sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Escola Maria Veloso Calmon termina a gincana


A EMEIEF Maria Veloso Calmon, de Guarapari, encerrou o percurso II. A Professora Josela Colnago, diretora da escola, enviou as últimas tarefas.

Tarefa 3 - A família aprendiz - Promover a valorização e o compromisso com a educação por meio do engajamento dos pais na melhoria da própria escolaridade.

A tarefa ocorreu no auditório e laboratório de informática da escola com a participação de 200 alunos, 09 professores, 03 funcionários, 60 familiares e 01 voluntário.   
      
 “Escolha uma ideia. Faça dessa ideia a sua vida.
 Pense nela, sonhe com ela, viva pensando nela. Deixe cérebro, músculos, nervos,
 todas as partes do seu corpo serem preenchidas com essa ideia.
 Esse é o caminho para o sucesso.”
 Swami Vivekananda

"Todos os seus sonhos podem se tornar realidade
 se você tem coragem para persegui-los.”
 Walt Disney

Sonhos de sucesso... é o que queremos para nossos alunos. Entretanto percebe-se que muitos tem comportamento de intolerância, gerados por falta de conhecimento e paciência. Desafios que fazem com que a escola tenha de ser atraente para os alunos e para muitos pais. Ao pensar neste cenário as pedagogas Andrea Melo, Edilene Pontini, Margarete Mendes e Marcio Porto juntas com as professoras Cidianara Bodart, Josela Colnago, Goreth Coradelo e Clícia Rigo Pinheiro, programaram uma semana de estímulo a tolerância e motivação aos estudos. A primeira etapa foi com os pais, seguido dos alunos. Convidados a assistir um vídeo e conversa informal, procurou levá-los a compreender a importância de respeito ao próximo e valorização aos estudos. Mesmo pais ainda poderiam voltar a estudar. A música Tente Outra Vez foi explorada, pois nunca é tarde para recomeçar.



As expressões artísticas são demonstrações de sensibilidade do ser humano. É importante na formação da criança, pois pode ajudar na educação, estimulando a sensibilidade do educando, impulsionando no agir e pensar, possibilitando o desenvolvimento das linguagens e a formação de um cidadão consciente.  Vários eixos se estabelecem como: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, entre outros. A diretora Josela Colnago e Goreth Coradelo, juntos com todos os professores se empenharam nos diversos eventos da escola neste ano.

A educação infantil com a professora Wanderlaine Moreira, arrasou na apresentação para as mães. Depoimentos dos filhos e de familiares em vídeo, foram um sucesso no dia do evento. Uma dança foi apresentada aos presentes.

O Projeto Momento Cultural também promovido pela escola e realizado por todas as turmas tiveram temas diversos como Água, Comunicação, Índio, Amazônia, Guarapari entre outros. Voluntários e a família são peças fundamentais para o sucesso do projeto. A festa do Balão Mágico, procurou resgatar os grandes musicais infantis. Os alunos dançaram A Galinha Magricela, Superfantástico, Lindo Balão Azul, A linda Rosa Juvenil, O que vou ser quando crescer, Imitando os Bichos, Xuxamego, Uni Duni tê, Primavera, Pop Pop, Super Heróis e muitas outras...E para abrilhantar a noite, uma apresentação especial de um cover de Michael Jackson, representado por Gigi, ex aluno e atuante nos momentos culturais da escola. Outra atividade artística foi a Festa Country, que contou com a participação de Carmem Moreira nas coreografias apresentadas.

Como o tema Água Virou Luxo os alunos desfilaram na avenida com destaque, no dia da cidade. Mais uma vez os parceiros entraram em ação com costuras que deixaram as roupas impecáveis para brilhar. A Escolinha Vovó Maria representada por Cláudia Porto também apoiou esta apresentação.

Neste contexto de expressões artísticas, o parceiro Adauy Caldeira trouxe o Exército com o projeto Banda na Escola. Foi uma manhã diferente para os alunos. Apresentação da banda e um cantor com músicas que as crianças e adolescentes gostam, deixam uma grande marca para o ano de 2015. Também o depoimento do Tenente Isael estimulou os alunos ao estudo e dedicação, e que tudo pode ser possível se existir sonhos e vontades.

E não paramos por aí. A Faculdade Pitágoras tem estimulado nossas atividades. O professor Bruno Daniel investe e acredita neste envolvimento. Por isto os alunos que desenvolvem o projeto Melhor Idade com a professora Valéria, foram participar do Aquavida; aulas de hidroginástica promovidas pelo professor Bruno e seus alunos de Graduação de Educação Física. Um sucesso!

Não podemos deixar de descrever a semana das crianças que contou com o apoio de Seu Valdemir e sua turma que contagiaram as crianças com brincadeiras e diversão. As crianças com necessidades especiais participam e se destacam.

Tem mais... A professora Cristina e Carmita desenvolvem o Projeto “Reuso da água do Ar condicionado”. Para apoio contamos com Dona Adelina com doação de mudas, Marcelo e Vanessa da Floricultura Cia do Verde que realizaram o plantio e ensinaram aos alunos técnicas de adubação, com a finalidade de posterior descarte da água recolhida dos aparelhos de ar condicionado. Finalizando com momento cultural que chamou atenção pela importância do tema. 




Tarefa 5 - Nosso maior gol - Estimular a comunidade educativa a valorizar suas vitórias, identificando todos os elementos e etapas de enfrentamento de um desafio coletivo.
Quais os maiores desafios da Escola Maria Veloso para o ano de 2015 ?

Implementar políticas de integração entre escola e  comunidade escolar, levando em consideração as peculiaridade locais. Medidas que, permitirão avanços rumo a um melhor aproveitamento em avaliações internas e externas, articulando ações que promovam o fortalecimento de boas práticas pedagógicas, tornando-as significativas, a fim de manter um diálogo permanente entre corpo docente, equipe técnica administrativa, além de melhorar os índices de aprovação e permanência na unidade de ensino.

Qual o maior Gol feito pela Escola Maria Veloso no ano de 2015 ? 

Projetos desenvolvidos no ano de 2015, realizados com sucesso, pois houve um grande envolvimento dos professores e alunos.

No matutino o projeto Momento Cultural e a Mostra Literária e no Matutino com o projeto Estimulando Conhecimento.



Tarefa 6 - Plano de Ação - Estimula o planejamento e o protagonismo por meio de um objetivo compartilhado.

“Ensino porque fui capaz de aprender, aprendi porque busquei.
Educo, porque continuo a cada dia sendo educado.
Aprender é investir de desejos num objetivo de estar sempre aprendendo.”
Paulo Freire


Foi traçado o plano de ação para o próximo ano, como a escola pretende se aprimorar, quais as adversidades, as potencialidades que tem e que foram identificadas durante o ano.


Vocês concluíram muito bem o percurso II.
PARABÉNS, pessoal.

Nenhum comentário: