoal!

Nenhum comentário: