terça-feira, 17 de novembro de 2015

Para sair da mesmice


A Escola Estadual Tito Lima, de São Bernardo do Campo, está desenvolvendo o percurso I. A Professora Selma Regina Barbosa Campos, Mediadora, nos enviou as primeiras tarefas realizadas.


Tarefa 3 - As praças

O professor de Ciências combinou com os seus alunos em realizar a tarefa no terreno em volta da escola plantando girassóis. Primeiro conheceram o terreno, tiveram aula de como fazer a plantação do modo correto, adubando e tudo mais. Depois de conhecerem o terreno, iniciaram  a atividade com muita boa vontade e dedicação. Sempre orientados pelo professor os alunos plantaram o girassol e esperam logo em breve fruto do seu trabalho em grupo. Foram duas salas que iniciaram essa atividade, a 6 série A e a 6 série B.

 Foi uma realização para esses alunos. Saíram da mesmice de giz e quadro e partiram para a prática. Todos ficaram realizados com essa ação, os comentários foram bons, muitos disseram que queriam fazer mais  vezes algo do tipo. Foi muito gratificante tanto para os alunos como também para o professor.




Tarefa  5 - Inversão de papéis

A tarefa aconteceu em 09 de novembro. Participaram 13 alunos, 03 professores, 02 funcionários e 03 familiares.

Primeiro conversei com a direção da escola e decidimos o melhor dia para realização do projeto. Os professores fizeram um sorteio com cada sala para aqueles que queriam fazer parte da troca de função e elaboraram atividades e textos para que os alunos que fossem sorteados planejassem suas aulas.

 Foi interessante, divertido e principalmente responsável. Cada aluno sorteado ficou com uma determinada disciplina para lecionar.

Os professores foram alunos durante todo o tempo em que os alunos foram professores. A ideia foi boa e surgiu efeito positivo. Os alunos sentiram na pele o que é ser um profissional da Educação, agiram com bastante seriedade e determinação.

A cooperação dos colegas de sala foi fundamental. A escola funcionou normalmente mesmo com esse atrativo diferente.

Houve também a cooperação dos funcionários da escola, todos envolvidos no processo. As coisas fluíram muito bem na troca de função.



Agitaram, ensinaram, e aprenderam a lição.

PARABÉNS, pessoal!

Nenhum comentário: