segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Mobilizar para agir


Refletir, aprender e elaborar um plano de ação para mobilizar os diversos atores da comunidade escolar foram os principais objetivos das Oficinas de Mobilização oferecidas pelo Programa Rede Escolaí às escolas que realizam a Gincana da Comunidade Educativa/ 2015.

Oficinas em São Paulo

Ocorreram em 19 e 22 de outubro no auditório da FDE - Fundação para o Desenvolvimento em Educação, no centro da cidade. As vivências ficaram por conta da Alumia, empreendimento social e cultural de São Paulo, e sob o comando do Bira Azevedo e da Juliana Zannini.

De maneira criativa e divertida, alunos da galera Falaí e professores Apoiaí foram se conhecendo e construindo ideias para levar para sua escola formas e estratégias de mobilizar seu pessoal para as ações de relevância definidas a partir de um propósito comum na comunidade.

Logo de manhã, na apresentação, cada um cantou seu nome formando uma roda muito animada que propiciou a  participação de todos naquele momento e nos seguintes.

Um exercício interessante foi  a  Árvore dos interesses, onde os grupos identificaram e compartilharam os frutos, suas motivações, e os adubos que são as ações utilizadas para obtê-los.

Na brincadeira das Causas Inusitadas cada grupo recebeu uma causa um tanto excêntrica e teve por tarefa criar uma estratégia para mobilizar pessoas para essa causa. As apresentações dos grupos foram hilárias, onde muitos revelaram seus talentos escondidos.

Entre outras estratégias os grupos foram orientados para criarem um plano de mobilização para envolver novos atores da Rede Escolaí em suas comunidades.

Veja alguns momentos:




Canto dos nomes




Oficina em Guarapari

Aconteceu na EMEF Ignez Massad Cola, ministrada pelo Instituto TamoJunto, em 29 de outubro. Na parte da manhã, os 50 participantes receberam o primeiro desafio: como mobilizar professores, pais, alunos e familiares para a Gincana. Cada um dos integrantes da equipe do TamoJunto se sentou em uma cadeira com uma placa que informava qual ator da gincana ele representava. O objetivo era que os participantes descobrissem qual estratégia usar para convidá-los a participar da gincana.

Em seguida, os participantes foram divididos por categorias para elaborar as estratégias de mobilização mais adequadas para cada grupo. Cada grupo apresentou sua proposta e no final do trabalho, o facilitador fez um bate-papo sobre o assunto do dia.

Na parte da tarde, os participantes receberam oficinas de Hip Hop e Rima. Para fechar o dia, cada grupo criou uma dança e uma rima sobre o Programa Rede Escolaí.




RAP da Rede Escolaí





Lá, aprendemos que "toda mobilização convoca discursos, decisões, ações, vontades para o objetivo comum definido, para um ato de paixão, uma escolha que contamina o cotidiano."

P A R A B É N S, pessoal!

Nenhum comentário: