quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Escola Faustina Pinheiro completou o percurso I



A  Escola de Ensino Integral Faustina Pinheiro Silva, de São Bernardo do Campo, desenvolveu este ano o percurso I. O Professor Marcos Neiva Cordeiro nos enviou as tarefas que faltavam para completar o percurso:

Tarefa 5 - Inversão de Papéis

Ocorreu duas vezes, em setembro e outubro com a participação de 195 alunos, 12 professores, 8 funcionários, 1 familiar e 2 voluntários.  
     
Durante o horário livre dos alunos, funcionários trocaram de funções. O diretor foi para cozinha, junto com ele, a secretária de escola. Os professores fizeram o papel dos inspetores e os alunos ajudaram na higiene do pátio.

Um dia feliz que em breve vamos repetir. Uma aluna disse:

 “Que legal ver o próprio diretor na cozinha e todos fazendo coisas diferentes.
 Que legal”.





Tarefa 6 - A sabedoria de pais e/ou responsáveis

Entramos em contato com uma querida ex-aluna, Rafaela Rodrigues, que há anos pratica capoeira para que explique aos nossos alunos a importância do esporte e como são ricas as heranças históricas da capoeira brasileira. Além disso, pensamos que trazer ex-alunos para escola serve de modelo e incentivo para os alunos, como referência positiva de estudantes e cidadãos.

Programamos o encontro entre a capoeirista Rafaela e os alunos da escola na segunda semana do mês de dezembro. A previsão é que participem 60 alunos, 12 professores, 06 funcionários, 08 familiares e 4 voluntários.

Com a palavra, a Rafaela:
“Fico feliz de ser lembrada pela escola. Gosto muito do Faustina e
 gostaria que todos da escola soubessem o grande valor que ela tem.
Espero que eu consiga passar algo de bom para os alunos.”


Tarefa 8 - Saber fazer voluntário 

Todos os alunos que mesmo não atuando no grupo do Falaí, colaboraram na pesquisa de campo sobre o saber coletivo. Essa tarefa ocorreu de forma a cumprir a atividade 8 e também o cronograma da aula de projeto de vida que faz parte do programa de ensino integral. Os alunos fizeram a pesquisa na comunidade e em suas famílias, registraram e compartilharam com os demais colegas. Ocorreu no mês de setembro com a participação de 60 alunos, 02 professores, 02 funcionários, 60 familiares, 50 voluntários.

Com a palavra, um aluno da oitava série:

“Agora sei que cada pessoa tem sua história, suas habilidades e profissão.
Também sei que profissão não está apenas ligada com faculdade ou curso técnico,
mas sim, com o que cada um aprendeu a fazer bem”.


Vocês venceram o Percurso I.

PARABÉNS, pessoal!

Nenhum comentário: