segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Escola Maria Osório marca gols



A Escola Estadual Professora Maria Osório Teixeira, de São Bernardo do Campo, está desenvolvendo este ano o percurso II. O Petrick Richard Lopes Dias, 7º ano, que faz parte da Galera Falaí, organizou os registros das tarefas e nos enviou:

Tarefa 1 - Nossa escola tem parceiros - estimular a comunidade educativa para o acolhimento e estímulo  aos  colaboradores  externos.

A Escola Maria Osório tem muitos parceiros, então fizemos uma reunião e decidimos destacar um dos parceiros  especificamente. Ficou decidido que faríamos uma entrevista com esse parceiro.

Uma de nossas parcerias mais atuante é com a Alt Idiomas. Além de fornecer descontos significativos para os alunos, através da Escola da Família, ela disponibilizou um professor de inglês para dar aulas aos membros da comunidade que tivessem interesse. Segundo o responsável pela empresa, a parceria é vantajosa para ambas as partes. Como a tarefa foi realizada um pouco antes da Páscoa, a Alt doou chocolate para confecção de bombons. Foi a parte da tarefa que todos gostaram mais.






Tarefa 3 - A família aprendiz - promover a valorização e o compromisso com a educação por meio do engajamento dos pais na melhoria da própria escolaridade.

A tarefa teve início com uma pesquisa sobre a escolaridade de familiares, durante essa pesquisa descobrimos a linda história da Dona Iracema. Tivemos o privilégio de visitá-la em sua casa onde ela nos contou sua história e nos permitiu fotografá-la bem como a seus certificados.

Dona Iracema tem 68 anos, veio de Minas Gerais aos 18 anos e já casada, não sabia ler nem escrever, ou como ela diz, não conseguia juntar as letras. Ela sempre quis estudar, mas ficou envolvida com a criação dos filhos e sempre acabava desistindo. Por fim com 65 anos ela pegou firme e fez o ensino fundamental com direito a uma bela formatura. Depois disso não parou, fez diversos outros cursos oferecidos pelo SENAC através da Escola da Família.

Ela é um verdadeiro exemplo e nos fez ver a importância de levarmos a sério os nossos estudos.




Tarefa 5 - O nosso maior gol - estimular a comunidade educativa a valorizar suas vitórias, identificando os elementos e etapas de enfrentamento de um desafio coletivo.

No dia 23 de maio a escola realizou o Circuito Saúde. Os preparativos começaram uma semana antes com a decoração da escola feita pelos alunos participantes do projeto Mais Educação.

Com o objetivo de avaliar e buscar soluções práticas para melhorar a qualidade de vida da população a Escola Maria Osório realizou em parceria com a Diretoria de Ensino de São Bernardo do Campo o Circuito Saúde. Consideramos esse o nosso maior gol, pois teve a participação ostensiva da comunidade e de todos na escola. Contamos com cerca de 150 voluntários envolvidos na realização do evento. Foram abordados temas de interesse da comunidade como: educação sexual e prevenção, zoonose, práticas de atividades físicas com professores especializados e muito mais. O evento foi finalizado com uma apresentação de danças e uma aula de zumba com a participação de todos. O evento mereceu uma citação especial da Diretoria de Ensino que pode ser conferida aqui.






Foram muitos gols.

PARABÉNS, pessoal!

Nenhum comentário: